Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Feedback: pontos positivos e negativos. Entenda as diferenças!

Publicado por Equipe Cielo

Saber orientar os funcionários está longe de ser uma tarefa simples. Para te dar uma mãozinha, reunimos algumas dicas que vão ajudá-lo nesse processo apresentando mais sobre o feedback: pontos positivos e negativos!

Parte do crescimento das empresas, independentemente do seu mercado de atuação, depende de uma coisa que jamais deve ser ignorada: os líderes saberem como dar feedback construtivo aos colaboradores. Afinal de contas, o desenvolvimento de qualquer profissional depende de avaliações constantes.

É preciso que exista uma cultura de feedback para que as pessoas evoluam cada dia mais. E não pense que essa ideia deve se limitar apenas aos colaboradores que ocupam cargos de liderança.

Todos sempre precisam aperfeiçoar algum aspecto, seja ele técnico ou comportamental. Então, que tal uma empresa inteira aberta a feedbacks, do CEO ao estagiário?

Como fazer um feedback que desenvolva os colaboradores?

Mais do que saber o que é um feedback, construir um que faça os profissionais evoluírem é um desafio e tanto. Afinal, tocar em temas que talvez não sejam bem recebidos por colaboradores pode ser um pouco desagradável para algumas pessoas.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a como dar feedback, uma prática que deve estar cada vez mais presente na rotina das empresas.

Sinceridade é o primeiro ponto para um feedback construtivo

Uma coisa é certa: ninguém gosta de receber um retorno negativo. Porém, eles fazem parte da carreira de qualquer profissional bem-sucedido e não podemos ignorá-los. Pelo contrário, é um momento de extrema sinceridade.

Após o período de avaliação, chame o profissional para um bate-papo e dê o feedback. Aponte seus acertos e suas falhas, mas lembre-se: seja sutil e não deixe o colaborador constrangido.

Se isso ocorrer, o efeito da conversa pode ser o contrário, ou seja, nada construtivo. Por isso, é importante conhecer bem sobre feedback pontos positivos e negativos.

Para que tudo ocorra como o planejado, um bom exemplo de feedback construtivo é destacar no primeiro momento os pontos positivos. Na sequência, diga quais aspectos precisam ser melhorados e deixe claro que você — ou qualquer outro profissional — vai ajudá-lo nesse desafio.

Tenha dados que comprovem suas afirmações no feedback

Não existe mais espaço para achismo, até mesmo quando o tema é avaliação de colaboradores. Portanto, vá a este encontro munido de informações que comprovem suas afirmações no feedback.

Avalie o desempenho do profissional com base no KPIs (Indicadores-chave de Desempenho). Com isso, o colaborador saberá que você realmente acompanha a produtividade e que as observações têm fundamentos.

Essa estratégia é válida se você avalia feedback pontos positivos e negativos. Quando os apontamentos se referirem a comportamento, apresente fatos, mas evite comparações com colegas de trabalho.

Plano de ação para resolver os pontos negativos

Talvez você esteja com isso claro, mas vale destacar ainda assim. Quando procuramos aprender a como dar feedback, o objetivo sempre deve ser apontar falhas e acertos. Mas quando abordar pontos negativos, apresente possíveis soluções para o colaborador.

Quando o assunto é feedback: pontos positivos e negativos, não é hora de apontar culpados e lavar roupa suja. É o momento de expor os problemas que foram constatados e indicar soluções, que podem ser cursos para desenvolver habilidades técnicas, por exemplo.

Mas nunca esqueça: destaque os pontos positivos da sua avaliação.

Empatia é essencial na hora do feedback

Como falamos no início, você já sabe o que é um feedback e que se for algo negativo pode não ser bem recebido pelos profissionais. Por isso, é muito importante escolher as palavras certas para esse momento e, claro, ter empatia.

Por mais que o objetivo do feedback seja desenvolver os colaboradores, quando ele é transmitido de uma maneira inadequada, as pessoas automaticamente tentam se defender, são reativas. E não é isso que desejamos.

Coloque-se na posição da pessoa que irá receber esse retorno. Você gostaria de ouvir as mesmas palavras na sua avaliação? Como se sentiria com esse exemplo de feedback construtivo?

Pense nisso antes de conversar com os colaboradores para chegar o mais próximo possível do feedback ideal.

Feedback: pontos positivos e negativos – Por dentro da Cielo

Na Cielo, saber como dar e receber feedback é um traço muito forte da nossa cultura organizacional. Afinal, queremos que todos os colaboradores cresçam e se desenvolvam.

Para você entender melhor como esse processo funciona por aqui, batemos um papo com a Larissa Klein, da gerência de Desenvolvimento Organizacional da Cielo, para falar sobre feedback pontos positivos e negativos. A conversa foi iniciada com um item que gera dúvida em muita gente.

Como dar feedback negativo sem desmotivar os colaboradores?

Larissa destaca que saber como fazer feedback positivo é muito importante para orientar o liderado na busca pelo caminho correto. Para isso, aponta quais comportamentos que devem ser potencializados.

Quando as constatações são negativas ou, como ela diz, “pontos de desenvolvimento”, nós encaramos como grande oportunidade. Larissa ainda acrescenta uma dica valiosa:

“É importante que o líder evidencie os comportamentos que compõem os pontos de desenvolvimento do liderado, apontando quais benefícios ele terá ao desenvolvê-lo. O objetivo é fazer com que o colaborador também perceba uma oportunidade de autodesenvolvimento por meio da mudança de suas atitudes.”

Feedback é para melhorar o desempenho: todos levam dessa forma?

Às vezes, receber um feedback que aponte falhas pode ser um momento delicado para os colaboradores. Muitos, inclusive, podem não enxergá-los como uma oportunidade de desenvolvimento e se ofendem.

