Você está em:

Índice ICVA

Varejo brasileiro cresce 5,2% em outubro, segundo ICVA | Cielo

Publicado por Equipe Cielo

Dia das Crianças, uma quinta-feira a mais e uma segunda-feira a menos ajudam a explicar o resultado

 
As vendas no varejo brasileiro cresceram 5,2% em outubro, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA apresentou alta de 6,9%.
Três datas contribuíram para o resultado mensal, comparado a outubro de 2018: o dia das Crianças, considerado um forte dia de vendas, caiu em um sábado, além de uma quinta-feira a mais e uma segunda-feira a menos.
Houve uma desaceleração nas vendas de setembro para outubro, mas para Gabriel Mariotto, diretor de inteligência da Cielo, “o principal motivo foi a ‘Semana do Brasil’, evento realizado pela primeira vez e que puxou as vendas para cima, em setembro”.
“Isolando o evento da comparação, percebemos aumento das vendas em outubro, inclusive acima do patamar verificado no início do segundo semestre”, completou Mariotto.
Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, destaque positivo para o bloco de Serviços, nos segmentos de Turismo e Transporte e Alimentação – Bares e Restaurantes. No grupo de bens não duráveis, Supermercados e Hipermercados diminuíram o ritmo das vendas. Já no bloco de bens duráveis e semiduráveis, Móveis, Eletro e Departamento contribuíram, também, para a desaceleração do índice.
Com exceção da região Norte, que apresentou alta de 7,8%, todas as outras regiões registraram desaceleração de acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário. A região Sul verificou desaceleração de 6,0%, seguida pelas regiões Centro-Oeste (5,3%), Nordeste (4,6%) e Sudeste (1,7%).
Pelo ICVA nominal, o destaque foi a região Norte, com aceleração de 10,3%. Ela foi seguida pelas regiões Sul (8,0%), Nordeste (7,7%), Centro-Oeste (7,4%) e Sudeste (6,2%).

 
 

 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288