Começamos com tudo: Cielo marca presença no mais importante evento de varejo no mundo
Organizado pela National Retail Federation, evento que acontece em Nova Iorque reúne principais nomes do mercado durante três dias com palestras, apresentações e debates
O ano de 2020 começou com uma grande notícia: estivemos na National Retail Federation – The Big Show, maior e mais importante encontro do segmento de varejo no mundo, que aconteceu em Nova York (EUA), entre os dias 14 e 16 de janeiro. O encontro recebeu mais de 34 mil visitantes de quase 90 países.
Essa foi a 107ª edição do evento que reúne os principais nomes do varejo. Paulo Caffarelli, Danilo Zimmermann, Renata Daltro e Hynde Fonseca Neto foram os executivos que representaram a Cielo nas datas.
Durante os três dias, os presentes foram impactados com conteúdos focados nas tendências do mercado, em tecnologias com potencial de crescimento, novas soluções para os varejistas e, claro, networking.
Veja um pouco mais do que rolou por lá.
Sustentabilidade
Debatida na NRF 2020, a sustentabilidade deve estar entre as principais pautas dos varejistas do mundo inteiro. De acordo com dados divulgados pela First Insight, mais de 60% dos consumidores millennials e da geração Z afirmam que não irão adquirir produtos e/ou serviços de empresas que não tenham um posicionamento claro em relação a esse tema.
É preciso se adaptar para atender esse novo público no mercado de varejo.
Experiência importa
Hoje, ter um produto ou serviço de qualidade não basta para conquistar resultados positivos. É preciso muito mais que isso para construir um relacionamento sólido com os clientes.
Esse tema, já debatido na edição do NRF – The Big Show 2019, continua em evidência no mercado e mais uma vez marcou presença nas discussões. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto a sua experiência de compra, seja no ambiente digital ou nas lojas físicas.
Consumidor omnichannel
Todos os anos, uma das principais novidades na NRF são os novos formatos de lojas. Este ano, o que mais chamou a atenção foi um estabelecimento desenvolvido pela Nordstrom Local, feito especialmente para a retirada de pedidos feitos on-line. Trata-se de um formato que também oferece serviços de ajustes de roupas.
Dos clientes omnichannel, 49% compram pelo menos 6 vezes por ano em lojas físicas, segundo pesquisa da Earnest Research. Ou seja, fazer investimentos para fortalecimento de omnichannel é uma forma de atrair o cliente para o estabelecimento e gerar resultados melhores.
O que fazer com os dados?
Satya Nadella, CEO da Microsoft, esteve na NRF e foi enfático: “Os varejistas têm o ativo mais valioso, os dados dos consumidores”. Mas o que as empresas estão fazendo com essas informações?
Tomar uma decisão que envolva novas campanhas ou até mesmo o futuro de um negócio pode ser uma tarefa mais que desafiadora. Para que esse momento seja facilitado, nada melhor do que contar com o auxílio de dados reais do seu empreendimento e mercado para tomar as decisões mais certeiras.
Por isso, a NRF levou esse grande debate para o encontro, que falou sobre os desafios do varejo na era da transformação digital.
Paralelamente a NRF, Cielo patrocina dois eventos
Enquanto acontece a National Retail Federation, outros dois eventos de muita importância estavam a todo vapor e contaram com o patrocínio da Cielo.
Um deles é o Confraria Líderes do Varejo, organizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, que reúne em média 150 pessoas influentes no mercado de varejo do Brasil e teve a Cielo como patrocinadora Gold. Paulo Caffarelli, nosso CEO, fez um rápido discurso.
No dia 13 de janeiro, um coquetel organizado pela ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) também teve o patrocínio da Cielo. Essa foi a 4ª edição do evento realizado durante a feira da NRF, em Nova York.
Trata-se de um evento que visa fortalecer o setor em defesa dos interesses dos shopping centers, sendo uma referência no mercado varejista brasileiro.
Para a Cielo, estar presente nesses três eventos representa uma grande oportunidade de se aproximar dos clientes e entendê-los cada vez mais. Consideramos que encontros como esses são de extrema relevância para acompanharmos de perto as tendências que podem ser adaptadas para o nosso mercado.