Cielo monta sala de guerra para garantir agilidade e segurança durante a Black Friday
O mês de novembro é um dos momentos mais aguardados tanto pelos comerciantes quanto pelos consumidores. Enquanto os clientes veem na Black Friday uma ótima oportunidade de adquirir um produto ou serviço por valores bem mais acessíveis, os lojistas esperam aumentar seu faturamento.
Se você é empreendedor, já deve saber que nem tudo são flores na Black Friday. Além de dar uma atenção especial à precificação dos produtos, é preciso se preocupar com a agilidade das máquinas de cartão e com a segurança dos consumidores. Isso, claro, para os clientes das lojas físicas e e-commerce.
Agora, vamos falar do que a Cielo vai fazer para que os nossos parceiros e seus clientes tenham uma boa experiência com a Black Friday 2019.
E o que a Cielo vai fazer?
Como falamos, o volume de vendas é muito maior na Black Friday. Com isso, para garantir que os nossos parceiros tenham uma experiência positiva, realizamos uma força tarefa para esse período do ano.
Pensando em nossos mais de 1,5 milhão de clientes, reunimos 100 colaboradores que se revezam para acompanhar em tempo real milhões de transações realizadas em todo território nacional.
Esses colaboradores ficam em um ambiente que chamamos de “sala guerra”, estratégia semelhante a que adotamos no Natal e no Dia das Mães. Trata-se de uma sala com diversos telões que exibem em tempo real as transações que passam por nossas máquinas.
A nossa preparação para a Black Friday começou em julho, quando submetemos o nosso sistema a quatro testes de estresse rigorosos. Hoje, temos capacidade para suportar 10 mil transações por segundo. Esse número nos dá uma boa margem de folga em um mercado que recebe 1,2 mil transações por segundo em momento de pico.
E-commerce mais seguro
Os hábitos de compra dos consumidores mudaram e fazer aquisições via e-commerce, aplicativos ou redes sociais tem sido cada vez mais comum. Em período de Black Friday os números aumentam ainda mais.
No ano passado, foi registrado um aumento de 25% nas compras virtuais. Enquanto isso, as vendas físicas cresceram apenas 10%.
O ticket médio dos consumidores, segundo dados internos, já está maior no comércio eletrônico, o que evidencia ainda mais a importância de realizar testes. Por isso, concentramos boa parte dos testes no digital, ambiente que exigirá mais da nossa tecnologia.
Este ano, projetamos um aumento de 25% de transações em relação ao ano de 2018.