Você está em:

Índice ICVA

ICVA: Varejo do Rio Grande do Sul cresce 2% puxado por mercados e farmácias; capital tem queda de 31,1%

Com as enchentes na região, comerciantes de outros segmentos observaram retração acentuada nas vendas.
Publicado por Equipe Cielo

Mãos entrelaçadas, em gesto de solidariedade, pelos efeitos negativos das enchentes no Sul do país

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que o Varejo do Rio Grande do Sul reagiu na segunda semana de enchentes e cresceu 2% entre os dias 6 e 12 de maio. O resultado considera a comparação com período similar de 2023.

Na primeira semana do desastre, o comércio no estado havia apresentado queda de 15,7% nas vendas.

O resultado foi alavancado pelo consumo nos segmentos de:

  • Supermercados & Hipermercados: alta de 28,2%
  • Drogarias & Farmácias: alta de 14,1%
  • Postos de Combustíveis: alta de 3,8%

Por outro lado, outros setores do Varejo gaúcho apresentaram retração significativa, tais como:

  • Óticas & Joalherias: queda de 66,2%
  • Estética: queda de 52,7%
  • Turismo: queda de 48,9%
  • Bares & Restaurantes: queda de 46,2%.

“O resultado positivo se deve ao desempenho de setores que contêm itens de primeira necessidade como água, alimentos, medicamentos e produtos de higiene pessoal. Estes artigos estão sendo muito buscados pela população atingida neste momento, e essa procura compensou a queda de outros setores”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

Na capital Porto Alegre, faturamento do comércio se mantém em queda

Já na capital do Rio Grande do Sul, o cenário do Varejo é diferente. Profundamente afetado pela cheia das águas, o comércio de Porto Alegre teve queda de 31,1% no faturamento no período analisado.

Os principais responsáveis pela retração foram os setores de:

  • Óticas & Joalherias: queda de 84%
  • Estética: queda de 80,2%
  • Bares & Restaurantes: queda de 57,4%
  • Turismo: queda de 47,5%

Assim como no restante do estado, Farmácias e Postos de Combustíveis apresentaram alta de 17,6% e 6,4%, respectivamente.

No entanto, o desempenho destes segmentos não foi suficiente para estancar a queda acentuada de outros setores.

Supermercados & Hipermercados, que se destacaram no estado, apresentaram queda de 1% na capital.

“Informações dão conta de que as enchentes em Porto Alegre são ainda mais danosas à rotina do que em outros lugares. Isso deve ter se refletido no fechamento de boa parte do comércio. Assim, foi registrada uma retração ainda maior do que a média do estado”, diz Alves.

Ações de apoio realizadas pela Cielo

Atenta ao sofrimento causados pelas enchentes, a Cielo está adotando medidas voltadas para comunidades, clientes e colaboradores atingidas pela calamidade.

Dentre elas, estão:

  • A isenção do aluguel de máquinas aos clientes da companhia no Rio Grande do Sul por três meses;
  • Condições especiais para antecipação de recebíveis;
  • Apoio psicológico;
  • Suspensão temporária de cobranças;
  • Troca de equipamentos de forma agilizada assim que as condições forem reestabelecidas.

Arrecadação de doações

Além disso, a companhia destinará recursos a pessoas atingidas por meio do Fundo de Impacto Social, criado recentemente pela companhia e pela ação conjunta com a Fundação Banco do Brasil.

As doações serão utilizadas na compra de alimentos, água, medicamentos, colchões, itens de higiene, artigos de limpeza e materiais para recuperação das casas atingidas.

Participe e faça sua doação!

Banco do Brasil (001)

Agência – 3132-1

Conta – 500.000-9

Chave Pix – sustentabilidade@cielo.com.br

QR Code da Cielo para campanha de arrecadação de recursos para as vítimas das enchentes no Sul do Brasil

Integrantes do Time Cielo no Rio Grande do Sul

Para integrantes do Time Cielo, a companhia disponibiliza a opção de antecipar salário a quem tiver interesse.

A Cielo também oferece apoio psicológico e acompanhamento intensificado da equipe de medicina do trabalho.

Adicionalmente, há monitoramento em tempo real da condição de moradia e da localização de colaboradoras e colaboradores.

Chuvas no RS: saiba mais sobre as ações que a Cielo está realizando

Matérias mais recentes

Entenda o que é Click to Pay e como ele traz mais rapidez e segurança para as compras online

O que é Click to Pay e como essa forma de pagamento pode facilitar as compras online? Saber a resposta…

Publicado por Equipe Cielo

Le Fille Boutique: loja de roupas usa Link de Pagamento Cielo para vender mais

A Le Fille Boutique é resultado da paixão da empresária Nathalia Brito por moda. Antes mesmo de ter seu próprio…

Publicado por Equipe Cielo

Nichos de mercado: o que são e como aproveitar oportunidade de negócios

Com tantas possibilidades no mercado para empreender, hoje podemos encontrar um cenário mais favorável para você investir o seu tempo…

Publicado por Equipe Cielo

Controle de pagamento: como gerenciar um negócio e evitar problemas

O controle de pagamento é uma prática essencial para manter a saúde financeira de qualquer empresa. Afinal, quem não controla…

Publicado por Equipe Cielo

Indicadores financeiros: como analisar e melhorar a saúde do negócio

Você sabe o que são indicadores financeiros e como utilizá-los a favor do seu negócio?  Essas métricas, que muitas vezes…

Publicado por Equipe Cielo

O que é RPA? Entenda o recibo de pagamento autônomo e sua importância

Muitas pessoas trabalham por conta própria no Brasil. Hoje o número de trabalhadores autônomos é de quase 30 milhões, segundo…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288