Você está em:

Sala de Imprensa

Vendas em bares crescem até 67% em dias de jogos do Brasil, segundo a Cielo

A variação mais positiva foi observada na segunda-feira (5), dia em que a seleção goleou a Coreia do Sul por 4x1
Publicado por Comunicação Cielo

Os bares incrementaram as vendas substancialmente nos dias dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar, mostra o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

Na segunda-feira (5 de dezembro), dia em que o Brasil goleou a Coreia do Sul por 4×1 nas quartas de final, o faturamento subiu 67,2%; registrando a variação mais positiva dentre os quatro dias de jogos.

Na sequência aparece o dia em que o Brasil enfrentou a Suíça: 28 de novembro (segunda-feira). As vendas aumentaram 60,9%.

No dia da estreia da seleção brasileira contra a Sérvia (24 de novembro, quinta-feira) o faturamento cresceu 39,4%.

Já no dia da partida contra a seleção camaronesa (2 de dezembro, sexta-feira), as vendas subiram 37,9%. As comparações foram feitas com dias comuns, sem a realização de partidas.

“Os resultados mostram o engajamento dos brasileiros na Copa e que os bares são locais escolhidos por muitos para assistir aos jogos. Dito isso é importante destacar que as maiores variações nas vendas ocorreram em segundas-feiras. A comparação favorece porque as segundas são normalmente dias em que o movimento nos bares é menor. Quando fazemos comparações com quinta e sexta-feira, dias de maior movimento nesses estabelecimentos, as variações foram menores, ainda que bastante significativas”, diz Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo.

 

ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

 

COMO É CALCULADO

A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

 

ENTENDA O ÍNDICE

ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.

ICVA Deflacionado – ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

 

Sobre a Cielo

Somos mais que uma máquina, somos uma empresa de tecnologia e serviços para o varejo e lideramos o segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina. Em 2021, capturamos em nossas plataformas 6,8 bilhões de transações e R$ 713,4 bilhões em volume financeiro. O nosso propósito é de simplificar e impulsionar negócio para todos e assumirmos o compromisso de transformar a vida de milhões de pessoas que empreendem ou que desejam entrar nesse universo. Nós acreditamos que a ponta de pagamento é a porta de entrada para diversos serviços inteligentes e conectados entre si: oferecemos um portfólio de soluções para atender às necessidades dos nossos mais de 1,1 milhão de clientes, desde os empreendedores individuais até os grandes varejistas espalhados por todo o país. Além de uma estrutura que mantém os negócios em movimento, com tecnologia de ponta, logística eficiente e os mais rígidos padrões de segurança, provocamos o mercado a evoluir. Inquietos, somos máquina, internet, celular e o que mais vier. Acreditamos que nenhum negócio nasceu para ficar parado e a nossa vocação é despertar essa mesma inquietude em cada um dos nossos clientes.

Caso queira mais informações sobre a Cielo ou tenha demandas específicas como entrevistas ou informações para alguma pauta, entre em contato conosco:

Comunicação Corporativa

comunicacaocorporativa@cielo.com.br

 

Mídia Kit Cielo

Acesse nossos materiais de marca para apoio de conteúdos visuais. Encontre logos, imagens, guias e muito mais.
Confira aqui

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288