6 ideias de promoção de Carnaval. Descubra como vender mais no início do ano
Uma das maiores festas populares do mundo, o Carnaval é também um momento de grande expectativa para os varejistas. Para quem busca aumentar as vendas no início do ano, é imprescindível montar um bom plano para o seu negócio.
Durante esse processo, é importante responder a algumas perguntas: Quem é o seu cliente? Quais produtos ele busca? Quais itens bombaram nas vendas nos últimos anos? O que vender no Carnaval?
Quanto mais afinado for seu planejamento, melhores serão os resultados. Empresários que não se beneficiam diretamente da folia, por exemplo, podem descobrir maneiras de fazer o estoque girar sem descaracterizar o negócio. Confira a seguir 6 ideias de promoção de Carnaval que vão ajudá-lo a lucrar com a alegria dos foliões!
1. Invista em promoções para atrair clientes
São inúmeras as iniciativas que você pode utilizar para ativar uma ação comercial. Uma das ideias de promoção de Carnaval pode ser um desconto especial para alguns itens, facilitar o pagamento ao dividir a compra em mais parcelas, dar um brinde aos clientes que visitarem a loja nos dias de folia ou até frete grátis durante o período de festas para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.
Não se esqueça que nesse período pode haver turistas na sua região. Você pode criar promoções para atraí-los disponibilizando cupons de desconto para hóspedes de pousadas, hostels, restaurantes ou outros estabelecimentos de passeios turísticos.
E caso você já tenha um e-commerce, ofereça mais vantagens para esse público sazonal na recompra, como bônus ou cashback para que eles se tornem clientes assíduos mesmo depois do Carnaval, quando voltarem para suas cidades de origem.
2. Saiba como planejar sua promoção
Para uma ação promocional ter sucesso, detalhar seu plano é fundamental. Promoções precisam ter começo, meio e fim e, no caso do Carnaval, é melhor que comecem antes do início das comemorações. Outro fator que terá forte impacto nas suas vendas é a definição do desconto que será aplicado.
Um bom desconto deverá atrair mais a atenção dos clientes, mas é preciso calcular se isso não vai afetar a lucratividade. Neste caso, você tem que saber qual o custo total do produto que está vendendo, o que inclui, por exemplo, mão de obra e impostos.
No rol de ideias de promoção de Carnaval, também há a possibilidade de você trabalhar com vantagens promocionais que não impactem sua precificação. Por exemplo, uma ação patrocinada por alguma marca fornecedora para distribuição de brindes na própria folia.
Vista seus colaboradores com um abadá estilizado com sua marca e a marca de seu fornecedor patrocinador e vá pra festa presenteando os foliões com artigos úteis, como squeezes, viseiras, porta chaves, apitos, ou pins de celulares. Tudo claro, com a sua marca e a marca do seu patrocinador!
3. Avise sobre a promoção com antecedência
Os carnavais de rua têm crescido nos últimos anos; por isso, muitos dos seus clientes podem estar por perto no feriado. Comece a falar com os consumidores agora sobre o seu planejamento, seja pelas redes sociais, pelo WhatsApp ou por e-mail.
Entre as ideias de promoção de Carnaval, uma das melhores sem dúvida é aproveitar o espírito festivo para engajar seus clientes nas redes sociais. Prepare com antecedência uma ação com um prêmio bacana, para um concurso cultural onde você lance um desafio, por exemplo.
Peça para seus clientes postarem fotos da folia e faça uma votação da melhor foto. Para isso, eles terão que marcar o perfil da sua empresa nas redes sociais, divulgando o seu negócio de forma divertida e gratuita para você, já pensou nisso?
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4. Prepare seu estoque para não perder vendas
Se o seu negócio vende produtos de Carnaval, como maquiagem ou fantasias, um dos passos essenciais é preparar o estoque para a demanda, assim você não perde pedidos.
Quem já faturou na festa do ano anterior deve avaliar quais foram os itens mais buscados pelos consumidores e deixar a loja abastecida. Fique atento também às novidades do momento e deixe um bom espaço nas prateleiras. Os consumidores vão gostar de saber que você tem opções para todos os gostos e ocasiões.
E mesmo que seu negócio não esteja diretamente ligado ao Carnaval, prepare seu estoque de acordo com as ações promocionais que você está planejando para o período. Afinal, não adianta ter boas ideias de promoção de Carnaval que tenham sucesso se, na hora h, você não tiver estoque para concretizá-las, não é mesmo?
5. Decorar sua loja para o Carnaval pode valer a pena
Avalie a possibilidade de decorar sua loja para o Carnaval. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que as vitrines bem organizadas e bonitas aumentam até 40% das vendas. Portanto, é hora de colocar toda a sua criatividade em prática. Assim, você deixa sua loja ainda mais atraente e lucra mais no Carnaval.
Uma das dicas para decorar a vitrine para o Carnaval é investir em manequins diferenciados ou estilizados, que podem tanto ser mais básicos dos que você normalmente já usa em sua loja para realçar os produtos que estejam em promoção no Carnaval. Ou aqueles que têm expressões faciais exageradas ou que permitam posições corporais alternativas ao convencional.
Isso chama a atenção dos foliões, além de alinhar com a alegria do Carnaval. Outra dica é trabalhar com as cores da sua marca e os elementos que normalmente lembram a festa como os confetes, purpurinas e adereços coloridos.
6. Encante os clientes para que eles voltem
Uma promoção bem planejada não vai apenas turbinar as vendas na sua loja, ela também fará o cliente voltar às compras no seu estabelecimento. Se ele recebeu um bom desconto ou um brinde interessante e foi bem atendido, muito provavelmente ele se lembrará de você quando precisar de um produto disponível na sua loja. Tenha isso em mente ao fazer suas promoções e encante o cliente para que ele volte mais vezes.
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