“Receber um feedback difícil de ouvir é melhor do que não recebê-lo”, destaca Larissa Klein.

Quando o liderado tem ciência da importância de feedback com seus pontos positivos e negativos e sabe quais itens precisam ser desenvolvidos, ele assume o protagonismo na sua carreira. Ou seja, ele pode tomar a decisão em relação a si e se autodesenvolver a partir da percepção do líder.

Dê essa escolha aos colaboradores. Líderes que buscam saber como dar feedback devem sempre apontar os aspectos que precisam ser melhorados para, assim, extrair o melhor de sua equipe.

Com isso, será muito mais simples identificar os que desejam aperfeiçoar o desempenho.

Quer conhecer melhor o dia a dia da equipe da Cielo? Confira em nosso Linkedin!

Identifique candidatos com coachability

Coachability é a capacidade de receber um feedback, sugestão ou crítica, e usá-lo para melhorar seu desempenho no que está sendo analisado.

Essa habilidade tem sido cada vez mais exigida no mundo corporativo, pois para haver uma cultura organizacional saudável, receber uma avaliação de forma construtiva é tão importante quanto saber como dar feedback.

Porém, identificá-la ainda em um processo seletivo é um grande desafio para os recrutadores. E por isso falamos sobre esse tema com a Larissa.

Para encontrar candidatos com essa habilidade é preciso fazer testes. Escolha uma atividade que você domina e passe para os profissionais. Eles terão duas chances: uma sem nenhuma instrução detalhada e a segunda já com uma avaliação e sugestões para a próxima etapa.

Os que seguirem os feedbacks e melhorarem a performance, recebem um ponto positivo. Os demais podem tomar um cartão amarelo ou até vermelho, dependendo da gravidade dos erros.

Ainda na conversa com Larissa, ela destaca que há jogos que os profissionais desconhecem e que são capazes de identificar traços de um candidato com a habilidade de coachability.

Como usar os jogos?

Escolha algum game, explique as regras e jogue algumas partidas com o profissional. Durante a experiência, dê alguns feedbacks e repare a evolução. Se notar algum progresso ou se ao menos se sentir desafiado, é um sinal positivo.

Aproveite a oportunidade e questione se os candidatos gostaram do processo. Se a resposta for negativa ou se você notar que não foi bem aceita, já pode considerar que esse profissional talvez não se adapte a um ambiente onde o feedback faça parte da rotina.

Os processos de recrutamento que adotam estratégias semelhantes são mais assertivos na contratação. Afinal, queremos pessoas que elevem a equipe de patamar e não podemos errar na decisão.

É possível desenvolver essa habilidade?

Tudo é questão de prática ao saber como fazer feedback. Então, ainda de acordo com a Larissa, é preciso que os colaboradores sejam estimulados para que a avaliação seja uma atividade constante em sua rotina e acrescenta:

“Atualmente, algumas empresas adotaram o processo de coaching interno, em que os colaboradores realizam acompanhamento semanal com profissionais mais experientes, tanto tecnicamente quanto em gestão. A prática é muito importante, pois inserimos na cultura a abertura e aceitação do feedback como algo recorrente para todos os níveis hierárquicos.”

Outro método para desenvolver a habilidade de coachability é por meio do role play, ou seja, um treinamento prático. O objetivo desse formato de treino é, por meio de uma simulação, construir um cenário o mais próximo do real.

Se o funcionário for novo em determinada função, por exemplo, esta experiência é muito importante para prepará-lo para os desafios que virão na sequência.

Todo esse processo é muito importante para o desenvolvimento técnico, comportamental e emocional do colaborador. Com isso, sua performance certamente será melhor e você consegue avaliar mais uma vez os efeitos do feedback com seus pontos positivos e negativos.

Insira feedbacks na sua cultura organizacional

Como falamos algumas vezes, saber como dar feedback não é uma prática exclusiva das pessoas que ocupam cargos de liderança. É preciso que todos estejam inseridos nessa cultura para que a sua empresa alcance sempre os melhores resultados.

Notou que batemos bastante nessa tecla? É para você sempre lembrar que todos, independente de cargo, devem receber feedbacks.

Feedback: pontos positivos e negativos, você consegue compreender o benefício das duas práticas? Sabe como aplicar em sua empresa?

Ah, aproveitando que falamos de líderes, você sabe a diferença entre um líder e um chefe? Vale a pena conferir!

Matérias mais recentes

Entenda o que é Click to Pay e como ele traz mais rapidez e segurança para as compras online

O que é Click to Pay e como essa forma de pagamento pode facilitar as compras online? Saber a resposta…

Publicado por Equipe Cielo

Le Fille Boutique: loja de roupas usa Link de Pagamento Cielo para vender mais

A Le Fille Boutique é resultado da paixão da empresária Nathalia Brito por moda. Antes mesmo de ter seu próprio…

Publicado por Equipe Cielo

Nichos de mercado: o que são e como aproveitar oportunidade de negócios

Com tantas possibilidades no mercado para empreender, hoje podemos encontrar um cenário mais favorável para você investir o seu tempo…

Publicado por Equipe Cielo

Controle de pagamento: como gerenciar um negócio e evitar problemas

O controle de pagamento é uma prática essencial para manter a saúde financeira de qualquer empresa. Afinal, quem não controla…

Publicado por Equipe Cielo

Indicadores financeiros: como analisar e melhorar a saúde do negócio

Você sabe o que são indicadores financeiros e como utilizá-los a favor do seu negócio?  Essas métricas, que muitas vezes…

Publicado por Equipe Cielo

O que é RPA? Entenda o recibo de pagamento autônomo e sua importância

Muitas pessoas trabalham por conta própria no Brasil. Hoje o número de trabalhadores autônomos é de quase 30 milhões, segundo…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288