Você está em:

Institucional

Empreendedorismo digital: como vender pela internet

Publicado por Equipe Cielo

Entenda como funciona o sistema de E-commerce no Brasil atualmente e confira algumas dicas de como começar a vender pela internet

 

O sistema de vendas pela internet, mais conhecido como E-commerce, está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. E cada vez mais, empreendedores estão adaptando seus negócios a este modelo de vendas. Empreendedores conectados têm mais facilidade para vender e renda maior.
 
Mais de 50% dos negócios online do Brasil já usam as soluções de E-commerce da Cielo. Conversamos com o diretor de E-commerce e Canais Digitais da Cielo, Rogério Signorini, que trouxe as dicas abaixo para clientes que querem atuar na internet com sucesso. “São soluções da Cielo para garantir a venda na internet, seja por um link ou por uma loja completa”, afirma. Confira como a Cielo pode ajudar empreendedores de diferentes tamanhos a vender mais e ter um negócio simples e digital.
 
Como vender mais ou empreender usando a internet? Dá para fazer isso sem um computador? O celular pode ser um importante aliado nessa tarefa e os números mostram que já tem muita gente fazendo isso.
 
Feirante, personal trainer, dono de food truck, taxista, confeiteiro, vendedora de brigadeiros ou de bijuterias. Não importa seu ramo – 30% dos brasileiros que trabalham são empreendedores, ou seja, aqueles que atuam por conta própria, segundo um estudo do Instituto Locomotiva a partir dos dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
 

Listamos 5 motivos para você entrar no ramo do empreendedorismo digital e aumentar suas vendas:

 

1 –  Vender em qualquer lugar

Empreendedorismo tem sido levado a sério no país. Os 26 milhões de empreendedores brasileiros movimentam perto de R$ 1 trilhão por ano em renda, mas só 35% deles têm uma loja ou escritório próprio. Ou seja, o empreendedorismo digital vem se tornando cada vez mais comum, evitando a dependência de um espaço físico.
 
Se você se encaixa nesse perfil, sabe o quanto é importante receber pagamentos de forma digital. Além de não perder mais vendas e faturar até 30% a mais aceitando cartão, você também oferece um atendimento mais prático e seguro para o seu cliente.
 

2 – Ter um menor custo de investimento

Montar um negócio exige custos, ainda mais quando é preciso escolher um ponto comercial. Há gastos com a adequação do espaço, aluguel e equipamentos, entre outros. Usar a internet para empreender é uma maneira de começar gastando menos.
 
Um celular, na maioria dos casos, resolve o problema. Quem vende artesanato, por exemplo, pode fazer isso tranquilamente em casa e fazer o contato com clientes via rede sociais. As vendas também podem acontecer por ali.
 

3 – Aproveitar a força da internet

Quem trabalha por conta própria reconhece a importância da internet: 54% dos empreendedores acessam a web, sendo que a grande maioria (87%) faz isso pelo celular. Pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com o Facebook indica que 90% dos empreendedores afirmam que a internet pode influenciar positivamente nas vendas.
 

4 – Sempre manter contato com o cliente

Um bom atendimento é um dos pilares de sucesso nas vendas. Portanto, melhorar a comunicação com seu cliente é fundamental para fidelizá-lo. O marketing digital e as redes sociais se tornaram ferramentas importantes para isso, possibilitando falar sobre ofertas e novidades de forma efetiva.
 
A mesma sondagem aponta que, entre os empreendedores que acessam a internet para o negócio, 78% usam a web para manter contato com os clientes e 54% divulgam seu produtos e serviços por meio dela. Facebook, Instagram, Whatsapp e Google são canais importantes para quem quer se posicionar bem no mundo online.
 

5 – Mais que dobrar a renda

Quem usa a internet e as redes sociais como aliados no dia a dia do negócio se dá bem. Empreendedores digitais ganham, em média, 151% a mais do que aqueles que não usam a internet, seja para divulgar seus produtos, falar com clientes e fornecedores e, claro, vender.
 

Entenda como utilizar o Empreendedorismo Digital a seu favor

A partir do momento que você adaptar o seu negócio e suas vendas para o ambiente digital, uma série de possibilidades serão disponibilizadas para a sua performance de vendas.
 
