Nova tecnologia melhora segurança de lojas digitais
As fraudes são um perigo constante nas vendas online. Um ranking da Global Consumer Card Fraud mostra que o Brasil ocupa o segundo lugar em golpes com cartão de crédito nas compras digitais – atrás apenas do México.
Garantir mais segurança nessas transações, portanto, é uma preocupação recorrente de lojistas, adquirentes, bandeiras de cartão e bancos. Para reduzir ainda mais as chances de fraude, chega ao mercado brasileiro a tecnologia 3DS 2.0, um protocolo de verificação de dados que oferece uma proteção extra às transações na internet. A implantação do sistema vale para todos que têm loja online .
A Cielo é a primeira credenciadora do país pronta para este novo padrão de autenticação das transações no E-Commerce. Caso você, lojista, ainda não tenha atualizado seu sistema, providencie o quanto antes para deixar sua operação mais segura.
O que é 3DS 2.0?
O 3DS 2.0 é um padrão de autenticação de última geração, definido pelo mercado para fornecer segurança adicional às transações no comércio eletrônico. Ele é o único capaz de autenticar uma transação sem a intervenção do cliente, criando uma experiência de compra extremamente fluída, diminuindo o abandono de carrinhos e aumentando as taxas de conversão.
Para as transações que demandarem autenticação, o processo é extremamente intuitivo. Pode ser realizado na modalidade conhecida como “dois fatores”, com a validação ocorrendo via biometria digital ou facial, envio de código via SMS ou validação junto ao aplicativo do banco emissor do cartão do cliente. O novo padrão pode ser implantado facilmente em dispositivos móveis, algo inédito até então no mercado.
“O 3DS está para as vendas on-line como o chip no cartão de crédito está para os pagamentos no meio físico. Os chips deram uma camada de segurança importante e praticamente zeraram as fraudes, que eram comuns em lojas. O 3DS 2.0 tem o mesmo princípio: dar mais proteção às transações on-line”, explica Rogério Signorini, diretor de e-commerce e canais digitais da Cielo.
Quais são os ganhos?
A principal melhoria no modelo 3DS 2.0 impacta, principalmente, a experiência do usuário. Segundo Signorini, o aperfeiçoamento reflete uma das principais preocupações do setor de e-commerce: a taxa de conversão de vendas. “Temos uma grande preocupação aqui na Cielo de garantir que nossos clientes convertam o maior número de vendas possível com a maior segurança disponível. Por isso, entendemos que era importante estarmos prontos para colocar o 3DS 2.0 à disposição de nossos clientes”, afirma ele.
O diretor da Cielo explica que o 3DS 2.0 tem o objetivo de melhorar a fluidez da compra, seja por cartão de débito, crédito ou pré-pago. “Haverá menos atrito. Na primeira versão da ferramenta, o consumidor enfrentava uma série de janelas que surgiam na tela para a autenticação da venda, o que levava à desistência do ‘carrinho’. Agora, há algumas camadas a mais de inteligência antifraude que conseguem identificar o comportamento de compra daquele cartão de forma mais assertiva, evitando autenticações desnecessárias, aperfeiçoando a experiência de compra e melhorando as taxas de conversão”, ressalta.
Signorini destaca que a nova solução pode ter impacto bastante positivo no e-commerce de modo geral, mas, principalmente, nos pequenos e médios comércios virtuais. “Se o lojista não tem nenhuma solução antifraude e cai em um golpe, o prejuízo fica com ele. Ao utilizar o 3DS 2.0, o banco garante essa venda. É mais seguro para todo mundo”, frisa.
3 benefícios que a tecnologia 3DS 2.0 vai trazer para os donos de e-commerce:
1 – Redução de fraude
A versão 3DS 2.0 possibilita maior troca de informações entre estabelecimento, bandeiras de cartão e bancos. Dessa forma, o 3DS consegue identificar com mais precisão o padrão de consumo de determinado cartão, baixando os níveis de fraude e tornando o processo todo mais seguro.
2 – Melhorar a experiência do usuário
Além de ser mais seguro, a nova versão do 3DS deixará a experiência do cliente melhor. A autenticação da venda é mais acurada, evitando autenticações desnecessárias que incomodam o comprador. Agora, o 3DS 2.0 só vai exigir uma autenticação extra do usuário quando considerar a transação suspeita.
3 – Aumento na conversão
Com mais informações para mapear o padrão de consumo e com menos atrito, a compra que passa pelo 3DS 2.0 é mais amigável que sua versão anterior. Sem autenticações desnecessárias, as taxas de aprovação aumentam.
Evento sobre 3DS 2.0 reúne representantes de bandeiras
Na última quarta-feira, 26 de junho, a Cielo organizou um evento, chamado de Cielo New Commerce, que contou com a participação dos representantes das bandeiras Visa, Mastercard e Elo.
O encontra tinha como objetivo estimular o debate entre as bandeiras a fim de melhorar a experiência dos usuários adeptos de compras por meio do e-commerce.
A solução 3DS 2.0 foi criada pelas bandeiras, que contaram com o apoio da Cielo, o meio essencial para viabilizar todo processo, que acaba de receber uma versão ainda mais segura e que proporciona uma experiência mais agradável aos consumidores.