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Índice ICVA

ICVA: vendas no Varejo caem 2,3% em dezembro

Inflação de alimentos e transportes prejudicou resultados do comércio.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora avaliar o desempenho do Varejo em dezembro de 2024, de acordo com os dados do ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que, em dezembro de 2024, as vendas no Varejo caíram 2,3% em comparação com o mesmo mês de 2023, já considerando o desconto da inflação.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve um crescimento de 2,8%.

Macrossetores varejistas apresentam retração

Os três macrossetores do Varejo registraram queda: Bens Não Duráveis (-2,8%), Bens Duráveis e Semiduráveis (-2,7%) e Serviços (-0,6%).

Em Bens Não Duráveis, o segmento com a maior retração foi o de Livrarias & Papelarias.

Materiais de Construção foi o setor com maior variação negativa em Bens Duráveis e Semiduráveis.

Já no macrossetor de Serviços, o segmento de Estética & Cabeleireiros apresentou o maior recuo.

Efeito calendário prejudica o desempenho do Varejo em dezembro

No geral, efeitos de calendário prejudicaram o Varejo no mês. Enquanto em dezembro de 2023, o feriado do Natal caiu em uma segunda-feira, em 2024, a data caiu em uma quarta-feira.

Apesar de ambos os dias serem relevantes para o comércio, as quartas costumam apresentar faturamento maior do que as segundas.

Segundo Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, a inflação pode em parte explicar o desempenho negativo do Varejo em dezembro:

“Alguns segmentos, como Alimentação e Transportes, podem ter sido mais afetados pelo aumento de preços. O resultado só não foi mais negativo devido ao impacto positivo do Natal, bem como ao desempenho dos setores de Turismo & Transportes e Recreação & Lazer.”

E-commerce e vendas presenciais

Em dezembro, o e-commerce cresceu 7% em termos nominais.

Já as vendas presenciais subiram 1,7% em termos nominais em relação ao mesmo mês de 2023.

Alimentação, transporte e passagens aéreas puxam inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,34% para o mês de dezembro.

Segundo o instituto, o principal impacto de alta vem dos grupos de Alimentação, Transportes e Passagens aéreas.

Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo Ampliado acumulada em 12 meses em dezembro foi de 5,2%.

Sul tem o melhor desempenho entre as regiões no Brasil

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a dezembro de 2023 foram:

  • Sul: alta de 0,7%
  • Sudeste: queda de 0,7%
  • Nordeste: queda de 1,1%
  • Centro-Oeste: queda de 2%
  • Norte: queda de 3,7%

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram:

  • Sul: alta de 5,3%
  • Sudeste: alta de 4,6%
  • Nordeste: alta de 4,3%
  • Centro-Oeste: alta de 3,8%
  • Norte: alta de 3,6%

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

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