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Índice ICVA

ICVA mostra crescimento de 7,2% das vendas no varejo em julho

Considerando o impacto do aumento da inflação, vendas no setor retornam ao patamar pré-pandemia.
Publicado por Equipe Cielo

Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) de julho de 2021

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que as vendas no varejo brasileiro cresceram 7,2% em julho (descontada a inflação), frente ao mesmo mês de 2020.

Em termos nominais – que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista – o ICVA registrou alta de 21,6%.

Calendário de julho tem impacto positivo no

Em 2021, os efeitos de calendário beneficiaram o resultado de julho. Isso ocorreu porque o mês teve um sábado, dia forte para o comércio, a mais e também contou com uma quarta-feira, data em que a movimentação do comércio é menor, a menos em relação a julho do ano passado.

Sem esse impacto positivo, o índice registrou alta de 6,5%, descontada a inflação. Em termos nominais, já com os ajustes de calendário, o faturamento subiu 20,7%.

“O patamar de faturamento do varejo continua, em termos nominais, próximo àquele observado no período pré-pandemia”, afirma Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo. “No entanto, esse crescimento está associado ao aumento da inflação no período. Desconsiderando esse efeito, o varejo ainda está cerca de 14% abaixo do patamar observado em 2019”.

 

Inflação é puxada pela alta na energia elétrica

 

Apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apontou alta de 8,99% no acumulado dos últimos 12 meses, com alta de 0,96% em julho.

Os reajustes no preço da energia elétrica foram a principal causa do aumento deste índice.

Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 13,3%, acelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.

 

Macrossetor de Serviços tem aceleração no mês

 

Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, o macrossetor de Serviços teve uma aceleração na passagem mensal, com destaques para dois setores: Bares e Restaurantes e Turismo e Transporte.

 

Já o macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis desacelerou. Materiais para Construção e Vestuário foram os setores que mais contribuíram para a desaceleração.

No macrossetor de Bens Não Duráveis, os setores de Veterinárias e Pet-shops e Drogarias e Farmácias foram os que mais colaboraram para a desaceleração.

 

 

Crescimento em todas as regiões do país

 

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, todas as regiões do país apresentaram crescimento em relação a julho do ano passado.

 

O destaque foi a região Nordeste, que registrou alta de 9,3%, seguida do Centro-Oeste (+8,2%), Sul (+7,2%), Sudeste (+6,5%) e Norte (+4,1%).

 

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste calendário, a região Nordeste registrou aumento de 24,2% nas vendas. Na sequência aparecem: Centro-Oeste (+22,0%), Sudeste (+20,6%), Norte (+19,2%) e Sul (+17,8%).

 

Sobre o ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,3 milhão de varejistas credenciados à companhia.

 

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

 

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

 

Como é calculado

 

A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

 

Entenda o Índice

 

  • ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado: ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

 

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