No Garagem Talks, gerente da L’Oréal fala sobre a importância da inovação na transformação dos negócios da empresa
No Garagem Talks, gerente da L’Oréal fala sobre a importância da inovação na transformação dos negócios da empresa
Em mais uma edição do Garagem Talks, o Time Cielo contou com a presença de Erica Menezes, Gerente de Inovação Aberta e Digital na L’Oréal. No evento online, realizado dia 13/08, a executiva compartilhou como a empresa vem transformando seu modelo de negócio e impactando o mercado através da inovação.
A transformação digital na empresa tem sido determinante para que a L’Oréal ofereça produtos cada vez mais inovadores e de alto desempenho e que consideram, principalmente, a diversidade dos consumidores.
Considerada a maior do mundo no segmento de Beleza, a L’Oréal tem o objetivo de ser também a maior beauty tech mundialmente.
Transformação tecnológica foi acelerada na pandemia
No Garagem Talks, Erica enfatizou a importância que a inovação tem na estratégia da companhia e como a pandemia acelerou ainda mais a transformação tecnológica na empresa.
“Tivemos a sensação que vivemos cinco anos em um só. Com a pandemia, foi necessário acelerar a mudança e muitos processos e realmente muito da transformação que tivemos, foi nesses quase dois últimos anos. Mas isso só foi possível porque já tínhamos uma estratégia digital estruturada.”, destaca Erica.”O desenvolvimento das pessoas e da organização se intensificou e percebemos que era essencial para a transformação acontecer”.
Ela enfatizou que, neste cenário, a L’Oréal intensificou o foco e a conexão com quem é mais importante: os consumidores. Erika acredita que o futuro do segmento da Beleza será co-criado com startups e com players digitais.
Dessa forma, a transformação digital da L’Oréal é orientada por cinco pilares:
- Modelo de negócios
- Proximidade com a inovação
- Tecnologia
- Proximidade com o cliente/consumidor
- Cultura e organização, aproximando as pessoas da inovação.
“Há muito o que trabalhar em relação à transformação”, reforça. “Inovação é fazer algo diferente. Não é só aquilo que víamos com o Steve Jobs. É o que fazemos no dia a dia também. Pode ser uma mudança de processo na equipe, por exemplo”, destaca Erica.
Segundo ela, a inovação precisa estar em todas as áreas e fazer parte da organização como um todo. E não pode ser algo só inspiracional; ela precisa trazer resultados.
“A transformação digital deve incentivar que a empresa olhe ‘para fora’. A conexão passa pela abertura a novos aprendizados e necessidades”, reforça.
Durante a apresentação para o Time Cielo, Erika trouxe ainda vários cases da L’Oréal, onde a inovação e a tecnologia nortearam a criação de novos produtos e serviços.
Segundo ela, é necessário considerar a experiência digital como uma nova necessidade do consumidor diante do desafio de trazer proximidade e segurança, destacando o elemento humano mesmo no ambiente on-line.
Nossa convidada também interagiu com o Time Cielo e tirou várias dúvidas. Para encerrar o bate-papo, Erica Menezes convidou nossos colaboradores para uma reflexão:
“Todo mundo pode ser criativo. Basta aprender a exercer a criatividade para um propósito naquilo que você é bom. Não precisa fazer um curso específico, nada disso. É se desafiar, buscar novas formas de agir e de trabalhar”.
Sobre o Garagem Talks
O Garagem Talks é um evento quinzenal voltado para os colaboradores da Cielo. Nele, são apresentados temas e palestras relacionados à tecnologia e à inovação com grandes empresas e profissionais do mercado.
Quer fazer parte do Time Cielo? Clique aqui e veja todas as vagas disponíveis na nossa companhia!