Convenção ABF do Franchising: Cielo marca presença em debate focado na economia 4.0
Entre os dias 23 e 27 de outubro, no Hotel Transamérica, localizado na Ilha Comandatuba-BA, participamos da 19ª Convenção ABF do Franchising, com a grande responsabilidade e orgulho de sermos patrocinadora Platinum do encontro que reúne grandes especialistas no mercado de franquias no Brasil.
O evento contou com mais de 600 representantes de redes instaladas no país e teve debates entorno da economia 4.0, que se refere a métodos de ampliar as vendas que ocorrem no estabelecimento físico com o auxílio do ambiente digital.
A presença da Cielo em um evento como esse significa o fortalecimento do relacionamento com os franqueadores. Trata-se de uma forma de reforçar nosso posicionamento como parceiros do franchising brasileiro.
Agora, veja os detalhes do evento.
O que rolou na ABF Comandatuba
O setor de franchising brasileiro é o quarto maior do mundo! São mais de 3 mil franqueadores, com um faturamento de aproximadamente 200 milhões de reais, o que garante mais de 1,2 milhão de empregos e equivale a 1,2% do PIB brasileiro.
Para a Cielo, que é a principal parceira dos franqueadores, esse evento tem uma relevância muito grande. Além de ser uma oportunidade de estreitar relacionamento, pudemos ouvir feedbacks, sugestões e, assim, estruturamos nossos produtos de acordo com as reais necessidades dos nossos clientes.
Transformação digital no mercado de franquias
Os hábitos de consumo mudaram e, para se manter de pé, o mercado deve acompanhar essa mudança. Com setor de franchising a história é a mesma: é preciso inovar e estar atento ao comportamento dos consumidores.
Boa parte desse cenário tem relação direta com a transformação digital. Segundo estudo da SiriusDecisions, uma empresa global de consultoria, 67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente. Esse número por si só nos mostra a importância e a necessidade de inovação no setor de franquias.
Segundo André Friedheim, presidente da ABF, uma pesquisa da Associação com a Confederação Nacional de Serviços (CNS) diz que 91,8% das redes de franquias brasileiras inseriram alguma inovação entre 2014 e 2016 em sua rotina.
E quando falamos de inovação e/ou transformação, também nos referimos a experiência do cliente. Até 2020, segundo a CEI Survey, ela terá uma relevância superior ao preço do produto e será uma peça-chave para a decisão do cliente. 86% dos compradores pagarão mais para ter uma experiência melhor. E isso também inclui o ato de pagar.
E é neste momento em que a Cielo entra.
Cielo na ABF Franchising
Esse evento foi uma grande oportunidade para trocarmos ideias e aprofundarmos as mudanças do setor de franquias. No salão de negócios, o maior estande era o da Cielo, que também contava com totens de boas-vindas e diversas ações de merchandising.
Nós temos como objetivo simplificar a rotina dos nossos parceiros. Por isso, levamos até a ABF soluções que podem transformar a forma como os negócios são conduzidos.
QR Code Pay
Hoje, realizar pagamentos com cartão de crédito/débito é um hábito muito comum entre os consumidores. Mas em algum momento você já pensou que sair de casa sem uma carteira seria mais cômodo?
No Brasil, existem mais celulares do que pessoas. Ou seja, realizar pagamentos com o aparelho não é uma realidade distante. Pelo contrário, o pagamento com smartphone via QR Code é uma solução democrática que, inclusive, já caiu no gosto de consumidores de países como a China, por exemplo.
Em nosso estande na ABF, os visitantes puderam realizar simulações de compras feitas com o QR Code. Trata-se uma alternativa tão segura quanto o cartão e tão simples quanto tirar uma foto.
Vale lembrar que é possível fazer compras com o código no ambiente digital e físico, pois todas as nossas máquinas são capazes de gerar o QR Code.
Cielo Pay™
Neste mês de outubro, lançamos o Cielo Pay™, um aplicativo que pode facilitar e simplificar a vida dos empreendedores e do consumidor final. Essa novidade também esteve em nosso estande da ABF Comandatuba e os visitantes tiveram essa experiência de pagamento.
Com o Cielo Pay, o empreendedor poderá realizar transações bancárias com qualquer banco e receberá o valor das suas vendas na mesma hora. O sonho de qualquer lojista, não é?!
Além disso, se a franquia realizar muitas vendas com o auxílio do celular, é possível compartilhar links de pagamento gerados dentro do Cielo Pay. Basta abrir o menu do app e selecionar “Link de Pagameto”.
O QR Code e Link de Pagameto são duas formas de realizar vendas no crédito sem precisar de uma maquininha.
Como falamos, o mercado de franquias no Brasil é muito forte, mas é preciso estar atento e inovar. Por isso a Cielo considera sua presença crucial em eventos como a Convenção ABF: queremos reafirmar nosso compromisso com o franchising brasileiro.