Você está em:

Institucional

Cielo lucra R$970 milhões em 2021 e apresenta forte melhoria no resultado operacional

Publicado por Equipe Cielo

Superação é uma palavra que o Time Cielo conhece bem e tem mostrado que faz acontecer! Essa atitude do nosso time se refletiu durante todo ano de 2021 e também nos nossos resultados do último trimestre. 

Mais uma vez, demonstramos que nos mantivemos em linha com nossos compromissos e focados na nossa capacidade de transformação com resiliência, garra, coragem e foco em entregas relevantes.

Este é o nosso quinto trimestre seguido de crescimento na comparação anual. Um resultado gerado graças ao desempenho e esforço de todo #TimeCielo!

 

“Sabemos o quanto este período foi desafiador. Nós iniciamos o ano com uma nova onda da COVID-19, resultando em novas quarentenas e medidas de distanciamento social por todo o país. Também foi um período de muitas transformações, seja pelo ritmo de inovações que tem caracterizado a indústria de pagamentos no Brasil, seja por uma agenda de alterações regulatórias. Elas trouxeram mudanças significativas como, por exemplo, a implementação do novo sistema de registro de recebíveis”, afirma Gustavo Sousa, CEO da Cielo.

 

Essa recuperação do ano de 2021 foi sustentada por melhorias no resultado operacional.

Segundo Gustavo Sousa, o resultado se beneficiou do crescimento dos volumes capturados, da expansão do negócio de antecipação de recebíveis bem como do melhor desempenho das subsidiárias, em especial a Cateno.

A expansão dos resultados ocorre mesmo em meio a um cenário desafiador para o resultado financeiro, impactado pelas elevações na taxa básica de juros (SELIC).

Um dos destaques deste trimestre é a expansão dos negócios de antecipação de recebíveis: os chamados produtos de prazo, soluções que permitem aos clientes da Cielo antecipar seus fluxos de recebíveis, originários de transações de crédito à vista e parcelado, apresentaram um novo salto de penetração no segmento de varejo e empreendedores, atingindo 44,8% no 4T21, ante 40,8% no 3T21.

Tais soluções incluem aquisições de recebíveis, realizadas por meio de Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) e o Receba Automático em 2 dias, modalidade em que todo o fluxo é creditado aos estabelecimentos em até 2 dias, mesmo em transações com cartão de crédito.

O Receba Automático em 2 dias foi o grande destaque do período, atingindo 40,9% de penetração no último trimestre de 2021, ante 28,5% em igual trimestre do ano anterior.

 

“Em comparação com o terceiro trimestre, as receitas líquidas da Cielo cresceram 9%. Esse desempenho reflete a expansão dos volumes e maior penetração do Receba Automático em 2 dias”, complementa Gustavo.

 

Disciplina em gastos e desempenho operacional

Outro destaque é a forte disciplina em gastos adotada pela Cielo. Foi identificado um menor ratio de gastos totais (relação entre o total de custos e despesas da companhia e o volume capturado) da série histórica de Cielo Brasil (0,55%) nos períodos entre 1T18 e 4T21, com gastos normalizados apresentando crescimento de apenas 0,6% sobre o 4T20.

Seguimos reforçando as nossas ações de controle de gastos, enquanto intensificamos os investimentos na transformação do nosso negócio.

Como sabemos, a Cielo vem buscando expandir sua atuação em cadeia de valor, com a oferta de serviços de maior valor agregado à sua base de clientes e avanço em inovações que nos mantenham em posição de vanguarda, em um contexto de digitalização cada vez maior no universo de meios de pagamento.

Ao mesmo tempo, entendemos que o crescimento e a transformação do negócio precisam se dar em bases sólidas, tendo por fundamento serviços e operações de excelência em adquirência, que é o negócio central da empresa e a razão do nosso relacionamento com 1,2 milhão de estabelecimentos comerciais no país.

 

Transformação operacional

Em 2021, passamos avanços operacionais importantes em atuação comercial, logística e atendimento.

Revisitamos o modelo comercial, expandimos, equipamos com tecnologia e capacitamos o time para melhorar a atração e a retenção de clientes, priorizando um modelo de relacionamento mais pessoal e mais próximo dos clientes do varejo, com o Modelo de Servir e o Ciclo de Excelência Comercial.

“O novo modelo vem ganhando tração, o que nos permite observar melhoria em indicadores como o índice de ativação e o volume realizado por novos clientes no mês seguinte à ativação, frutos de melhorias no processo de onboarding”, destaca o presidente.

Em logística, levamos a 153 cidades um novo modelo de serviços chamado Heroes, profissionais responsáveis por materializarem o compromisso da Cielo em melhorar de forma perceptível a experiência dos clientes.

Sua implementação se deu em conjunto com outras melhorias importantes no sistema logístico: implementamos a entrega de equipamentos no ato da venda com descentralização do estoque de terminais, aumentamos o percentual de instalações realizadas em até 2 dias úteis e melhoramos nossa capacidade de recuperar terminais.

Em atendimento, priorizamos as soluções digitais, que proporcionam melhor experiência e apresentam melhores índices de satisfação, como a redução do contact rate, percentual da base de clientes que aciona a central de atendimentos e aumentamos a penetração dos canais digitais.

Essas entregas são resultado do nosso objetivo maior: posicionar a Cielo com atendimento de excelência entre os melhores da indústria até o fim de 2022.

As frentes envolvem novas entregas em logísticareformulação da central de atendimento e experiência em canais digitais, jornada de cobrança e precificação, e modernização de sistemas com plano ambicioso de acelerar a migração para nuvem.

Na Cateno, também, observamos desempenho favorável com evolução das receitas e despesas sob controle. Os volumes apresentaram sólido crescimento de 23%, impulsionados principalmente pelas transações com cartões de crédito.

 

Sustentabilidade

E como todo o Time Cielo sabe, a Sustentabilidade é um tema que privilegiamos muito. Nós buscamos sempre assegurar que o resultado e as entregas ocorram de forma sustentável e correta, em linha com as melhores práticas de mercado.

Por isso, em 2021, recebemos prêmios e reconhecimentos por atendermos esse compromisso. Fomos reconhecidos por nossa Governança Corporativa, por iniciativas ESG e por práticas e qualidade de reporte em Sustentabilidade.

​​​​“Esses resultados só poderiam ser alcançados por meio do trabalho de um time qualificado de colaboradores, que não mediu esforços para entregar e ir além. Agradeço a cada um de vocês por toda a dedicação. Seguiremos preparando a nossa companhia para prosperar nesse cenário, manter o nosso protagonismo e ajudar cada vez mais o varejo brasileiro com soluções financeiras e serviços de ponta”, finaliza Gustavo.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288