Cielo integra Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) pelo 11º ano seguido
A Cielo, referência no mercado de pagamentos eletrônicos, foi mais uma vez incluída na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores do Brasil (B3).
Este é o 11º ano consecutivo que a companhia se mantém no ISE B3, um dos mais importantes indicadores da performance de empresas listadas na B3 em relação aos aspectos ESG – sigla do termo em inglês Environmental, Social and Governance (Meio Ambiente, Social e Governança, em tradução livre).
A 19ª carteira do ISE B3 reúne empresas que atuam em 36 setores e passou a vigorar a partir de 02 de janeiro de 2024.
Ao todo, foram selecionadas 78 companhias. A Cielo, no entanto, é a única que faz parte do segmento de Adquirência.
“O ISE B3 chancela empresas que se comprometem verdadeiramente com a Sustentabilidade. Por isso, integrar a carteira por 11 anos seguidos reforça nosso empenho em atuar de forma sustentável, com responsabilidade social e seguindo as melhores práticas de governança”, ressalta Daniel Poli, Gerente Executivo de Sustentabilidade, Diversidade e Impacto da Cielo.
“Mais do que favorecer a reputação da nossa companhia, a presença da Cielo na carteira do ISE B3 é importante porque ratifica nosso compromisso com a geração de valor para a sociedade e com a promoção de iniciativas cada vez mais sustentáveis, colocando em prática nossa ambição de ser a melhor para o Brasil”.
O ISE B3 é um importante balizador utilizado na tomada de decisão de investidores(as) que priorizam empresas com práticas de sustentabilidade para investir.
O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3)
Criado em 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores do Brasil (B3) tem como principal objetivo ser o “indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial”.
O ISE B3 foi uma iniciativa pioneira na América Latina, sendo o quarto índice de sustentabilidade criado no mundo.
Metodologia de seleção das empresas que compõem a carteira ISE B3
O ISE B3 é feito com base no resultado de uma carteira teórica de ativos, que é elaborada de acordo com critérios estabelecidos pela metodologia do Índice.
A carteira é composta exclusivamente por companhias listadas na B3 e que atendem às diretrizes do indicador.
A quantidade de empresas que integram a carteira da ISE B3 varia anualmente, considerando um processo seletivo composto pelas seguintes etapas:
- Convite às empresas do universo elegível ao índice (chamadas de “empresas emissoras”);
- Avaliação quantitativa (cálculo do total de pontos obtidos pelas participantes, resultando num Score Base que tem valor de 0 a 100 pontos percentuais);
- Coleta de evidências documentais e avaliação qualitativa, por amostragem. Isso é feito com base na consistência das respostas fornecidas ao questionário da ISE B3.
- Cálculo do Score ISE B3, realizado através da aplicação de um fator qualitativo (nota qualitativa/100) sobre 50% do Score Base. Isso é feito para atenuar distorções na avaliação quantitativa de empresas que porventura não tenham seguido a orientação de serem rigorosas e conservadoras em suas respostas ao questionário.
- Avaliação do desempenho das empresas participantes quanto ao tema Mudança no Clima, através do desempenho das empresas no questionário CDP Climate Change, organizado pelo Carbon Disclosure Program (CDP).
- Compilação do Rep Risk Index – Peak RRI. Produzida pela empresa RepRisk, esta é uma métrica de risco reputacional relativa a aspectos ESG (ambientais, sociais e de governança), sendo utilizada na avaliação de companhias sob essa perspectiva.
- Aplicação dos critérios de inclusão, que selecionam as empresas emissoras que satisfaçam seis condições (a) nota mínima no Score ISE B3; (b) nota mínima no desempenho quantitativo por tema; (c) nota mínima na avaliação qualitativa das evidências; (d) nota mínima no Score CDP-Climate Change; (e) nota igual ou inferior a 50 no RepRisk Index – Peak RRI e (f) atendimento dos requisitos mínimos aplicáveis ao setor da empresa.
- Aplicação dos critérios de exclusão, utilizados para eliminar da carteira as empresas que não atendem a um ou mais critérios de inclusão.
Conheça mais detalhes sobre as diretrizes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3).
Veja também: