Você está em:

Institucional

Tudo que rolou na 2ª edição do Cielo Digi Day Tech

Publicado por Equipe Cielo

Tudo que rolou na 2ª edição do Cielo Digi Day Tech

Evento voltado para entusiastas e profissionais de tecnologia alcançou mais de 370 mil pessoas no Facebook e LinkedIn da Cielo
 
Na última semana de janeiro (28), os seguidores das redes sociais da Cielo, mais especificamente do LinkedIn e do Facebook, tiveram a oportunidade de acompanhar a 2ª edição do Cielo Digi Day Tech. Um evento totalmente online com discussões e insights do ano de 2020, onde profissionais de relevância do mercado contemplaram a audiência com um conteúdo extremamente enriquecedor sobre segurança de dados e tecnologias utilizadas do setor.
 
Não teve tempo para assistir? Não tem problema. Vamos trazer um pouquinho do que aconteceu por aqui. E vale destacar: o conteúdo ficará disponível nas redes para quem quiser conferir a íntegra.
 

Aprendizados de 2020 e expectativa para 2021 (9h00 – 10h00)

 
A abertura do evento contou com uma conversa moderada por Marcos Albino, da Cielo, entre Julio Gomes, head de Experiência do Cliente, que reúne TI e Operações, e Marcelo Toniolo, head de prevenção a fraude e Compliance, ambos também da Cielo. Os três profissionais carregam uma bagagem incrível de conhecimento, têm muita experiência na área e no Digi Day Tech puderam dividir com os expectadores um pouquinho do que consideram ser os desafios para o mercado no ano de 2021.
 
Toniolo abriu a conversa falando sobre os momentos delicados que os varejistas passaram em 2020, aprendizados que esse período proporcionou e os desafios que ainda estão por vir para todos os empreendedores. Além disso, ele explicou como a Cielo se reinventou para superar esse momento e o porquê algumas empresas passaram pelas mesmas dificuldades “com mais fluidez”, em suas palavras, do que outras.
 
Julio Gomes, mais novo contratado da Cielo, contou sobre sua percepção desse período de reinvenção do varejo brasileiro, com a visão profissional de quem esteve fora da Cielo e na Europa no início da pandemia.
 
“A pandemia acelerou a digitalização em uma velocidade que a gente não esperava”, afirmou Julio, nesse bate-papo repleto de informação relevante para quem quer se preparar para 2021.
 

Como a Cloud suportou as empresas durante a Pandemia do coronavírus (10h00 – 11h00)

 
Stênio Garcia, representante da HashiCorp, falou um pouco sobre o grupo e as suas soluções. Como não poderia ser diferente, transformação digital e automatização de processos, foram temas constantes da conversa.
 
Gustavo Varanda, head de plataforma cloud e datacenter da Cielo, abriu a caixa preta da companhia, mostrando como funciona o dia a dia e trazendo cases reais da empresa. O especialista apresentou para o público quais foram os desafios nos processos de entrega em cloud proporcionados pela pandemia de 2020, as soluções adotadas e como a equipe trabalhou para atingir seus objetivos.
 
Durante a apresentação, Gustavo detalhou o case da Cielo + HashiCorp. “No início, tínhamos objetivos bem claros: alcançar uma padronização, versionamento de infra, automatização/garantia de Estado e facilidade de adoção multi-cloud”, disse.
 
A partir do momento que conseguimos alcançar essas metas, um dos benefícios conquistados foi a facilidade de disseminar conhecimento. “Com tudo estruturado, esse processo de aprendizagem passou a ser constante e orgânico”, apontou Gustavo. “Além disso, todo processo de entrega ficou simplificado, o que beneficia a companhia e os colaboradores em diversos aspectos”.
 

Kubernetes e GitOps (11h00-12h00)

 
Carlos Fernandes, do time de TI da Cielo, explicou para o público como funciona o GitOps, um conjunto de conceitos e princípios utilizados por desenvolvedores de software no dia a dia do trabalho. Trata-se de método que simplifica a configuração e gerenciamento de kubernetes, plataformas open source que automatizam operações.
 
Durante a conversa com o público, Carlos também falou sobre diferentes tipos de IaC (Infrastructure as Code), como terraform, chef, ansible, packer, entre outros. Cada um foi pincelado em mais detalhes para que o espectador pudesse entender suas aplicabilidades.
 

Desafios na implementação de políticas de privacidade (14h00 – 15h00)

 
Segurança e Privacidade de Dados foi o tema dessa palestra, que contou com a presença do Vitor Sena, que é Global Manager para Segurança e Privacidade de Dados da Gerdau. Além dele, Glauco Sampaio, que foi o representante da Cielo na conversa.
 
Ambos destacaram que os dados, hoje, passaram a ter muito mais importância para as empresas e que isso, certamente, está relacionado ao nosso amadurecimento digital.
 
Glauco destacou que a mídia tem um papel importante para que o tema de segurança e privacidade seja mais debatidos atualmente. Para ele, casos graves de vazamento de dados e têm provocado essas discussões na sociedade como um todo, inclusive e principalmente, no ambiente corporativo.
 
Vitor, além de se aprofundar no tema da segurança da informação e legislação, destacou que é muito importante que os profissionais conheçam cada detalhe do negócio para o qual trabalham.
 
Dado é o novo petróleo“, essa frase marcou muito a apresentação do representante da Gerdau. Ele afirmou que os dados passaram a ser pauta em diversas empresas e que elas devem tratá-lo como tal. “Afinal, basta uma brecha para que ataques maliciosos ocorram. Por isso, os colaboradores devem ser todos parceiros do setor de segurança para que as companhias sejam cada vez mais seguras”, disse Glauco.
 
Todas as pessoas da empresa têm um papel fundamental no processo de segurança da informação. Por isso, devem caminhar juntos, rumo a mesma direção.
 
Para encerrar a participação, Vitor disse que as empresas devem investir, antes de tudo, no básico, no essencial. Muitas companhias querem partir para passos mais complexos e deixam de lado o que deveria ser feito logo de início.
 

Desafios de Cybersecurity no uso de nuvem (15h00- 16h00)

 
O último painel do dia foi conduzido por Rafael Lachi, head de segurança da informação na Cielo, com a participação do Alexandre Sieira, fundador da Tenchi Security.
 
As primeiras palavras de ambos foram sobre o armazenamento em nuvem, que há pouco tempo era visto com certa desconfiança, mas que hoje é essencial para o funcionamento das empresas.
 
Entre os assuntos abordados no bate-papo, o maior destaque ficou com os desafios de manter as corporações funcionando remotamente e de forma segura. Tema extremamente atual nas novas rotinas de trabalho ocasionadas pela pandemia e que tendem, cada vez mais, integrar o futuro das companhias.
 
Foi uma quantidade de conteúdo gigantesca apresentada à audiência. Gostou desse resumo? Se quiser saber mais detalhes do que rolou no evento, confira a íntegra quando tiver um tempinho.
 

Matérias mais recentes

Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288

Sair da versão mobile