ICVA: faturamento do Varejo cresce 5,9% no Dia dos Pais 2025
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que as vendas no Dia dos Pais 2025, apuradas entre os dias 4 e 10 de agosto, aumentaram 5,9% ante a período comparável de 2024.
O faturamento do e-commerce aumentou 8,9%, enquanto o comércio presencial teve alta de 5,2%.
Além disso, foi registrado um aumento de 3,2% nas vendas do grupo de setores tradicionalmente relacionados a presentes nesta data comemorativa.
Os destaques foram os segmentos de:
- Óticas & Joalherias: alta de 7,7%
- Móveis, Eletro & Depto: alta de 3,6%
- Vestuário: alta de 2,9%
As vendas dos demais setores do Varejo subiram 6,6%.
Nesta categoria, estão os segmentos que não são considerados presenteáveis, mas podem ser impulsionados pelo Dia dos Pais, tais como: Drogarias & Farmácias (alta de 12%) e Supermercados & Hipermercados (alta de 8%).
O faturamento do setor de Alimentação fora do domicílio (Bares & Restaurantes) cresceu 2,9%.
“O Dia dos Pais foi marcado pelo fortalecimento do e-commerce, reflexo de escolhas mais diversificadas e conectadas na hora das compras, e pela preferência pelos supermercados em vez da alimentação fora de casa, possivelmente causada pelos preços mais altos em bares e restaurantes”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
Dia dos Pais 2025: vendas crescem em todas as regiões do país
Levando-se em conta apenas o Varejo presencial, todas as regiões do país apresentaram crescimento nas vendas em relação ao Dia dos Pais 2024.
O Sudeste cresceu 6%, seguido do Nordeste e do Norte, ambos com 4,8%.
Na sequência, aparecem: Sul (alta de 4,7%) e Centro-Oeste (alta de 2,5%).
Considerando as unidades da federação, se destacaram:
- Rio de Janeiro: alta de 7,7%
- Minas Gerais: alta de 5,8%
- Paraná: alta de 5,6%
- São Paulo: alta de 5,2%
- Distrito Federal: alta de 5,1%
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.