Você está em:

Institucional

Cielo e AWS fecham parceria em serviços de cloud computing

Publicado por Equipe Cielo

Com objetivo de simplificar a arquitetura da tecnologia da companhia, a Cielo acaba de escolher a Amazon Web Services (AWS) como sua principal provedora de serviços de nuvem. Dessa forma, todos os projetos que surgirem, serão desenvolvidos no ambiente de cloud computing (computação em nuvem).

Além disso, a parceria irá contribuir para acelerar o desenvolvimento de novos produtos, habilitar tecnologias de ponta (como a inteligência artificial) e criar uma maior escalabilidade e disponibilidade nos serviços. Com a adoção gradual da nuvem, a Cielo espera acelerar ainda mais a sua transformação digital.

“Há muitos anos, nossa companhia é sinônimo de pagamentos para vários públicos e referência quando o assunto é impulsionar negócios em todo o Brasil. A AWS não só permitirá que a Cielo aperfeiçoe seu atendimento no universo da adquirência, como também vai potencializar a oferta de uma quantidade maior de serviços de valor agregado”, afirma Júlio Gomes, vice-presidente de Experiência do Cliente. 

Marcos Albino, superintendente de Cloud da Cielo, explica que a computação em nuvem irá facilitar a simplificação na arquitetura da tecnologia, a aceleração no desenvolvimento de novos produtos e, no longo prazo, permitirá a redução dos custos de infraestrutura:

“Já demos início à migração de mais de 900 servidores, o que nos garante utilizar grande quantidade de tecnologias self-service da AWS. Dessa forma, diminuímos o tempo de desenvolvimento de novas soluções. São tecnologias que podem ser usadas sob medida conforme as nossas necessidades e, principalmente, as dos nossos clientes”, diz.

A Superintendência de Cloud foi recém-criada para endereçar ainda mais o tema na companhia.

Entre outras atribuições, a nova estrutura será responsável por estabelecer a plataforma de tecnologia que automatiza a infraestrutura em nuvem para agilizar o desenvolvimento de novos produtos, além de gerir tecnicamente os provedores de Cloud e os modelos de consumo.

Além disso, a Superintendência também dará suporte à adoção de práticas e ferramentas Cloud Native, garantindo a integração com as demais áreas técnicas da Cielo, como Segurança, por exemplo.

Ao todo, a área terá mais de 60 profissionais dedicados a implementar todos os projetos de migração e adoção de Cloud, incluindo as etapas de planejamento estratégico e homologação.

Cielo e AWS já têm outras experiências em conjunto

 

Juntas, Cielo e a Amazon Web Services já realizaram outras iniciativas.

Em 2020, por exemplo, nossa companhia se tornou a primeira credenciadora a viabilizar a realização de pagamentos utilizando o auxílio-emergencial. A solução foi desenvolvida em um curto espaço de tempo e disponibilizada por meio do app da Caixa Econômica Federal.

Outro exemplo: com a utilização das ferramentas da AWS, as novas funcionalidades para o aplicativo da Cielo passaram a ficar prontas em uma semana.  Esse desenvolvimento levava cerca de um mês, quando ocorria com o sistema on premises (que requer a instalação de programas nos computadores e/ou servidores da empresa).

A escolha da AWS como provedora de cloud computing da Cielo levou em conta dois aspectos principais: os contínuos investimentos da empresa em segurança (que fortalecerão ainda mais as iniciativas da nossa companhia) e o amplo suporte que a AWS prestará através do treinamento de aproximadamente 200 colaboradores da Cielo em temas como arquitetura, desenvolvimento e dados.

“Ao expandir sua operação na AWS, a Cielo passa a contar com o desempenho, elasticidade e o suporte que precisa para manter seus clientes seguros, ao mesmo tempo que utiliza a ampla gama de serviços para escalar de acordo com a demanda. Essa movimentação sinaliza um compromisso da companhia com a modernização e a transformação digital que o mercado e os clientes pedem nos dias de hoje”, diz Cleber Morais, diretor-geral da Amazon Web Services no Brasil para o setor corporativo.

Parceria reforça cultura de inovação na Cielo

O projeto foi iniciado já em outubro e tem prazo de 18 meses para conclusão da primeira fase (migração total dos servidores para a nuvem).

Além da agilidade na operação e desenvolvimento de novos produtos, a parceria deve acelerar a cultura de inovação, tornando a Cielo ainda mais competitiva em relação ao mercado e ajudando a reduzir custos de infraestrutura a longo prazo.

Com isso, nossos clientes poderão ter, a médio prazo, uma resposta mais rápida às suas necessidades, dada a simplificação de arquitetura de tecnologia.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288