Você está em:

Institucional

Pesquisa Cielo revela: uso de dados no Varejo é promissor, mas ainda está longe da rotina de muitos comerciantes

Lojistas priorizam entender o mercado em vez de focar apenas no próprio negócio Redes sociais ainda são usadas como fonte de dados informal.
Publicado por Equipe Cielo

Pesquisa revela o uso de dados no Varejo

A Cielo, em parceria com a Expertise, realizou uma pesquisa com 210 comerciantes de todas as regiões do país, com objetivo de entender como é o uso de dados no Varejo.

O estudo mostrou que 27% dos gestores de empresas e estabelecimentos comerciais ainda não utilizam dados em seus negócios.

“Os dados são instrumentos indispensáveis para os varejistas e empreendedores que desejam aumentar seu faturamento e cultivar uma relação melhor com seus clientes. O fato de quase um terço das pessoas ouvidas ainda não usar dados e mais da metade não analisar a concorrência mostra que existe oportunidade para essa realidade ser alterada. É preciso incluir esses comerciantes no universo de analytics”, afirma Estanislau Bassols, CEO da Cielo.

Outro destaque da pesquisa é que, entre todos os entrevistados — inclusive os que usam dados no dia a dia —, 57% não fazem nenhum tipo de pesquisa ou de coleta de informações para avaliar negócios concorrentes e similares.

Saiba mais detalhes da pesquisa!

Metodologia

A pesquisa de uso de dados no Varejo da Cielo foi feita com metodologia quantitativa e foi realizada no período de 06 a 15 de janeiro de 2025.

Ao todo, foram entrevistadas 210 pessoas, de todas as regiões do país, e que são proprietárias ou responsáveis pelo relacionamento com as credenciadoras de cartão no estabelecimento comercial que atuam.

Todos os participantes trabalham com cartões de crédito e débito, podendo atuar somente com loja física, somente e-commerce ou ambos.

O recorte da pesquisa considera que empresas de grande porte são negócios com faturamento mensal acima de R$ 1,2 milhão ou com mais de 20 funcionários.

Os demais estabelecimentos têm faturamento entre R$10 mil e R$1,2 mi e até 19 funcionários.

A pesquisa tem margem de erro máxima de 6,8 pontos percentuais.

Uso de dados no Varejo

A Pesquisa Cielo mostrou as principais áreas de negócio que fazem uso de dados no Varejo.

De acordo com os entrevistados, essas áreas são:

  • Vendas: 89%
  • Marketing: 85%
  • Experiência do Cliente: 82%
  • Finanças: 71%

Outro destaque é que 47% dos varejistas afirmam ter uma pessoa ou equipe responsável pela análise de dados.

Os dados analisados são utilizados para orientar diversas decisões, tais como:

  • Definição de ações promocionais: 37%
  • Iniciativas de relacionamento com o cliente (como programas de fidelização e concessão de descontos): 36%
  • Definição de preços: 36%
  • Definição do conjunto de produtos e serviços ofertados: 27%
  • Melhoria do atendimento: 24%
  • Personalização da experiência do cliente: 23%
  • Definição de canais de divulgação e vendas: 22%
  • Identificação de novos públicos-alvo: 21%

Uso de dados no Varejo: redes sociais são a principal fonte de informação dos lojistas

De acordo com a pesquisa, 22% dos gestores utilizam as redes sociais como fonte principal de informação.

“Apesar de as redes sociais contarem com conteúdo de qualidade voltados a pequenos negócios, as informações divulgadas por determinados canais podem ser muitas vezes descontextualizadas ou distorcidas”, diz Bassols.

“Por isso, a Cielo tem aumentado sua presença nas redes sociais para disponibilizar informações consistentes e úteis para os varejistas. Nesse esforço, utilizamos todo o conhecimento da empresa e 30 anos de experiência de mercado”.

Outras fontes de informação utilizadas pelos comerciantes são:

  • Sites de notícias: 15%
  • Entidades de apoio às empresas e associações varejistas: 12%
  • Noticiário em rádio e televisão: 10%

Varejo percebe Inteligência Artificial como aliada no uso de dados

Mais da metade dos entrevistados (52%) acredita que a maioria dos estabelecimentos comerciais vai utilizar dados na tomada de decisão nos próximos cinco anos.

Entre as tecnologias que terão maior impacto, a Inteligência Artificial generativa foi mencionada por 49% dos participantes.

“A pesquisa aponta para um futuro cada vez mais dependente de dados, o que reforça a necessidade de incluirmos os gestores que ainda não os utilizam no dia a dia. O interessante é que, com a evolução da IA generativa, os comerciantes poderão contar cada vez mais com informações customizadas e propícias para os seus negócios. No contexto do Varejo, a integração com IA também deve tornar as experiências mais interativas e personalizadas, desde recomendações baseadas no comportamento do cliente até o uso de realidade aumentada para testar produtos virtualmente, por exemplo”, diz Bassols.

Privacidade e segurança são desafios para o uso de dados no Varejo

A evolução no uso de dados no Varejo, no entanto, traz desafios.

A necessidade de conscientizar equipes e colaboradores sobre boas práticas no uso de dados foi citada por 55% dos varejistas.

Além disso, ameaças cibernéticas e novas exigências regulatórias preocupam, respectivamente, 19% e 11% dos gestores.

Dados do próprio negócio são os que mais interessam aos varejistas

A pesquisa Cielo mostrou ainda que os dados mais preciosos para empreendedores e varejistas são:

  • Informações específicas sobre seu negócio: 38%
  • Histórico de compra de clientes: 35%
  • Dados sobre o mercado e o seu segmento de atuação: 18%

Baixe gratuitamente o relatório completo da Pesquisa Cielo sobre o Uso de Dados no Varejo

Preencha o formulário e acesse o estudo completo da Pesquisa Cielo sobre o Uso de Dados no Varejo!

Ao continuar, declaro que li a Política de Privacidade da Cielo e concordo em receber contato da Cielo.

Matérias mais recentes

Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288