Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Qual é a diferença entre líder e chefe? Conheça as principais

Você sabe qual é a diferença entre líder e chefe, caso esse momento aconteça? Entenda tudo nesse artigo!
Publicado por Equipe Cielo

Tornar-se um gestor não é nem um pouco fácil. Seja abrindo seu próprio negócio e tornando-se empregador ou subindo os degraus da hierarquia corporativa, chegar a uma posição de chefia exige uma grande quantidade de coragem, esforço e dedicação.

Você sabe qual é a diferença entre líder e chefe, caso esse momento aconteça? Entenda tudo nesse artigo!

Engana-se quem pensa que atingir um cargo de gestão é o objetivo final de um profissional. Pelo contrário. Quem já passou pela experiência de ter que aprender como gerir uma equipe sabe que o desafio só aumenta.

Afinal, o desempenho de uma empresa depende, em grande escala, das qualidades e atitudes de quem está no comando – e, quanto maior o cargo, maior a responsabilidade caso as coisas deem errado.

É por isso que torna-se essencial entender o seu papel e diferenciar quais são os tipos de chefe e líderes para que você possa gerir a sua equipe da melhor forma. Leia o texto até o final e descubra como fazer isso!

Entenda qual é a diferença entre líder e chefe

Para abordar esse tema e o perfil desses tipos de gestores, vamos falar sobre as principais características deles.

O que é um chefe?

Veja abaixo dois itens que mostram como é esse tipo de gestor para que possa entender melhor qual é a diferença entre líder e chefe.

 

Aqueles que apenas cobram a equipe: quem nunca se lembra de ter ouvido a frase: “o chefe quer falar com você.” Para muitos empregados, essa fala é motivo de pânico. Infelizmente, a maioria das empresas funciona na base do feedback negativo: se as coisas dão certo, os funcionários não fizeram mais do que a obrigação.

 

A atenção do chefe só se dirige aos colaboradores quando as coisas dão errado — falar com ele, portanto, acaba virando sinônimo de levar bronca.

 

Além de dificultar o diálogo, essa atitude pode ter um efeito desmotivador nos empregados, que sentem que o chefe dá ênfase aos erros e ignora os acertos. Esse é um dos itens principais quando pensamos qual é a diferença entre líder e chefe!

Chefes microgerenciam cada um dos funcionários: não importa quais são os tipos de liderança, pois para estes, não basta que um colaborador execute bem uma tarefa: é preciso seguir todas as ordens detalhadamente, fazendo tudo exatamente como ele faria.

Essa ênfase exagerada no processo de trabalho focando nos resultados costuma causar estresse a todos os envolvidos – tanto chefes como funcionários –, além de desestimular a criatividade e a inovação.

Lógico que este tipo de atitude está na lista de coisas que um chefe não deve fazer. Porém, nem todos os gestores com esse perfil costumam levar isso em conta.

O que é ser líder?

Depois de entender um pouco sobre como o primeiro tipo de gestor costuma agir nas principais situações, veja mais detalhes sobre o outro modelo de liderança para compreender melhor qual é a diferença entre líder e chefe.

Líderes motivam os colaboradores a crescer: ao contrário dos chefes que descrevemos acima, este tipo de gestor tem o hábito de compartilhar boas notícias com a equipe e dividir os créditos pelos êxitos da empresa. Ser chamado para conversar com esse tipo de liderança não é motivo de medo.

Na verdade é o oposto disso: um verdadeiro líder sabe reconhecer a hora de elogiar os empregados que se saem bem em suas tarefas e motivá-los a seguir melhorando, bem como também consegue saber como chamar atenção de funcionário da forma certa.

Ao perceber que seus esforços são notados e apreciados por quem está no comando, os colaboradores têm uma razão a mais para dar o melhor de si para que o negócio tenha sucesso. Um líder sabe até mesmo como dar feedback para o chefe, caso tenha algum funcionário com esse perfil em sua equipe.

Podemos dizer que esse reconhecimento é uma ótima resposta para a pergunta sobre qual é a diferença entre líder e chefe.

Líderes delegam tarefas a seus colaboradores

Um bom líder reconhece os perigos do microgerenciamento. Para eles, delegar a atividade significa dar poder aos subordinados: cabe a cada funcionário identificar a melhor maneira de executar a tarefa.

O empregado assume a responsabilidade por eventuais erros, mas ganha em troca a liberdade e o sentimento de pertencimento à empresa.

O líder, por sua vez, também ganha: o tempo que ele dedicaria a cobrar o funcionário e a acompanhar cada detalhe da execução de pequenas tarefas pode ser usado para resolver problemas mais complexos e importantes, que nenhum empregado poderia resolver por ele.

Por isso, para que sua empresa cresça e não só você, empreendedor, se desenvolva. É preciso confiar no potencial dos seus colaboradores para cumprir as tarefas que foram delegadas.

E vale reforçar: para ser um bom líder, você precisa apontar os acertos da sua equipe; caso contrário, a “hora do feedback” sempre será marcada pela tensão.

