Você está em:

Institucional

Cielo Digi Day – Carreiras in Tech: para os amantes da tecnologia

Publicado por Equipe Cielo


Na última quinta-feira (06), das 9h às 16h, os nossos seguidores contemplaram mais uma edição do Cielo Digi — Carreiras in Tech, encontro virtual voltado para a comunidade de tecnologia. 100% gratuito, o evento foi transmitido nos canais oficiais do Facebook e LinkedIn.
Nós temos plena consciência de que nem sempre é possível acompanhar o evento inteiro. Por isso, vamos resumi-lo para você. Antes, podemos adiantar um pouquinho do que houve: muita gente boa por lá!
E se você deseja assistir toda a conversa, ela está disponível nas nossas páginas do evento: Cielo Digi Day no Facebook e Cielo Digi Day no LinkedIn. Corre lá!
Resumão: Cielo Digi Day — Carreiras in Tech
Fernando Lima, Head de Gente, Gestão e Performance da Cielo, deu iniciou a conversa. Ela falou sobre a mudança do mundo e como as formas de contratação mudaram. Citou a transformação digital e cultural organizacional, assim como diversidade e inclusão, que foi destacada como fator que pode potencializar os resultados da Cielo e toda empresa que tem compromisso com o tema.
Para que tudo isso seja possível, deve haver um alinhamento entre colaboradores e a cultura organizacional.
Em seguida, Júlio Gomes, Head de Tecnologia e Experiência do Cliente, falou um pouco sobre a sua carreira profissional e das transformações que estão acontecendo neste momento, tanto na Cielo quanto no mercado, como um todo.
Ele também debateu a transformação digital dentro das empresas e os elementos-chave para que tudo aconteça como planejado.  Entre eles, destaque para as pessoas engajadas, que são os principais pilares para que tudo aconteça.
Outro assunto presente diz respeito às inovações, ponto em que a Cielo deve continuar atenta. Prova desse processo é a mudança de posicionamento, deixando de ser uma empresa de adquirência e tornando-se uma grande empresa de tecnologia. Isso fará com que os clientes enxerguem valor agregado nos serviços tecnológicos de pagamentos, de dados e de plataformas.
No painel foi destacado que a pandemia fez as empresas acelerarem o processo de evolução digital. Essas transformações representam a OPORTUNIDADE para os profissionais construírem suas carreiras in-tech, seja na Cielo ou em outras empresas do mercado.

Carreira em Cyber Security

Glauco Sampaio, representante da Cielo, debateu com Cristiano Adjuto, Head de Segurança da B3, sobre a área de segurança da tecnologia e as oportunidades que o mercado oferece ao setor.
Inicialmente, ambos falaram das suas funções nas respectivas empresas, da formação acadêmica, de como migraram para esse setor da tecnologia, das escolhas que tiveram que fazer em determinado ponto da trajetória e dos desafios que o setor de segurança proporciona para todos os profissionais.
Também foi abordada a captação de pessoas nessa área, que cresce cada dia mais e a concorrência das empresas no que diz respeito aos profissionais do mercado. Cristiano detalhou como a B3 constrói um ambiente para deixar seus colaboradores motivados dentro da organização e destacou o fato de que a empresa conta com psicólogos para auxiliar no plano de conscientização e como entender as pessoas.
Cristiano e Glauco também falaram da importância da certificação no mercado de segurança da tecnologia e da falta de profissionais na área.
Que tal conferir o bate-papo inteiro nos perfis da Cielo no Facebook ou LinkedIn? Assim que tiver um tempinho, corra pra lá!

Carreira em TI

Esse painel contou com a presença de três colaboradores Cielo: Sandra Villalobos, Gerente de RH, Marcos Albino, Líder de Plataforma Cloud e Datacenter, Sre Ops e Devops, e Mauro Gomide, Superintendente Executivo de Projetos e Metodologias. Inicialmente, todos se apresentaram e deram alguns detalhes da sua trajetória profissional.
Eles começaram a conversa falando da computação em nuvem, que evoluiu para metodologias ágeis, seguido de estrutura organizacional e finalizando com o desenvolvimento de metas.
Assim como no papo anterior, as certificações, formação acadêmica, foram temas bem constantes. Foram unânimes em dizer que o estudo teórico é, sim, importante, mas que valorizam muito mais as pessoas que já colocaram suas habilidades em prática e os resultados que elas tiveram nessa experiência.
Porém, se a carreira desse profissional for mais na área de gestão e liderança, algo totalmente possível na Cielo, o conhecimento acadêmico tem um peso mais significativo.
A primeira dica de Mauro e Albino para os profissionais que estão na área ou pretendem entrar é ser apaixonado pelo que faz e, claro, contribuir com a geração de resultados consistentes.
Quer saber como ter resultados satisfatórios na sua trajetória profissional? O vídeo completo está disponível em nossos perfis do LinkedIn e Facebook.

