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O que é o pagamento no WhatsApp? Veja como vender mais usando o WhatsApp Business!

Aplicativo de mensagens mais usado no Brasil agora também é canal de vendas para empresas. Descubra como vender no WhatsApp!
Publicado por Comunicação Cielo

A Cielo, líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, mais uma vez se une ao WhatsApp para oferecer uma nova funcionalidade: as transações P2M (sigla para peer-to-merchant ou de pessoas para empresas, em tradução livre).

Assim, quem é cliente Cielo vai poder utilizar o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil como um canal de vendas, aliando a comunicação e a conversão de clientes num só lugar.

Quer saber mais detalhes sobre como vender no WhatsApp? Então, continue a leitura! Nesse texto, você vai ver:

Cielo e WhatsApp: juntos novamente para ajudar você a vender mais

A chegada do recurso de pagamentos de pessoa física para estabelecimentos comerciais marca mais uma etapa da parceria entre a Cielo e o WhatsApp.

Afinal, em 2021, a Cielo e WhatsApp uniram forças em outra inovação do setor de meios de pagamento: o WhatsApp P2P, que permite a transferência de recursos financeiros entre as pessoas físicas através do app.

Desde então, todas as transações feitas entre pessoas físicas no WhatsApp são capturadas e processadas pela nossa companhia, em uma parceria inovadora e pioneira no segmento dos pagamentos digitais.

Com a chegada do WhatsApp P2M, quem empreende passa a ter possibilidade de utilizar o app para realizar transações comerciais.

Assim, será possível conversar com clientes, enviar pedidos e receber pagamentos dentro do aplicativo de mensagens instantâneas!

O novo recurso promete ser uma ferramenta valiosa, principalmente, para empreendedores e negócios de pequeno porte que desejam impulsionar suas vendas através de um canal com ótimo alcance em todos os públicos.

O que é o recurso de pagamentos no WhatsApp?

A funcionalidade de pagamentos entre empresas e clientes está disponível no WhatsApp Business, versão do app voltada para estabelecimentos comerciais.

Com a novidade, clientes Cielo poderão utilizar o WhatsApp como um canal de vendas.

Qual a diferença entre o WhatsApp P2P e o WhatsApp P2M?

A diferença entre o WhatsApp P2P e o WhatsApp P2M está em quem recebe o valor da transferência.

O WhatsApp P2P (sigla em inglês para o termo person to person ou de pessoa para pessoa) se refere aos pagamentos feitos entre pessoas físicas. Ou seja: é quando você transfere dinheiro para colegas, parentes etc.

Já o WhatsApp P2M diz respeito aos pagamentos feitos de uma pessoa física para uma pessoa jurídica, ou seja, de pessoas para estabelecimentos que têm um CNPJ e usam o WhatsApp Business.

Quem pode usar o WhatsApp para vender?

O WhatsApp P2M, que possibilita serviços de pagamento entre pessoas e empresas, pode ser usado por empreendedores que utilizam o WhatsApp Business.

Nesse primeiro momento, a funcionalidade está sendo liberada aos poucos para todos os usuários do WhatsApp Business.

Clientes Cielo podem acessar a “Área do Cliente” no site da Cielo e entrar em uma lista de espera para a habilitar a funcionalidade.

É seguro fazer vendas usando o WhatsApp?

Sim, é seguro fazer vendas e receber pagamentos de seus clientes utilizando WhatsApp.

As transações são realizadas pelo Meta Pay e processadas com toda a segurança e tecnologia de empresas de pagamento parceiras, como a Cielo, por exemplo.

Benefícios de usar o WhatsApp para vender

Utilizado por 9 entre 10 pessoas no Brasil, o WhatsApp é o aplicativo mais popular no nosso país.

Com a possibilidade de receber pagamento pelo app, você pode divulgar seus produtos no WhatsApp e aumentar as vendas com a mesma agilidade de uma simples troca de mensagens!

Veja outros benefícios de usar o WhatsApp para vender com a Cielo:

  • Contato direto com clientes: comunicação e pagamentos são feitos em um só lugar;
  • Integração fácil e direta entre a sua solução de pagamentos e o WhatsApp Business, dispensando a troca de plataformas para fechar a venda;
  • Você recebe o dinheiro das suas vendas em até dois dias úteis e pode consultar as vendas no app Cielo Gestão em até três segundos após finalizar as transações;
  • Facilidade de uso: clientes podem finalizar a compra de forma intuitiva e rápida usando apenas alguns toques e sem precisar sair do chat;
  • As informações de pagamento são criptografadas e seguem os padrões PCI (Payment Card Industry), obedecendo a rígidos critérios de segurança e proteção em várias camadas;
  • O cliente faz o pagamento dentro da conversa, em poucos cliques;
  • Seu estabelecimento oferece um canal seguro e rápido, que permite que clientes possam fazer compras com tranquilidade e proteção.

