Pesquisa Cielo revela: uso de dados no Varejo é promissor, mas ainda está longe da rotina de muitos comerciantes
A Cielo, em parceria com a Expertise, realizou uma pesquisa com 210 comerciantes de todas as regiões do país, com objetivo de entender como é o uso de dados no Varejo.
O estudo mostrou que 27% dos gestores de empresas e estabelecimentos comerciais ainda não utilizam dados em seus negócios.
“Os dados são instrumentos indispensáveis para os varejistas e empreendedores que desejam aumentar seu faturamento e cultivar uma relação melhor com seus clientes. O fato de quase um terço das pessoas ouvidas ainda não usar dados e mais da metade não analisar a concorrência mostra que existe oportunidade para essa realidade ser alterada. É preciso incluir esses comerciantes no universo de analytics”, afirma Estanislau Bassols, CEO da Cielo.
Outro destaque da pesquisa é que, entre todos os entrevistados — inclusive os que usam dados no dia a dia —, 57% não fazem nenhum tipo de pesquisa ou de coleta de informações para avaliar negócios concorrentes e similares.
Saiba mais detalhes da pesquisa!
Metodologia
A pesquisa de uso de dados no Varejo da Cielo foi feita com metodologia quantitativa e foi realizada no período de 06 a 15 de janeiro de 2025.
Ao todo, foram entrevistadas 210 pessoas, de todas as regiões do país, e que são proprietárias ou responsáveis pelo relacionamento com as credenciadoras de cartão no estabelecimento comercial que atuam.
Todos os participantes trabalham com cartões de crédito e débito, podendo atuar somente com loja física, somente e-commerce ou ambos.
O recorte da pesquisa considera que empresas de grande porte são negócios com faturamento mensal acima de R$ 1,2 milhão ou com mais de 20 funcionários.
Os demais estabelecimentos têm faturamento entre R$10 mil e R$1,2 mi e até 19 funcionários.
A pesquisa tem margem de erro máxima de 6,8 pontos percentuais.
Uso de dados no Varejo
A Pesquisa Cielo mostrou as principais áreas de negócio que fazem uso de dados no Varejo.
De acordo com os entrevistados, essas áreas são:
- Vendas: 89%
- Marketing: 85%
- Experiência do Cliente: 82%
- Finanças: 71%
Outro destaque é que 47% dos varejistas afirmam ter uma pessoa ou equipe responsável pela análise de dados.
Os dados analisados são utilizados para orientar diversas decisões, tais como:
- Definição de ações promocionais: 37%
- Iniciativas de relacionamento com o cliente (como programas de fidelização e concessão de descontos): 36%
- Definição de preços: 36%
- Definição do conjunto de produtos e serviços ofertados: 27%
- Melhoria do atendimento: 24%
- Personalização da experiência do cliente: 23%
- Definição de canais de divulgação e vendas: 22%
- Identificação de novos públicos-alvo: 21%
Uso de dados no Varejo: redes sociais são a principal fonte de informação dos lojistas
De acordo com a pesquisa, 22% dos gestores utilizam as redes sociais como fonte principal de informação.
“Apesar de as redes sociais contarem com conteúdo de qualidade voltados a pequenos negócios, as informações divulgadas por determinados canais podem ser muitas vezes descontextualizadas ou distorcidas”, diz Bassols.
“Por isso, a Cielo tem aumentado sua presença nas redes sociais para disponibilizar informações consistentes e úteis para os varejistas. Nesse esforço, utilizamos todo o conhecimento da empresa e 30 anos de experiência de mercado”.
Outras fontes de informação utilizadas pelos comerciantes são:
- Sites de notícias: 15%
- Entidades de apoio às empresas e associações varejistas: 12%
- Noticiário em rádio e televisão: 10%
Varejo percebe Inteligência Artificial como aliada no uso de dados
Mais da metade dos entrevistados (52%) acredita que a maioria dos estabelecimentos comerciais vai utilizar dados na tomada de decisão nos próximos cinco anos.
Entre as tecnologias que terão maior impacto, a Inteligência Artificial generativa foi mencionada por 49% dos participantes.
“A pesquisa aponta para um futuro cada vez mais dependente de dados, o que reforça a necessidade de incluirmos os gestores que ainda não os utilizam no dia a dia. O interessante é que, com a evolução da IA generativa, os comerciantes poderão contar cada vez mais com informações customizadas e propícias para os seus negócios. No contexto do Varejo, a integração com IA também deve tornar as experiências mais interativas e personalizadas, desde recomendações baseadas no comportamento do cliente até o uso de realidade aumentada para testar produtos virtualmente, por exemplo”, diz Bassols.
Privacidade e segurança são desafios para o uso de dados no Varejo
A evolução no uso de dados no Varejo, no entanto, traz desafios.
A necessidade de conscientizar equipes e colaboradores sobre boas práticas no uso de dados foi citada por 55% dos varejistas.
Além disso, ameaças cibernéticas e novas exigências regulatórias preocupam, respectivamente, 19% e 11% dos gestores.
Dados do próprio negócio são os que mais interessam aos varejistas
A pesquisa Cielo mostrou ainda que os dados mais preciosos para empreendedores e varejistas são:
- Informações específicas sobre seu negócio: 38%
- Histórico de compra de clientes: 35%
- Dados sobre o mercado e o seu segmento de atuação: 18%
Baixe gratuitamente o relatório completo da Pesquisa Cielo sobre o Uso de Dados no Varejo
Preencha o formulário e acesse o estudo completo da Pesquisa Cielo sobre o Uso de Dados no Varejo!
Vá para a página inteira para visualizar e enviar o formulário.