Competências e habilidades em TI

Esse painel foi mediado pela Simone Oliveira, que contou com a presença do Robson Ventura, da Gupy e do Henry Novaes, da Hprojekt e HeadHunters.
A primeira pauta abordada pelo trio foram as transformações dos processos seletivos voltados para profissionais de tecnologia. Os primeiros pontos destacados por Henry foram a mudança constante e a demanda por talentos no Brasil e no mundo.
Ele também citou que os testes de habilidades técnicas para esses profissionais, muito em breve, poderão virar uma interrogação na cabeça dos recrutadores, pois os candidatos, cada vez menos, estão dispostos a gastar tempo com a construção de um case devido ao tempo escasso.
Henry destacou dois pontos que não mudaram nos processos de seleção: os profissionais tech exigem um recrutamento humano e o networking continua sendo muito importante na área, mesmo quando se trata de um profissional requisitado.
Robson, da Guby, falou dos desafios das empresas para contratar profissionais. Ele comentou sobre o bom momento do mercado e que durante a pandemia, empresas que até então não investiam em tecnologia passaram a investir. Fato que tornou o mercado mais atraente e trouxe consigo altas exigências, deixando evidente a falta de profissionais qualificados.
A simplificação dos processos seletivos foi um tema debatido com detalhes muito interessantes.
Henry e Robson falaram sobre as habilidades que os profissionais devem ter para conseguir construir uma carreira sólida no mercado de tecnologia. Saber aprender sozinho e adaptabilidade são os pontos indispensáveis citados pelos convidados.
Retenção de talentos nas empresas foi outro aspecto abordado durante a conversa. Esse, como foi dito pela mediadora do painel, é um dos grandes desafios das companhias. A liderança das equipes tem um papel fundamental para reter talentos.
Para finalizar, os convidados deram dicas de como estruturar o LinkedIn e como montar um currículo atrativo para os recrutadores. Transparência foi o ponto mais citado.
Que tal conferir mais detalhes da conversa em nossos canais oficiais? Acesse nossos perfis do LinkedIn e Facebook.

Manifesto ágil

Caio Barroso, da empresa Lá na Firma, Carla Milan, representante da Cielo e  Suellen Mares, da Gerdau, participaram desse painel que falou sobre metodologias ágeis, com bastante foco em carreiras.
Suellen falou sobre o primeiro contato com metodologia ágil. Curiosamente, durante a sua carreira ainda em RH, ela se deparou com uma líder que vinha do setor de tecnologia, que foi, pouco a pouco, introduzindo ferramentas ágeis na rotina de RH sem que as pessoas percebessem. Depois disso, ela se declara uma “agilista apaixonada” e que hoje não abre mão desse método.
Na sequência, Carla falou sobre o motivo do mercado ter visto em metodologias ágeis o que mais precisava. Ele acredita que a aproximação das pessoas, a forma de conseguir respostas mais rápidas e feedbacks constantes pesaram na decisão das empresas ao adotar esse método. Segundo ela, é um caminho sem volta.
Os participantes falaram bastante sobre as barreiras que são encontradas no caminho de implementação de metodologias ágeis e a importância dos líderes nesse processo de transformação das culturas organizacionais.
No final da conversa, a Carla Milan falou sobre o momento da Cielo na implementação das metodologias ágeis, que ela descreveu como especial e destacou que não está limitado aos times de tecnologia, e sim para todas as áreas da companhia. Além disso, ela comentou sobre as vagas que estão abertas na Cielo.

Modelo de trabalho com colaboradores Cielo

Luciane Pizeli, Rodrigo Martinez, Luis Kapp, todos da Cielo, e Bianca Barcelos, da Stelo, foram os participantes que fecharam mais um grande Cielo Digi Day. E o assunto com esses colaboradores da Cielo foi voltado aos modelos de trabalho.
O primeiro tema em pauta foi o posicionamento de algumas empresas, ainda no início da pandemia, de decretar o trabalho em período integral em modelo home office. A comunicação entre os times, que antes poderia ser vista como um empecilho, hoje é destacada como ponto positivo.
Luis Kapp lembra que mesmo antes da pandemia, a Cielo, pelo menos uma vez por semana, já trabalhava em home office. Obviamente, no início teve uma pequena dificuldade de adaptação, mas mesmo assim estávamos muitos passos à frente de outras empresas. Ele destaca: para as coisas fluírem bem, sem excessos, é preciso encontrar o equilíbrio da vida pessoal e profissional.
Todos os participantes destacaram os pontos positivos e os desafios do home office. Eles contaram, inclusive, experiências bem engraçadas que aconteceram durante o trabalho em casa.
Que tal conferir o bate-papo na íntegra? Todos os painéis estão disponíveis, integralmente, nos perfis da Cielo no Facebook e Linkedin.
Agora, pra finalizar: você sabia que a Cielo tem vagas abertas na área de T.I.? Para quem se interessar em fazer carreira na companhia, acesse e confira.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288