Comércio tem melhoria de desempenho com abrandamento das medidas de isolamento, mas inflação é a principal causa do aumento nominal do faturamento
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) indica que as vendas no Varejo durante o mês de agosto cresceram 1,9% (descontada a inflação) em comparação com o mesmo mês de 2020.
Em termos nominais – que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista – o ICVA registrou alta de 16%.
Diminuição das medidas de isolamento contribui para o resultado
Os valores observados pelo ICVA foram positivamente impactados por fatores como o abrandamento das medidas de isolamento e o aumento no índice de preços.
Em compensação, agosto de 2021 sofreu com efeitos de calendário.
Comparado com agosto de 2020, o mês teve menos um sábado (dia forte para o comércio) e mais uma terça-feira (quando a movimentação do comércio é menor).
Ajustando os efeitos de troca de dias, houve crescimento nominal de 16,6% e de 2,4% (descontando a inflação) no faturamento de agosto de 2021 frente a agosto do ano passado.
“O faturamento do Varejo está em crescimento contínuo nos últimos meses, mesmo que com um ritmo menor. No entanto, esse resultado não está associado apenas à retomada da atividade comercial em todo o país. Em termos nominais, o Varejo está 1,4% acima do patamar de 2019, porém, desconsiderando os efeitos inflacionários do período, ainda está 13,5% abaixo, indicando que ainda há espaço para continuar a retomada das vendas.”, afirma Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo.
Alta nos combustíveis puxa aumento no IPCA
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou alta de 9,68% no acumulado dos últimos 12 meses, com alta de 0,87% em agosto.
Os reajustes no preço dos combustíveis foram as principais causas do aumento do índice.
Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 13,9%, acelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.
Desempenho dos setores
Descontada a inflação e considerando o ajuste de calendário, o macrossetor de Bens Não Duráveis sofreu aceleração na passagem mensal, com colaboração do segmento de Supermercados e Hipermercados.
Já o macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis e Serviços experimentaram desaceleração. Aqui, o destaque para a desaceleração foi o segmento do Vestuário.
No macrossetor de Serviços, o segmento de Turismo e Transporte foi o principal responsável pela desaceleração.
Entre as regiões, Nordeste alcança o melhor desempenho
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, todas as regiões do país apresentaram crescimento em relação a agosto do ano passado.
A região Nordeste registrou alta de 3,2%, seguida do Sudeste (+3,1%), Norte (+2,6%), Centro-Oeste (+1,6%) e Sul (+1,0%).
Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, a região Nordeste registrou aumento de 17,2% nas vendas.
Na sequência aparecem: Sudeste (+17,1%), Norte (+16,2%), Centro-Oeste (+15,3%) e Sul (+15,1%).
Sobre o ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por 1,3 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como é calculado
A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice
ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
ICVA Deflacionado: é o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.