ICVA aponta queda de 1,8% nas vendas no Varejo em abril
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que, em abril de 2024, o faturamento do Varejo caiu 1,8% em comparação com o mesmo mês de 2023. O resultado já considera o desconto da inflação.
Este é o segundo mês seguido de retração na performance do comércio. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve alta de 0,7%.
Apenas macrossetor de Serviços registrou alta em abril
As vendas de Bens Não Duráveis caíram 3,4%, puxadas principalmente pelo segmento de Varejo Alimentício Especializado.
Já Bens Duráveis e Semiduráveis teve queda de 1,7%. A variação mais negativa nesse macrossetor foi registrada em Vestuário & Artigos Esportivos.
Apenas o macrossetor de Serviços registrou alta no faturamento, com crescimento de 2,7%, com destaque para o setor de Turismo e Transporte.
“A retração do Varejo em abril está associada à queda no faturamento de importantes segmentos da economia brasileira, como vestuário, mercados e restaurantes”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
“No caso dos supermercados, dois fatores ajudam a explicar a baixa: a inflação setorial e a Páscoa, que não foi celebrada em abril em 2024, diferente do que ocorrera em 2023. A Páscoa costuma ser um forte indutor do consumo”, destaca o executivo.
Apesar da queda do Varejo como um todo, alguns setores apresentaram alta no faturamento em abril.
Foi o caso de Drogarias & Farmácias, beneficiado com reajuste de preços aplicado no início do mês.
Outro segmento que também cresceu foi o de Materiais para Construção, que registrou sua primeira alta desde junho de 2021 (ainda no período de pandemia da Covid-19).
Desempenho do e-commerce e das vendas presenciais
Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o e-commerce cresceu 7,2% em abril.
Já as vendas presenciais caíram 1,1% em relação ao mesmo mês de 2023.
Alimentação e Bebidas impactam inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,21% para o mês de abril.
Segundo o instituto, o principal impacto de alta vem do grupo de Alimentação e Bebidas.
Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo Ampliado acumulada em 12 meses em abril foi de 2,5%.
Retração nas vendas é observada em todas as regiões do país
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a abril de 2023 foram:
- Norte: queda de 4,3%);
- Nordeste: queda de 4,1%;
- Sul: queda de 3%
- Centro-Oeste: queda de 2,6%
- Sudeste: queda de 1,7%.
Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados foram:
- Sudeste: alta de 1,1%
- Centro-Oeste: queda de 0,3%
- Norte: queda de 0,6%
- Sul: queda de 1,1%
- Nordeste: queda de 1,3%
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por mais de 900 mil clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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