Passo a passo: veja como configurar o WhatsApp Business para vender

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar se recebeu uma notificação no próprio WhatsApp sobre a disponibilidade do recurso. Para isso, atualize o seu app na App Store ou Google Play.

Uma vez que você tenha recebido a notificação (como mostra a imagem abaixo), significa que a funcionalidade de pagamentos já está disponível.

Para começar a vender no WhatsApp, será necessário realizar o cadastro dentro do próprio app.

Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Clique na notificação que aparece no WhatsApp Business. Lembrando que você tem que estar utilizando a versão mais atual do app;

Clique na mensagem que aparece na parte superior:

  1. Na tela seguinte, clique em “Começa agora”;

  1. Selecione a Cielo como sua parceira de pagamento;

  1. Leia os “Termos de Serviço” e depois clique em “Aceitar e continuar”;

  1. Preencha o campo com o seu CPF ou CNPJ atrelado a sua conta Cielo. Depois clique em “Continuar”;

  1. Você irá receber um código de verificação no seu e-mail cadastrado na conta Cielo. Insira esse mesmo código no campo que aparece na tela;

Observação: se quiser alterar seu e-mail, faça pelo App Cielo Gestão ou site Cielo.

    1. Pronto! Agora é só aguardar a sua habilitação;

  1. Quando estiver tudo certo você verá essa tela e já poderá vender pelo WhatsApp!

Lembrando: se a notificação sobre os pagamentos no WhatsApp não tiver aparecido no WhatsApp Business do seu estabelecimento, não se preocupe. Em breve, o recurso será disponibilizado!

Como criar um pedido para fazer uma venda usando o WhatsApp Business

Agora que sua conta na Cielo já está conectada ao WhatsApp Business do seu estabelecimento, você pode começar a usar o app para vender.

Criar e enviar um pedido através do WhatsApp é simples e rápido como trocar mensagens no aplicativo!

Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Clique em “Anexar” (ícone em formato de clipe que aparece no canto inferior direito da tela do WhatsApp);

  1. Na tela seguinte, clique em “Pedido”;

  1. Clique em “Adicionar item” na sequência;

  1. Agora, preencha os campos com as informações do produto;

  1. Ao terminar de preencher, clique em “Continuar”;

  1. Revise as informações. Se estiver tudo certo, clique em “Enviar pedido”;

  1. Pronto! O pedido foi enviado.

Como é feito o pagamento dos pedidos pelo WhatsApp

E para quem é cliente, pagar os pedidos pelo WhatsApp também é simples e intuitivo.

Veja como acontece o pagamento de pessoa física para um estabelecimento comercial utilizando o app de mensagens:

  1. Após receber o pedido enviado pelo estabelecimento, clique em “Ver detalhes”;

  1. Na sequência, clique em “Pagar”;

  1. Escolha a forma de pagamento e clique em “Continuar”;

  1. Na tela seguinte, clique em “Fazer pagamento” para confirmar;

  1. Ao finalizar a transação, a tela mostra que o pedido foi enviado;

  1. Os dados do pedido ficam registrados. A transação foi finalizada.

Veja como gerenciar as vendas feitas pelo WhatsApp Business

Agora, vamos mostrar como você pode gerenciar as vendas feitas pelo WhatsApp Business.

O processo é simples e rápido. Confira o passo a passo e saiba como fazer a gestão dos pedidos realizados no app:

  1. Clique nos 3 pontinhos que aparecem no alto da tela, à direita;

  1. Depois, clique na opção “Pedidos”;

  1. Você verá um histórico com os pedidos realizados. Clique naquele que deseja ver mais detalhes;

  1. Clique em “Atualizar status do pedido”;

  1. Atualize o status para manter cada cliente informado(a) sobre o andamento do pedido;

  1. Para isso, clique no ícone de enviar mensagem;

  1. Pronto! Viu como é simples gerenciar seus pedidos?

Curtiu a novidade? Essa é mais uma solução para quem é cliente Cielo vender mais.

Afinal, a líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina vai muito além da maquininha e oferece diversos serviços para melhorar as vendas, as finanças e a gestão do seu negócio!

Faça como mais 1,1 milhão de negócios em todo o Brasil: contrate a Cielo agora e impulsione ainda mais a sua empresa!

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Ainda, estes Termos poderão ser atualizados, a qualquer tempo, pela CIELO, mediante aviso no site e/ou por e-mail, se o Usuário tiver optado por receber comunicações da CIELO.


