Entenda as possibilidades que a tecnologia da inteligência artificial traz para os empreendedores.
O uso da Inteligência Artificial está cada vez mais presente na vida de todos e os exemplos vão dos assistentes de voz em nossos smartphones até a otimização dos anúncios nas mídias sociais. Mas, de fato, o que você conhece sobre essa tecnologia?
Convidamos o Líder Sênior de Direito dos Desenvolvedores da IBM na América Latina, Sergio Gama, para uma palestra sobre Plataformas Cognitivas, Transformação Digital e Inovação com Inteligência Artificial na segunda edição em 2019 do Garagem Talks – evento que acontece quinzenalmente na empresa para tratar de assuntos ligados à tecnologia e inovação, sendo apresentado por colaboradores e especialistas de empresas parceiras.
O que é Inteligência Artificial (AI)?
“É um ramo da ciência da computação que aprende os padrões e comportamentos humanos para imitar e reduzir o trabalho burocrático do ser humano”, explica Sergio. O homem é muito mais inteligente que o computador, mas nossa capacidade computacional – de guardar milhares de informações – é ruim quando comparada às máquinas.
A Inteligência Artificial oferece opções de ação com base nos dados analisados e aprende com as suas tomadas de decisão quais são os melhores caminhos para solucionar os problemas, de acordo com seu histórico de ações. Já o ser humano, é predisposto a pensar de modo determinista, ou seja, vê apenas uma possibilidade de resolução.
Como a Inteligência Artificial é alimentada e aperfeiçoada?
Cada vez mais, os consumidores estão mais empoderados, críticos e exigentes. “Se uma marca ou serviço não pode me atender agora, não serve mais para mim. O imediatismo e a personalização nunca estiveram tão evidentes”, reforça Sergio Gama. Consumidores, mais precisamente 61% – esperam que marcas ofereçam experiências personalizadas com base em suas preferências, segundo pesquisas do Google e Greenberg US. “Cerca de 90% dos dados existentes no planeta até agora foram coletados nos últimos dois anos.
Com isso, o sistema cognitivo da Inteligência Artificial tem se aperfeiçoado e, hoje, consegue entender, racionalizar, aprender e interagir. O tempo inteiro estamos produzindo dados, seja via fórum de discussões, seja comprando on-line um novo eletrodoméstico”, explica.
Como a IA pode ser usada no cotidiano das empresas?
Se você usa aplicativos de banco, com certeza já interagiu com aplicações de Inteligência Artificial. “Um dos benefícios da IA em atendimento on-line, por exemplo, é que o bot (ou sistema) não esquece seu histórico de conversas e dados fornecidos. Já no atendimento telefônico, a cada nova consulta você precisa repetir as mesmas informações diversas vezes, prejudicando a experiência positiva do cliente com a marca.”
Empresas especializadas na seleção e contratação de funcionários têm utilizado Inteligência Artificial para cruzar informações da entrevista com o comportamento em mídias sociais dos candidatos para tomar decisões mais concretas. “O Watson, Inteligência Artificial da IBM, já consegue oferecer um diagnóstico de câncer mais preciso que o melhor oncologista do mundo. Isso porque a IA mapeia e cruza todas as possibilidades a partir da base de dados”, afirma.
Quem é a LIA?
Para oferecer uma experiência personalizada e assim fazendo parte de uma revolução baseada em Inteligência Artificial, lançamos no fim de 2018 a LIA – assistente virtual do site de Relações com Investidores da Cielo. Com ela, você pode tirar suas dúvidas, buscar documentos e fazer buscas por menções em documentos de forma automatizada. Veja como a LIA funciona.
Gostou do assunto? Aproveite para conferir o que são e quais os benefícios de usar APIs no seu negócio.