Listamos algumas delas, para que possa alavancar sua estratégia de como vender pela internet. Confira:
 

1 – Vender mais nas redes sociais

Muitos empreendedores de primeira viagem começam a vender na internet, mas ficam restritos a poucos meios de receber pagamentos. “Para esse perfil de comerciante, que vai desde a vendedora de plantas do Instagram até o instrutor de ioga, indicamos o Cielo Super Link. Com ele, a pessoa não precisa ter um e-commerce para usar o serviço”, explica Signorini. Como funciona? Na hora de concluir a venda, o empreendedor envia um link ao seu cliente por mensagem, que escolhe a forma de pagamento pelo produto ou serviço prestado e efetiva a transação. “É mais praticidade para o cliente, e mais segurança para quem usa o Cielo Super Link”, resume.
 

2 – Um E-commerce para chamar de seu

Essa solução foi pensada para ser suficiente para o empreendedor que quer resolver tudo em uma plataforma só. “Para os comerciantes que desejam uma loja online e querem oferecer seus produtos em um só lugar, indico a Loja Virtual Cielo. Com apenas cinco passos, qualquer pessoa monta sua loja e já começa a vender na internet”, sugere Signorini. A plataforma é muito simples e intuitiva. Confira como é simples. “Para quem não tem muito para investir ou quer começar a sentir bem o mercado antes de expandir, a Loja Virtual Cielo é uma boa opção. Ela já está integrada a soluções de logística, como os Correios. Imagina o quanto de tempo se perderia sem essas integrações”, aponta o diretor de E-commerce e Canais Digitais da Cielo.
 

3 – Facilidade na hora de vender

O Checkout Cielo é fácil de integrar. Conecte sua loja online à solução de pagamento pronta da Cielo. É conectar e sair vendendo. “No e-commerce, quando uma marca decide vender, é preciso ter uma certificação de segurança que é complexa e dispendiosa. Com essa solução, não precisa de nada disso. Isso facilita a vida do empreendedor, poupa tempo e dinheiro, porque não ele precisa investir para desenvolver uma integração para essa função”, garante Rogério.
 
Seja para vender por link, seja para vender no e-commerce, o comerciante que usa Cielo tem a oportunidade de contar com um ambiente virtual mais seguro e sem riscos de vazamento de informações pessoais, como cartão de crédito.
 

4 – Aumentar a conversão

Voltada para os grandes E-commerces e marketplaces, mas acessível às lojas virtuais de médio porte, a API e-Commerce Cielo é solução mais completa e funciona como uma cesta de soluções para negócios que recebem um grande número de visitas e de transações diárias.
 
A partir desse serviço, a pessoa pode incluir diversos benefícios em um pacote customizado, como proteção antifraude, validação de cartão sem transação monetária (zero dollar out), entre outros. Companhias aéreas e revendedores online costumam usar essa solução para adicionar ainda mais estabilidade nas transações e garantir um maior número de vendas, explica Signorini.
 
Selecionamos dois vídeos produzidos pela Cielo que podem ajudá-lo a entender melhor o processo de como vender pela internet e o funcionamento do empreendedorismo digital atualmente:
 

Como vender pela internet


 

Soluções para vendas pela internet

Matérias mais recentes

Cielo abre Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee exclusivo para PcDs

A Cielo está com inscrições abertas para seu primeiro Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee voltado exclusivamente a…

Publicado por Equipe Cielo

Com executiva da IBM, Garagem Talks promove bate-papo sobre a responsabilidade social das empresas tecnológicas

No dia 24/09, o Time Cielo participou de mais uma edição do Garagem Talks, nosso encontro quinzenal sobre tecnologia e…

Publicado por Equipe Cielo

Precisando investir mais na Black Friday? Contrate o Receba Rápido e tenha dinheiro na mão em até 2 dias!

Oficialmente, a Black Friday é só dia 26 de novembro, mas os preparativos já começaram. É hora de investir em…

Publicado por Equipe Cielo

Dia Nacional da Inovação: saiba mais sobre o Garagem, hub que faz da Cielo uma empresa cada vez mais inovadora!

Em 19 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Inovação. A data foi escolhida para relembrar o primeiro voo bem-sucedido…

Publicado por Equipe Cielo

ICVA aponta: vendas no varejo cresceram 0,6% em setembro

Este é o sexto mês seguido de alta, puxada pelos setores de Serviços.   O Índice Cielo do Varejo Ampliado…

Publicado por Equipe Cielo

Como vender mais oferecendo mais opções de pagamento

Para proporcionar uma ótima experiência de compra para seus clientes, é necessário considerar vários aspectos como: atendimento, suporte pós-vendas, qualidade…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288