1. CONDIÇÕES DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DA PÁGINA
1.1 Caráter gratuito do acesso e utilização da Página

O acesso e a utilização da Página pelo Usuário têm, como regra, caráter gratuito. No entanto, alguns serviços oferecidos pela CIELO e por terceiros por meio da Página podem estar sujeitos à remuneração, nas formas e nos valores determinados em seus respectivos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

1.2 Registro de Usuário

Eventualmente, pode-se exigir prévia inscrição ou prévio registro do Usuário para acesso. Nestes casos, os acessos à Página somente serão liberados após o preenchimento de cadastro pelo Usuário com as informações requeridas pela CIELO.

Toda informação fornecida pelo Usuário por meio da Página deverá ser verdadeira. Assim, o Usuário garante a autenticidade de todos os dados que informar durante o preenchimento dos respectivos formulários. Desta forma, o Usuário poderá exercer o seu direito de correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados, para manter toda a informação fornecida à CIELO permanentemente atualizada, de forma que sempre reflita os dados reais do Usuário.

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1.3 Menores de Idade

Para que Usuários menores de idade possam utilizar a Página, devem seus pais, tutores ou representantes legais, os quais serão considerados responsáveis por todos os atos praticados pelos menores, inclusive em relação aos conteúdos e à Página acessada, fornecer o consentimento específico e em destaque para tanto.

Como a Internet possibilita o acesso a conteúdos que podem não ser apropriados a menores, a CIELO informa aos Usuários que existem mecanismos, especialmente de realização de buscas, que permitem limitar os materiais disponíveis aos menores, sendo de especial utilidade tais restrições de acesso, embora não sejam infalíveis.

A Página relacionada à CIELO não é direcionada e não deve ser utilizada por Usuários menores de idade. De modo a evitar o acesso indevido, a CIELO avisa claramente, em tal Página, que seu conteúdo é voltado a Usuários maiores de 18 (dezoito) anos.

A CIELO, no entanto, sob hipótese alguma, não se responsabiliza pelo acesso indevido a tal Página, decorrentes informações incorretas ou inverídicas fornecidas pelo Usuário ou do desrespeito à classificação etária indicada na Página.

1.4 Obrigação de utilizar a Página corretamente

Ao utilizar a Página da CIELO, o Usuário se compromete a respeitar a legislação brasileira vigente, bem como todo o quanto disposto nos presentes Termos, não devendo produzir, disponibilizar, divulgar ou transmitir qualquer conteúdo que:

a) Seja contrário a qualquer norma da legislação brasileira, bem como à moral e aos bons costumes geralmente aceitos;

b) Incentive a discriminação, o ódio ou a violência contra pessoas ou grupos em razão de sexo, raça, religião, deficiência, nacionalidade ou por qualquer outro motivo;

c) Incorporem, ponham à disposição ou permitam acessar produtos, elementos, mensagens e/ou serviços ilegais, violentos, pornográficos, degradantes ou, em geral, contrários à lei, à moral e aos bons costumes geralmente aceitos ou à ordem pública;

d) Sejam falsos, ambíguos, inexatos, exagerados ou extemporâneos, de forma que possam induzir a erro sobre seu objeto ou sobre as intenções ou propósitos do comunicante;

e) Sejam protegidos por quaisquer direitos de propriedade intelectual ou industrial pertencentes a terceiros, sem que o Usuário tenha obtido previamente dos seus titulares a autorização necessária para levar a cabo o uso que efetuar ou pretender efetuar;

f) Incorporem vírus ou outros elementos físicos ou eletrônicos que possam causar danos ou impedir o normal funcionamento da rede, do sistema ou de equipamentos informáticos ("hardware" e "software") de terceiros, ou que possam causar dano aos documentos eletrônicos e arquivos armazenados nestes equipamentos informáticos; ou

g) Provoquem, por suas características (tais como forma, extensão etc.) dificuldades no normal funcionamento do Serviço.

Em qualquer circunstância, o Usuário é o único responsável pelo uso que fizer da Página da CIELO, bem como por qualquer conteúdo por ele inserido.

1.5 Utilização Correta do Conteúdo e Propriedade Intelectual

O Usuário se compromete a utilizar a Página e o seu conteúdo, ou seja, os textos, gráficos, ícones, links, as fotografias, imagens, tecnologia, e demais conteúdos audiovisuais ou sonoros, softwares, desenhos gráficos e códigos fonte (em conjunto, "Conteúdo(s)"), de acordo com todo o ordenamento jurídico, com a moral e os bons costumes geralmente aceitos, com os presentes Termos e com as Condições de Uso da Página.

