Na quinta-feira (5), a Universidade Cielo recebeu Figma Meetup, um encontro que debateu a importância de se preocupar com a experiência dos consumidores com a sua marca. Antes de falar sobre a ferramenta que tem potencial de modificar totalmente a rotina dos designers, foi dado um panorama geral da companhia.
Até 2018, os profissionais dessa área ficavam soltos pela empresa, reclusos em seus times e pouco se conheciam, o que não é nada benéfico para o negócio. No início deste ano, foi criado o movimento Design Cielo, que chegou para alterar completamente o cenário desse setor.
Com o apoio desse projeto, foi criada uma gerência de design e, assim, foi construída uma estrutura mais completa e eficiente.
Experiências impactam resultados
Para mostrar a importância da experiência entre marca e consumidor, Isabel Lopes, integrante do time de desenvolvedores da Cielo, apresentou um case muito esclarecedor ao público presente.
A situação exposta trouxe uma reflexão sobre como a falta de empatia, flexibilidade e habilidade de relacionamento com clientes pode afetar negativamente a imagem de funcionários e da própria marca, gerando impactos de estima e possíveis perdas financeiras.
Isabel levou alguns dados da Forbes para a apresentação: 89% das empresas competem pela experiência do consumidor. Em 2010 esse número era de 36%. Enquanto 80% acreditam estar entregando experiências incríveis, apenas 8% dos clientes concordam com a afirmação.
Transição de carreira
Pouco antes do evento, Eduardo Lauria, gerente de UX da Cielo, fez questão de destacar que mudar de área profissional é algo totalmente possível.
“É necessário que a pessoa seja engajada e se preocupe com o cliente naturalmente. Buscamos pessoas que se envolvam com o projeto e queiram resolver os problemas. A parte técnica nós ensinamos”, aponta Eduardo.
Para materializar a fala de Eduardo, durante o evento foi formada uma roda de conversa com colaboradores que já passaram por esse processo de transição de carreira aqui na Cielo.
Hoje, Beatriz Duarte, Fernanda Saijo, Harry Andrade e Cecí Romera são representantes do time UX Designer, mas começaram em áreas que não tinham muita ligação.
Durante a conversa, todos contaram um pouco da sua trajetória até chegar a equipe de UX Designer da Cielo. Cecí, por exemplo, é socióloga e pós-graduada em marketing.
Grande mudança, não?
Inclusão é parte do processo
Como sempre destacamos, nosso objetivo é simplificar e impulsionar negócio para todos. Para que essa mensagem chegue aos nossos potenciais clientes, temos que promovê-la dentro da companhia. A diversidade é fundamental nesse processo e foi uma pauta do encontro.
Este ano, por exemplo, tivemos um grande debate na semana da Consciência Negra que contou com a presença de nomes de grande representatividade no mundo empresarial.
O tema diversidade tem sido amplamente discutido na Cielo para que esteja cada vez mais presente na nossa cultura e, claro, seja construído por todos
Do desenvolvedor ao designer: Figma pode mudar rotinas
Durante o evento, conhecemos o Figma, ferramenta que já foi conhecida como o “Google Docs” dos designers. Pelo que acompanhamos, trata-se de uma alternativa com alto potencial para otimizar o tempo dos profissionais.
Um dos pontos que mais chamaram a atenção foi a possibilidade de vários designers trabalharem ao mesmo tempo em um único arquivo. Além, é claro, de salvar as alterações automaticamente, função que evita momentos de pânico.
Seis pilares para a construção de experiências
Para o desenvolvimento de qualquer trabalho sólido é preciso seguir processos bem estabelecidos. Conseguir proporcionar experiências agradáveis não é diferente. Por isso, durante o Meetup foram apresentados os seis pilares que usamos:
- Acessibilidade
- Consistência
- Desejo
- Clareza
- Eficiência
- Flexibilidade
Como afirmamos, algumas vezes ao longo do conteúdo, estar atento aos detalhes que podem interferir na experiência do cliente é crucial para o sucesso do seu negócio. Ter todos esses pilares em mente pode ser importante para que você alcance o objetivo traçado.