ICVA indica alta de 6,8% nas vendas para o Dia das Mães
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que, em 2024, as vendas para o Dia das Mães – apuradas entre os dias 6 e 12 de maio – cresceram 6,8%, frente ao período comparável do ano anterior.
O Varejo físico cresceu 7,3% enquanto o e-commerce teve alta de 2,3%.
Setor de Cosméticos & Higiene Pessoal é destaque na data
Quase todos os chamados setores presenteáveis apresentaram crescimento, com destaque para Cosméticos & Higiene Pessoal, com alta de 9,6%.
Outros setores que tiveram crescimento na data comemorativa foram:
- Óticas & Joalherias: alta de 9,4%
- Móveis, Eletro & Depto: alta de 9,2%
A exceção foi o segmento Vestuário e Artigos Esportivos, que teve queda de 6,4% no faturamento.
Outros setores que se relacionam indiretamente com o Dia das Mães também apresentaram alta nas vendas no período analisado.
Foi o caso de Supermercados & Hipermercados (alta de 15,8%), Drogarias & Farmácias (alta de 13,1%) e Recreação & Lazer (alta de 11,5%).
“É possível que a data tenha sido influenciada pela mobilização vista nestes últimos dias para auxílio das pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, uma vez que os setores que abrangem mercados e farmácias foram destaques no período”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
“A corrida para estocar alimentos, causada pela incerteza da população quanto à tragédia, também pode ter sido um fator para aumentar as vendas”, completa.
Todas as regiões tiveram alta nas vendas no Dia das Mães
Levando-se em conta o Varejo físico, as vendas cresceram em todas as regiões frente ao período comparável do ano passado.
Destaque para o Norte do país, que registrou alta de 7,6%.
Na sequência, aparecem:
- Sudeste: alta de 7,5%
- Nordeste: alta de 6,9%
- Sul: alta de 5,2%
- Centro-Oeste: alta de 4,7%
Todas as unidades federativas apresentaram alta no faturamento, com destaque para o Rio de Janeiro, com crescimento de 12,4%.
Na sequência, entre os principais resultados, estão:
- Ceará: alta de 9,3%
- Minas Gerais: alta de 8,6%
- Santa Catarina: alta de 8,6%
- Mato Grosso: alta de 8,3%
- Pará: alta de 8,2%
- Bahia: alta de 6,1%
- São Paulo: alta de 5,7%
Mesmo com as enchentes que atingiram o estado desde o fim do mês de abril, as vendas do Varejo no Rio Grande do Sul cresceram 2% entre os dias 6 e 12 de maio.
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por cerca de 840 mil clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
Veja também: