Você está em:

Institucional

Inovação na mobilidade urbana: como a Cielo está criando novas alternativas de acesso nos transportes coletivos

Publicado por Equipe Cielo

Dinheiro, cartões de vale-transporte ou pré-pagos…. Até pouco tempo, essas eram as únicas formas de pagamento das passagens disponíveis nos principais meios de transporte coletivo no Brasil.

No entanto, a aceleração da transformação digital trazida pela pandemia tem se refletido não só nas empresas, mas também no segmento da Mobilidade Urbana.

Dessa forma, os transportes urbanos têm intensificado a disponibilização de outros meios de pagamento e a Cielo atua como protagonista em oferecer soluções que criam novas alternativas de acesso a estes modais.

Saiba como as soluções da Cielo estão criando novas experiências no transporte urbano

As soluções de pagamento digital que estão transformando a experiência dos usuários de transporte coletivo foram desenvolvidas em parceira com as bandeiras de cartão.

Foi necessário criar um novo modelo de transação para garantir o funcionamento do produto, considerando, principalmente, três aspectos:

  • A necessidade de as transações serem realizadas mesmo com eventuais ausências de sinal no modal de transporte, disponibilizando o serviço sem interrupções;
  • A necessidade de manter o sistema de integração (onde, por exemplo, o usuário paga a passagem uma vez e usa o transporte à vontade por um tempo predeterminado sem pagar uma nova passagem ou então, realiza o pagamento de metade do valor na segunda passagem);
  • A necessidade de garantir agilidade e velocidade das transações no momento do embarque, evitando filas.

Na operacionalização do pagamento, a Cielo tem o papel de orquestrar e orientar todas as empresas envolvidas no arranjo sistêmico, garantindo que a solução tenha sido desenvolvida corretamente.

Finalizando as ações necessárias, nossa companhia atua no processamento das transações.

Para as empresas que operam os modais de transporte, nossas soluções representam mais do que um meio para disponibilizar um novo meio de pagamento.

Elas representam também a criação de uma nova jornada de pagamento, melhorando a experiência do cliente final e a oferta do serviço e reduzindo diversos custos operacionais.

NFC: adesão à nova tecnologia está beneficiando o transporte público

“Muitas empresas tiveram que acelerar a transformação digital nos últimos dois anos. Esse é um processo irreversível, que trará mais simplicidade e agilidade na jornada de pagamento. Tudo isso sem descuidar da segurança, claro. E novas tecnologias de pagamentos digitais têm sido incorporadas às soluções para atender esses critérios”, explica Alan Neiva, Gerente de Relacionamento Setor Público e Novos Mercados da Cielo. “Para isso acontecer, foram realizados diversos investimentos em inovação e projetos de multicanalidade para nossos clientes”.

Essa necessidade de acelerar a digitalização também impactou o setor de Mobilidade.

E a Cielo vem se consolidando como pioneira entre as adquirentes no setor, fornecendo soluções que simplificam o dia a dia de milhares de pessoas através da tecnologia e inovação.

Um bom exemplo dessa nova tendência impulsionada pela pandemia é o uso crescente dos pagamentos por NFC (Near Field Communication).

Conhecida como “pagamento por aproximação”, essa tecnologia possibilita a realização de transações seguras feitas através da proximidade entre o terminal de pagamento e o dispositivo habilitado com a tecnologia NFC, tais como: cartões de débito ou crédito, celulares, pulseiras e relógios inteligentes (smartwatches).

Também chamada de contactless, a tecnologia NFC tem permitido que milhares de pessoas paguem suas passagens em diversos modais de transporte de forma ágil e prática, melhorando a jornada e a experiência do usuário que utilizam esse serviço.

Ao utilizar o transporte público, o usuário garante o acesso aproximando o dispositivo com NFC do equipamento de bilhetagem, paga (sem a necessidade de inserir nenhuma senha) e embarca para fazer realizar sua viagem.

Principais benefícios do uso do NFC no transporte público

A adesão ao uso do NFC beneficia não só os clientes finais, mas também as empresas que operam os modais de transporte.

Confira como a adoção dos pagamentos digitais favorece a Mobilidade Urbana como um todo!

Vantagens do uso do NFC para os usuários finais:

  • Experiência de pagamento mais rápida e fluida;
  • Redução no número de cartões necessários para uso no dia a dia;
  • Aumento da agilidade aliado à redução de tempo em filas;
  • Eliminação da necessidade de realizar recargas em cartões específicos para pagamento das passagens;
  • Oportunidade de acumular pontos no cartão de crédito;
  • Facilitação do acesso ao sistema de transporte, principalmente para turistas e visitantes ocasionais, que poderão usar o transporte público das cidades.

Vantagens do uso do NFC para empresas de transporte:

  • Redução de custos com logística de transporte de numerário (dinheiro em espécie);
  • Mitigação do risco de fraudes (pagamentos realizados com dinheiro falso);
  • Diminuição dos riscos de assalto ao caixa do transporte;
  • Adequação aos métodos de pagamento mais modernos e atuais;
  • Redução do tempo nas filas/catracas de pagamento.

Só em 2021, foram realizadas 4,5 milhões de pagamentos utilizando essa tecnologia, com um aumento de dez vezes no volume de transações efetuadas.

Cielo, antecipando o futuro da adquirência

As soluções de pagamento da Cielo já são utilizadas em diversos modais de transporte urbano em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia.

Nossa companhia também já trabalha em novos projetos em outras localidades do Brasil, ampliando sua atuação nos meios de pagamento do transporte público brasileiro.

Mais uma vez, a Cielo antecipa a adquirência do futuro, utilizando a tecnologia e a inovação para conectar pessoas e lugares.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288