Em abril, o varejo brasileiro subiu 1,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta quinta-feira (16). O indicador do mês já tem descontada a inflação que incide sobre os setores do varejo ampliado. Em termos nominais, que refletem a receita de vendas observada de fato pelo varejista, o ICVA registrou alta de 7,2% na comparação com o ano anterior.
O resultado do mês foi impactado positivamente pelo calendário, impulsionado pelas vendas da Páscoa, mesmo com uma Sexta-Feira Santa mais fraca que o ano anterior. O benefício no calendário se dá por causa da troca de dias úteis – abril teve uma terça-feira a mais e um domingo (dia fraco para o varejo) a menos.
Ajustando o ICVA deflacionado a esse efeito, o índice aponta alta de 0,8%, com uma aceleração em relação a março. Pelo ICVA nominal, no mesmo conceito, o indicador apresentou alta de 6,1% na comparação com o mesmo período de 2018, também com aceleração.
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