De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas no fim de semana da Black Friday 2021 cresceram 6,9% em relação a igual período do ano passado.
A comparação considerou o período de 25 e 28 de novembro deste ano e o período de 26 a 29 de novembro de 2020.
O e-commerce registrou alta de 16,4%. Já as vendas nas lojas físicas tiveram expansão de 4,0%. No entanto, em relação a 2019 (antes da pandemia da Covid-19), o varejo apresentou retração de 3,8% no patamar de faturamento nominal.
De acordo com o Head de Inteligência da Cielo, Pedro Lippi, o faturamento do Varejo veio em um ritmo de crescimento menor que o observado nos últimos meses no ICVA mensal:
“A sexta-feira ainda é o principal dia de vendas, mas houve uma diluição no período analisado. O período consolidado apresentou crescimento de 6,9% versus 6,3%, quando observamos apenas o comportamento da sexta-feira”, afirma.
Turismo e transporte se destacam como setores de melhor desempenho
Na Black Friday 2021, os setores com os melhores desempenhos quando comparados ao mesmo período de 2020 foram:
- Turismo e transporte (+46,0%);
- Cosméticos e higiene pessoal (+15,3%);
- Drogarias e farmácias (+7,2%);
- Supermercados e hipermercados (+5,6%);
- Móveis, Eletro e Lojas de Departamento (+5,2%)
- Vestuário (+4,2%);
- Livrarias, papelarias e afins (+0,5%).
Por outro lado, os setores de veterinárias e pet shops e materiais de construção apresentaram queda de -1,4% e -8,8%, respectivamente.
Região Sul é o destaque na Black Friday 2021
Entre as cinco regiões do país, a região Sul foi o destaque, registrando a maior alta nas vendas: 8,4%. O estado de Santa Catarina teve o maior crescimento (+13,7%), seguido pelo Rio Grande do Sul (+7,9%) e pelo Paraná (+4,9%).
A região Norte vem em seguida, com alta de 4,3% no faturamento do Varejo. Destaques para o estado do Amazonas, que teve crescimento de +7,8% e do Pará, com aumento de +5,6%.
Já na região Nordeste, as vendas cresceram 3,7%, com destaques para Ceará (+8,4%), Pernambuco (+4,4%) e Bahia (+2,8%).
Na região Sudeste as vendas subiram 3,0%, com os estados de Minas Gerais (+3,3%), São Paulo (+3,0%) e Rio de Janeiro (+1,6%) como destaques.
Por fim, na região Centro-Oeste as vendas cresceram 2,9%, com destaques para Goiás (+4,6%) e Mato Grosso (+2,9%). O Distrito Federal registrou queda de 1,9%.
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Sobre o ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por 1,3 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como é calculado
A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice
ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
ICVA Deflacionado: ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.