Você está em:

Produtos e Serviços

Como saber se o leitor da minha máquina está com problemas?

Publicado por Equipe Cielo

Quando a transação não acontece, bate aquele desespero. Mas antes de se preocupar, você precisa entender qual é a fonte do problema

 
A gente sabe que o momento mais esperado de uma venda é a hora do pagamento. Afinal, todos querem receber pelo serviço prestado, ou pelo produto fornecido, não é mesmo?
Por isso, trabalhamos para que você tenha os nossos serviços disponíveis a qualquer momento. Nosso objetivo é oferecer excelência para as suas transações e ajudá-lo quando surge alguma dúvida. E sabemos que se o cartão do cliente não passa, dúvidas não faltam. Afinal, por que o equipamento não fez a leitura do cartão?
As falhas de leitura podem acontecer e precisamos estar preparados para lidar com elas. Antes de mais nada, tenha em mente que não é momento para desespero, mas sim para uma solução rápida.
Como já falamos em outro conteúdo, inserir papéis no leitor da sua máquina não é uma solução. Hoje, você vai conhecer algumas possíveis causas que podem facilitar na identificação do problema de leitura. Confira abaixo!
 

Leitor do POS sem segredos

Quando a leitura do cartão falha, as mensagens podem ser “cartão com erro” ou “cartão mal inserido”. Quando isso acontece, é necessário identificar o problema e avaliar a melhor forma de solucioná-lo.
Existem alguns testes que você pode fazer para encontrar possíveis causas da falha:

  • Posição do cartão: quando o cartão é inserido em posição invertida no leitor, a leitura não acontece. Por isso, sempre que ocorrer uma falha, comece conferindo se ele foi inserido corretamente;
  • Problema no cartão: alguns cartões não se encaixam nos padrões básicos para que sejam lidos corretamente. Se esse for o caso, a seguir daremos algumas possibilidades para resolver;
  • Teste da leitora: realize a Função 86 com um cartão diferente do que apresentou erro. Dessa forma, você ficará sabendo se o problema está no leitor ou no cartão utilizado.

Fique atento: o teste da leitora deve ser realizado com mais de um cartão. Se o erro for exclusivo de um cartão, possivelmente a falha está na sua emissão. Por outro lado, se mais de um cartão apresentar falha na leitura, pode ser que seja necessário substituir sua máquina.
 

Já sei qual é o problema!

Se você já identificou o problema, não se desespere: isso já é parte da jornada para a solução.
Se o problema estiver no cartão do seu cliente, você pode inseri-lo com mais firmeza ou utilizar um suporte. Mas este suporte deve ter algumas características, que você confere aqui mesmo, no blog da Cielo.
Por outro lado, se você identificou que o problema está na sua máquina, deve solicitar suporte. Após avaliação técnica, sua máquina poderá ou não ser substituída.
Sabendo como proceder quando a leitura do cartão falha, o dia a dia do seu negócio pode ficar mais simples. Com os testes adequados, você aumenta a vida útil da sua máquina e não perde tempo.
Mas se você ficou com alguma dúvida, é só entrar em contato com os canais de atendimento da Cielo. Estamos com você para tudo o que precisar!
 
 

Matérias mais recentes

Entenda o que é Click to Pay e como ele traz mais rapidez e segurança para as compras online

O que é Click to Pay e como essa forma de pagamento pode facilitar as compras online? Saber a resposta…

Publicado por Equipe Cielo

Le Fille Boutique: loja de roupas usa Link de Pagamento Cielo para vender mais

A Le Fille Boutique é resultado da paixão da empresária Nathalia Brito por moda. Antes mesmo de ter seu próprio…

Publicado por Equipe Cielo

Nichos de mercado: o que são e como aproveitar oportunidade de negócios

Com tantas possibilidades no mercado para empreender, hoje podemos encontrar um cenário mais favorável para você investir o seu tempo…

Publicado por Equipe Cielo

Controle de pagamento: como gerenciar um negócio e evitar problemas

O controle de pagamento é uma prática essencial para manter a saúde financeira de qualquer empresa. Afinal, quem não controla…

Publicado por Equipe Cielo

Indicadores financeiros: como analisar e melhorar a saúde do negócio

Você sabe o que são indicadores financeiros e como utilizá-los a favor do seu negócio?  Essas métricas, que muitas vezes…

Publicado por Equipe Cielo

O que é RPA? Entenda o recibo de pagamento autônomo e sua importância

Muitas pessoas trabalham por conta própria no Brasil. Hoje o número de trabalhadores autônomos é de quase 30 milhões, segundo…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288