Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Antecipação Avulsa no mesmo dia e empréstimos: qual a diferença entre essas modalidades?

Publicado por Equipe Cielo

Quem nunca passou por um momento de aperto financeiro e teve que recorrer a empréstimos bancários para colocar as contas da empresa em dia? Nessas horas, a Antecipação Avulsa no mesmo dia pode ser uma alternativa bem melhor que um empréstimo.

Mas, embora muita gente confunda essas duas possibilidades, é bom reforçar: antecipação de recebíveis e empréstimos são coisas totalmente diferentes.

Continue a leitura para entender qual a diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimos e saber qual opção é mais vantajosa para o seu negócio.

Antecipação Avulsa no mesmo dia: o que é e como funciona?

A Antecipação Avulsa no mesmo dia é um recurso que permite às empresas adiantarem o recebimento do valor das vendas feitas no crédito à vista ou parcelado.

Assim, você antecipa o prazo padrão – geralmente, de 30 dias ou mais – e recebe o valor líquido total das vendas transacionadas no crédito em até dois dias úteis. Isso vale até para as vendas parceladas.

Por isso, adiantar os recebíveis é uma alternativa para conseguir recursos financeiros em curto prazo, seja para cobrir despesas emergenciais, fazer investimentos ou evitar o acúmulo de dívidas.

Quando solicitar a Antecipação Avulsa no mesmo dia?

A Antecipação Avulsa no mesmo dia deve ser solicitada quando você precisa de recursos em necessidades pontuais (imprevistos, reforma do estabelecimento, investimento em estoque etc).

Vamos supor que você tenha uma loja de roupas.

Um cliente faz um pedido alto, mas exige que o primeiro pagamento seja feito apenas em 60 dias.

Você não pode perder a venda. Mas, ao mesmo tempo, também sabe que esse prazo vai impactar negativamente o seu fluxo de caixa.

Nessa situação, você pode acionar a Antecipação Avulsa no mesmo dia. Com isso, você vai receber o valor da venda feita a prazo em até dois dias úteis e poderá arcar com os custos básicos do seu negócio sem muitos problemas.

O que é empréstimo?

Empréstimo é um contrato firmado com uma instituição financeira, a partir do qual uma pessoa ou empresa recebe uma determinada quantia (que deverá ser paga no prazo acordado).

Por ser uma operação de risco para a instituição, o valor emprestado tem acréscimo de juros e que podem aumentar de forma significativa em caso de atraso no pagamento.

Geralmente, o empréstimo é usado para viabilizar a abertura ou a expansão de negócios.

O que você precisa saber antes de solicitar um empréstimo

Antes de tomar a decisão de realizar um empréstimo, você precisa fazer um planejamento para que a sua situação financeira não seja comprometida futuramente.

Afinal, se a razão de pedir um empréstimo é ter um “respiro financeiro” para o seu negócio, é importante se planejar bem para que não vire um problema maior.

Então, antes de solicitar dinheiro emprestado em alguma instituição, vale ter atenção aos pontos abaixo.

Tenha um objetivo

Fazer um empréstimo sem ter uma ideia clara de como o dinheiro será utilizado é uma péssima ideia. Antes de fazer a solicitação, defina qual será o destino desses recursos.

Ele servirá para expandir seu negócio? Para investir em novos equipamentos ou em um novo veículo para o negócio?

Não importa como ele será usado e sim, que esse uso seja estabelecido previamente.

Analise as opções

Não opte pela primeira instituição financeira que consultar.

Com o Open Banking, ficou bem mais fácil conseguir taxas de juros menores e os prazos de pagamento mais interessantes.

Consulte as condições de empréstimo em vários lugares e avalie a opção mais conveniente para você.

Somente depois dessa análise, escolha a melhor alternativa.

De olho no seu orçamento

Não solicite um empréstimo antes de analisar detalhadamente as suas finanças. Saiba qual o valor mínimo necessário para que sua empresa continue ativa e não se esqueças das contas fixas, que devem ser consideradas para definir o valor do empréstimo.

Quando pedir um empréstimo?

O empréstimo bancário pode ser mais indicado para momentos em que é necessário ter recursos para acompanhar um ritmo alto de crescimento do negócio.

Se você tem uma empresa de confeitaria, por exemplo, e o número de pedidos está cada vez mais alto, sua rotina exigirá novos equipamentos ou até mesmo a contratação de um auxiliar.

Nesse contexto, o empréstimo poderá ser útil para modernizar sua cozinha com equipamentos mais potentes e contratar um ajudante para facilitar o dia a dia.

Com isso, você aumentará sua capacidade de produção e, certamente, conseguir aumentar suas vendas sem comprometer sua capacidade de atendimento.

Quando se pensa em expandir ou até mesmo abrir uma filial do seu empreendimento, apostar no empréstimo também pode ser válido.

Mas não se esqueça: essa decisão deve ser tomada após a execução de um bom planejamento e deve fazer parte da gestão financeira do negócio.

Qual a diferença entre a Antecipação Avulsa no mesmo dia e o empréstimo?

A principal diferença entre a Antecipação Avulsa no mesmo dia e o empréstimo é origem dos recursos.

Enquanto no empréstimo você recebe valores que não são seus (e sim da instituição financeira), na Antecipação Avulsa no mesmo dia você apenas adianta o recebimento de recursos que já são seus (mas que entrariam em caixa apenas no futuro).

Por isso, o empréstimo geralmente tem taxas de juros mais altas do que as taxas cobradas na Antecipação Avulsa no mesmo dia.

Conheça Antecipação Avulsa no mesmo dia

Ao contratar, você antecipa o recebimento do saldo de vendas já realizadas e ainda gera um ganho financeiro para o seu negócio, já que, ao fazer Antecipação Avulsa no mesmo dia você não paga IOF na transação.

Você pode solicitar a antecipação total ou parcial do seu saldo, seja uma única vez ao mês ou de forma programada.

No vídeo abaixo, falamos mais sobre essa solução da Cielo para melhorar suas finanças. Assista!

Além da antecipação de recebíveis, a Cielo oferece outra solução para você ter dinheiro em conta com mais rapidez: o Receba Automático em 2 dias.

Vamos falar dele na sequência.

Receba Automático em 2 dias

O Receba Automático em 2 dias é a solução mais fácil para você receber o dinheiro das vendas sem precisar esperar 30 dias ou mais.

Isso porque ele altera as datas de recebimento das vendas futuras – ou seja, das vendas que ainda vão ser feitas.

Assim, esses valores entram na sua conta bem antes do prazo padrão.

O Receba Automático em 2 dias é diferente da Antecipação Avulsa no mesmo dia exatamente por isso, já que ele não altera os prazos de recebimento do que foi vendido no passado e sim o prazo de recebimento das vendas feitas a partir da contratação.

Resumindo: o Receba Automático em 2 dias é uma alteração fixa do prazo de recebimento das vendas no cartão e você passa a receber o valor de tudo o que vender em até dois dias úteis.

E o que é melhor: você incrementa seu fluxo de caixa sem se endividar.

Afinal, o dinheiro vem das vendas que você realiza depois de contratar o Receba Automático em 2 dias. Saiba mais no vídeo abaixo!

Demais, né? A Cielo vai muito além da maquininha e tem soluções completas para o seu negócio.

Contrate agora e seja cliente da líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288