Como vender mais no Dia das Crianças?
Os filhos de hoje ganham muito mais coisas do que os da geração anterior. A percepção, facilmente identificada no dia a dia, foi registrada também por uma pesquisa realizada pelo Facebook, em parceria com o Instituto Ipsos.
Segundo o levantamento, 69% afirmam que seus pequenos ganham mais presentes do que eles quando eram crianças. Além disso, o público infantil exerce muita influência na hora da compra.
Com essa demanda expressiva, os donos de negócio precisam estar atentos para estabelecer uma conversa adequada com essa turma. Por um lado, devem se preocupar em não estimular o consumismo, mas sabem que é necessário construir pontes para entender melhor suas vontades.
Veja 7 ideias de como vender mais no Dia das Crianças
Abaixo, temos várias dicas que você precisa adaptar a realidade do seu negócio para conseguir melhorar os indicadores do seu negócio. Confira!
1) Estimulando os sentidos
Quer atrair a atenção dos pequenos? Uma das melhores ideias de como vender mais no Dia das Crianças é promover experiências mais sensoriais, já que elas estão descobrindo o mundo e adoram cores, sabores, cheiros, sons, texturas e brincadeiras novas, onde possam também interagir com as outras.
Veja se não é interessante oferecer pipoca ou lanches. Além de petiscos, pense também em atividades, como pintura facial, tatuagem temporária e música. Essas iniciativas costumam chamar a atenção delas e são vistas com bons olhos pelos pais.
Esta dica vale tanto para quem tem um restaurante, que vai receber a família na data, quanto para lojas de roupas ou brinquedos, melhorando, assim, o relacionamento com o cliente.
2) Promoções sempre
Os filhos não são os únicos a ganharem presentes no Dia das Crianças. Sobrinhos e netos também estão na lista. Se você oferecer um bom combo, suas chances de agradar aos compradores é maior.
Nessa etapa, não hesite em elaborar promoções que encantem o cliente, como: “Compre 3 e pague 2″ou “20% de desconto em pagamentos à vista”.
Uma outra dica de como vender mais no Dia das Crianças é programar uma dinâmica de descontos em determinado horário desta data ou estabelecer descontos para quem leva outros produtos.
A promoção é gerada diretamente na maquininha da Cielo e você não precisa lembrar de lançar no sistema a cada compra.
3) Comunicação voltada para as crianças
Pesquisas do Facebook apontam que 59% da garotada já participa das tomadas de decisão de compra da família. Isso ressalta a importância de praticar uma comunicação voltada a pais e filhos nesta data.
Use uma linguagem simples e que solucione as principais dúvidas sobre os produtos no seu site ou ponto físico.
Uma dica para você que quer saber como vender mais no Dia das Crianças é trabalhar com a curiosidade delas, criando um caminho visual para os itens em desconto na sua loja, como se fosse uma “caça ao tesouro”.
Cole adesivos de pegadas no chão, placas de sinalização para orientar o caminho dos pequenos entre as estantes, araras e displays. Assim tudo ficará mais divertido!
4) Fuja dos clichês
“Criança não gosta de ganhar roupas, né?” Será? Um estudo realizado por uma loja de departamento do Reino Unido já mostrava os pequenos cada vez mais decididos sobre o que vestir ao ir à escola ou aos passeios.
Por isso, antes de definir o que vender no Dia das Crianças, converse diretamente com eles e pergunte se gostariam de ver algum objeto especificamente. Essa comunicação direta faz o pequeno consumidor se sentir confortável e seguro para escolher algo.
Treinar sua equipe para esse atendimento diferenciado também faz parte da nossa lista de sugestões de como vender mais no Dia das Crianças.
E que tal fazer uma enquete nas redes sociais do seu negócio e até mesmo no site envolvendo os pais nesta sondagem? Dessa forma, além de obter uma informação mais assertiva sobre quais produtos você irá destacar nessa data, também já vai engajando seus clientes na jornada de compra.
5) Vitrine adaptada
É importante planejar a montagem da sua vitrine. Ela precisa evidenciar os lançamentos da sua loja, mas também mostrar a disponibilidade de produtos de alta procura, além de itens exclusivos e coleções limitadas.
Além disso, é preciso organizar sua vitrine de forma que os itens fiquem visíveis às crianças, o público-alvo dessa exposição. Dentro da loja, adapte também a altura das prateleiras e manequins.
Lembre-se de que os pais também estão à procura de lembrancinhas para o Dia das Crianças.
Nossa dica aqui é que você trabalhe promoções de presentes que os adultos possam escolher na parte mais alta com informações de preços e descontos e deixar a parte mais baixa da vitrine mais atrativa e lúdica para os pequenos.
6) Facilite o pagamento
Toda criança gosta de se sentir como um adulto ou mesmo brincar com isso. Se você oferece experiências de pagamento com as quais os pequenos possam interagir, vai fazer sucesso entre eles.
A Cielo oferece o pagamento via QR Code™ Pay, que pode atrair a atenção dessa geração hiperconectada. Acostumados com smartphones, eles “fotografam” o código na máquina e já pagam a conta. Mesmo o uso do cartão de crédito e débito é uma experiência legal para esses jovens consumidores.
Veja nesse vídeo como funciona o QR Code Pay:
7) Presença virtual
Entre os menores de 18 anos, 68% fazem compras online. Desse montante, quase a totalidade é feita por meio de um smartphone. Com isso na cabeça, crie estratégias para atingir seu público, sejam os pais ou as crianças.
Você deve manter sua loja ativa nas redes sociais e estudar como interagir melhor com seus consumidores digitais.
Uma das estratégias mais usadas atualmente por quem deseja vender mais nas datas festivas é anunciar em aplicativos e canais de YouTube que as crianças mais acessam para atrair atenção e tráfego para a loja virtual.
Agora que você já aprendeu como vender mais no Dia das Crianças, veja também como vender mais na internet.