Você está em:

Produtos e Serviços

Envio de dinheiro no WhatsApp? Saiba como funciona.

Publicado por Equipe Cielo

Dificuldade para enviar e receber dinheiro? Nunca mais! Com o envio de dinheiro no  WhatsApp, você envia dinheiro para seus amigos e familiares, sem sair do app. Quer saber como funciona? Confira o conteúdo de hoje.

Você já imaginou efetuar um pagamento no WhatsApp, sem precisar sair do chat e entrar em outros aplicativos enquanto você está ali na conversa com a pessoa? Não? Pois saiba que é possível. Para isso, você precisa:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Cadastrar um cartão de débito ou pré pago dos bancos e bandeiras participantes (lista abaixo) vinculado à uma conta do Facebook Pay;
  • Ter o contato da pessoa que vai receber o dinheiro na sua agenda;
  • Manter o app sempre atualizado, na última versão.

Diretamente no aplicativo, 0  envio de dinheiro no WhatsApp é realizado sem a cobrança de taxas e sem precisar abrir outros aplicativos do banco.

Para que esse procedimento seja concluído, você precisa ser cliente de alguma das instituições financeiras participantes. Saiba quais são elas:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Nubank;
  • Banco Inter;
  • Mercado Pago;
  • Next;
  • Sicredi;
  • Woop Sicredi

Esse meio de pagamento só funciona nos cartões de débito ou pré pago, com as bandeiras Visa e Mastercard.

Como funciona o envio de dinheiro no WhatsApp?

O recurso funciona da mesma maneira que outras transferências, como o TED, DOC e o Pix: o valor sai da conta de quem enviou e é depositado na conta da outra pessoa, sem taxas. A diferença é que o valor cai instantaneamente na conta a qualquer hora do dia e não é necessário sair da conversa.

Conforme mencionado anteriormente, a transação funciona somente com o cartão de débito ou pré pago e entre contas de pessoas físicas. É esperado que o pagamento de contas e a transferência para empresas sejam permitidos o quanto antes, mas não há previsão de autorização do Banco Central.

O pagamento é oferecido pelo Facebook Pay e transacionado pela Cielo. No entanto, não é necessário ter conta no Facebook ou acessá-la para configurar os pagamentos, isso é feito diretamente no WhatsApp.

Acompanhe abaixo o passo a passo da transferência, conforme o sistema operacional do seu celular.

No Android:

  1. Após cadastrar e verificar o cartão, (linkar com o texto referente), acesse a conversa de quem receberá o valor. Toque no “clipe de papel” e selecione “pagamentos”;

  1. Digite o valor a ser enviado e, caso desejar, descreva o motivo da transferência;
  2. Na sequência, toque em “pagar”;
  3. Por último, faça a autenticação via código ou biometria;
  4. Feito isso, seu contato receberá uma notificação para aceitar a transferência, tocando na opção “aceitar pagamento” que aparecerá na conversa.

No iPhone:

  1. Acesse a conversa de quem receberá o valor e clique em “+” e selecione a opção “pagamento”;
  2. Na sequência digite o valor a ser enviado e, se desejar, descreva o pagamento;
  3. Feito isso, toque em “pagar”;
  4. Finalize com a autenticação via código ou biometria.
  5. Após isso, o contato que recebeu o dinheiro deve tocar em “Aceitar pagamento” para que a quantia seja enviada para a conta bancária também cadastrada por ele no app.

Pronto, sua transferência foi realizada com sucesso!

É importante lembrar que o pagamento no WhatsApp limita-se ao app instalado no celular e não funciona na função web/desktop.

Agora que você entende como funciona uma transferência no WhatsApp, fique ligado no no blog Cielo e nas redes sociais da companhia para acompanhar outras novidades do setor. Siga nossos perfis do Facebook, Instagram e LinkedIn. Até a próxima!

Matérias mais recentes

Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288