Veja também algumas lições de endomarketing – comunicação interna para motivar os colaboradores – e veja como essas ações de integração da equipe podem aumentar a produtividade do seu negócio.

E você, está sendo chefe ou líder?

Saber como gerir uma equipe é, acima de tudo, fazer com que as pessoas envolvidas cooperem umas com as outras, mantendo-as focadas em suas específicas atribuições dentro da empresa. Este tipo de atitude melhora o desempenho do negócio.

É uma tarefa que demanda responsabilidade e cuidados contínuos para alcançar resultados satisfatórios.

Há muitas coisas que um chefe não deve fazer. Desta forma, a maneira como o líder se comunica com seus colaboradores, a atenção dada aos problemas apresentados, a motivação interna e o reconhecimento são muito importantes para manter sua equipe satisfeita e produtiva.

Para isso, é necessário saber qual é a diferença entre líder e chefe e definir conceitos de organização, além da descrição dos cargos e a administração de salários. Reflita sobre isso e melhore a gestão de pessoas em seu negócio.

Saiba como ser um bom líder ao gerir seus funcionários e obter melhores resultados

Veja algumas dicas de gestão de pessoas que vão te ajudar no papel de liderança de uma empresa.

Descreva bem os cargos

Ao ler sobre qual é a diferença entre líder e chefe, entenda que delimitar um cargo nada mais é do que enumerar todas as tarefas e responsabilidades atribuídas a alguém. É importante destacar que, ao descrever uma função, não se deve levar em conta a pessoa que o ocupa, mas suas atribuições.

Saiba dar feedbacks

Sabemos que há diferentes tipos de líderes, porém essa característica nunca muda nesse tipo de profissional.

O retorno que o gestor dá à sua equipe é importante para o aumento da produtividade e retenção de pessoas. Dedique parte do seu tempo e seja franco com seus funcionários, reconhecendo o desempenho de cada um deles e orientando quando necessário.

A premiação por objetivos atingidos é um diferencial para a motivação e entusiasmo de seus colaboradores. Sorteios e prêmios surpresa costumam dar certo nessas situações.

É interessante até mesmo que você saiba como dar feedback para o chefe, caso tenha algum tipo de colaborador gerindo de forma errada. Assim pode mostrar a ele como desenvolver melhor suas habilidades de gestão.

Esses são alguns dos itens mais importantes quando pensamos qual é a diferença entre líder e chefe.

Comunique-se de forma clara

Com um plano de comunicação interna bem-feito, o gestor diminui possíveis problemas causados pela ausência de informações. Newsletter, intranet e canais internos de TV são alguns exemplos de ferramentas que colaboram para isso.

Escolha a que mais estiver de acordo com o seu negócio e divida com sua equipe novidades, oportunidades e resultados.

Invista em pesquisas de clima

Essa ferramenta permite que diferentes tipos de líderes identifiquem os pontos da empresa que precisam de melhoria, na visão do funcionário. Tais estudos podem ser feitos periodicamente, de acordo com a necessidade para alcançar a melhoria sinalizada.

Um ambiente corporativo saudável oferece melhor relacionamento entre as pessoas e o resultado, consequentemente, é mais positivo.

Retenha bons funcionários

O desenvolvimento e capacitação do colaborador permite que ele se dedique para questões mais importantes com o passar do tempo. O custo de reposição de pessoas competentes é maior do que aumentar um pouco os gastos e conceder alguns benefícios para seus colaboradores.

Quando a equipe tem mais segurança para realizar o trabalho e se desenvolver, e o líder sabe como chamar atenção de funcionário de forma respeitosa e construtiva, a organização passa a contar com pessoas mais capacitadas para exercerem suas funções e capazes de apresentar resultados melhores.

Lembre-se que esse é um papel muito importante do gestor formar novas lideranças. Por isso, é válido avaliar qual é a diferença entre líder e chefe e escolher aquele que se deseja ser.

Pague um salário justo e compatível

Cada cargo tem o seu valor e o salário deve se basear em um sistema lógico de comparações internas e externas. Além disso, mantenha o pagamento de seus colaboradores em dia e não se esqueça do 13º.

Saiba mais: Como fazer cálculo do décimo terceiro?

Dica bônus: Recebimento Automático

Por falar em salários, sabemos que o ideal é separar uma porcentagem da receita obtida no mês, seja para investir ou para ter uma reserva emergencial. Para quem empreende, é sempre importante buscar soluções para melhorar o fluxo de caixa.

Uma delas é o Recebimento Automático. Com ele, você recebe o valor das vendas feitas no crédito à vista ou parcelado em até dois dias úteis.

Isso mesmo: a partir do momento da contratação do Recebimento Automático, o valor das vendas que forem feitas no cartão de crédito entram bem mais rápido na sua conta.

E então, você já sabe qual é a diferença entre líder e chefe e decidiu qual tipo de gestor vai ser? Conte com a ajuda da Cielo para te ajudar em diversos momentos!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288