ICVA aponta alta de 5,5% no Varejo durante Festival de Música no Rio
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) indica que o faturamento do Varejo na cidade do Rio de Janeiro cresceu 5,5% com a realização de um dos maiores festivais de música do mundo.
O setor de Turismo & Transporte teve alta de 13,1%.
A análise compreende os dez dias entre o início e final do evento, realizado de 13 a 22 de setembro, em comparação com período similar do ano passado.
O setor hoteleiro, especificamente, cresceu 17,4%.
Na sequência, destaques para os segmentos de:
- Recreação & Lazer: alta de 12%
- Transportes: alta de 10,6%
- Supermercados & Hipermercados: alta de 6,3%
- Bares & Restaurantes: alta de 4%
“Os resultados mostram que o festival contribui efetivamente para o Varejo do Rio de Janeiro, dado que setores relacionados à experiência de ir ao evento, como Hotéis e Transporte, se destacam frente aos demais. Segmentos como Recreação & Lazer também apresentaram bom desempenho, sugerindo que atrações fora do evento também foram procuradas”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por mais de 820 mil clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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