Todas as marcas, os nomes comerciais ou logotipos de qualquer espécie disponibilizados na Página são de propriedade da CIELO, sem que a utilização da Página possa ser entendida como autorização para que o Usuário possa citar tais marcas, nomes comerciais e/ou logotipos.

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O Usuário deverá se abster de obter, ou de tentar obter, os conteúdos por meios distintos daqueles que, em cada caso, tenham sido colocados à disposição para tais propósitos.

1.6 Política Anti-Spamming da CIELO

Por meio deste documento o Usuário se obriga a abster-se de:

a) obter dados com finalidade publicitária e remeter publicidade de qualquer classe com finalidade de venda ou outras de natureza comercial sem a prévia solicitação e consentimento;

b) remeter a um grupo de pessoas quaisquer mensagens não solicitadas nem consentidas previamente;

c) enviar cadeias de mensagens eletrônicas não solicitadas nem previamente consentidas;

d) utilizar listas de distribuição a que se pode ter acesso através da Página para a realização das atividades descritas nos itens acima; e

e) colocar à disposição de terceiros, com qualquer finalidade, dados captados a partir de listas de distribuição.

O Usuário ou terceiros prejudicados pela recepção de mensagens não solicitados, relacionadas à Página e dirigidas a pluralidade de pessoas poderão efetuar sua reclamação comunicando a CIELO por meio do telefone de nossa central de relacionamento: 4002 5472 ou 0800 570 8472.

2. DURAÇÃO E FINALIZAÇÃO
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4. PROCEDIMENTO EM CASO DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CARÁTER ILÍCITO
Na hipótese de um Usuário ou um terceiro considerar que existem informações, fatos ou circunstâncias que constituem atividade ilícita, na Página da CIELO, especialmente em caso de violação de direitos de propriedade intelectual ou outros direitos, deverá enviar comunicação à CIELO contendo os seguintes dados:

a) dados pessoais: nome, endereço, número de telefone e endereço de correio eletrônico do reclamante;

b) especificação da suposta atividade ilícita ocorrida na Página e, em particular, quando se tratar de suposta violação de direitos autorais, indicação precisa e completa dos conteúdos protegidos e supostamente infringidos;

c) fatos ou circunstâncias que revelam o caráter ilícito de tal atividade; e

d) se o caso, declaração expressa e clara de que a utilização dos conteúdos foi realizada sem o consentimento do titular dos direitos de propriedade intelectual supostamente infringidos.

Sempre de acordo com a legislação em vigor, a partir da ciência, a CIELO poderá excluir conteúdo acusado como ilícito, assim como fornecer informações às autoridades competentes, mediante o competente requerimento, com a finalidade de viabilizar a apuração de condutas ilegais.

5. DISPOSIÇÕES GERAIS
Se qualquer parte destes Termos for considerada inválida ou inexequível, tal trecho deve ser interpretado de forma consistente com a lei aplicável, para refletir, na medida do possível, a intenção original das partes, e as demais disposições permanecerão em pleno vigor e efeito.

A falha da CIELO em exigir quaisquer direitos ou disposições dos presentes Termos não constituirá renúncia, podendo exercer regularmente o seu direito, dentro dos prazos legais.

6. NOTIFICAÇÕES
Todas as notificações e comunicações (doravante, as "Notificações") por parte do Usuário à CIELO são consideradas eficazes, para todos os efeitos, quando forem dirigidas ao seguinte endereço eletrônico: faleconosco@cielo.com.br.

Todas as notificações e comunicações (doravante, as "Notificações") por parte da CIELO ao Usuário serão consideradas eficazes, para todos os efeitos, quando se realizarem em uma das seguintes formas:

a) envio de carta ao domicílio do Usuário quando este tiver fornecido um endereço válido à CIELO;

b) envio de mensagem por correio eletrônico a qualquer dos endereços fornecidos pelo Usuário;

c) comunicação telefônica ao número fornecido pelo Usuário; e

d) mediante a inclusão de mensagens na Página da CIELO.

Neste sentido, todas as notificações que a CIELO realizar serão consideradas válidas quando efetuadas empregando os dados e através dos meios anteriormente destacados. Para estes efeitos, o Usuário declara que todos os dados fornecidos são válidos e corretos, comprometendo-se a comunicar à CIELO todas as mudanças relativas aos dados de notificação.

7. LEGISLAÇÃO E FORO APLICÁVEIS
Esses Termos serão regidos, interpretados e executados de acordo com as leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, independentemente dos conflitos dessas leis com leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de São Paulo/SP, para dirimir qualquer dúvida decorrente deste instrumento. O Usuário consente, expressamente, com a competência desse juízo, e renúncia, neste ato, à competência de qualquer outro foro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

Versão 1.0 - Última atualização: 20.07.2020.

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