Você está em:

Inteligência Artificial

IA: a disrupção do varejo já chegou

Cesar Gon conta a história da Inteligência Artificial e mostra que a disrupção do varejo já chegou, trazida pela tecnologia. Saiba como aproveitar a tendência
Publicado por Equipe Cielo

A história da Inteligência Artificial (IA) mostra que a tecnologia é uma das maiores disrupções tecnológicas que já vivemos, mas sua evolução não aconteceu da noite para o dia e seu impacto ainda não foi totalmente percebido.

Nos anos 50, a IA saiu da ficção científica junto com a Ciência da Computação e, em vários ciclos, se tornou mais e mais presente na sociedade. Do computador Deep Blue que derrotou o campeão de xadrez Garry Kasparov nos anos 90 ao machine learning, a tecnologia avançou nas últimas décadas.

“A partir de 2012, com a explosão de dados e o poder computacional, especialmente com a chegada das GPUs da NVIDIA, assistimos a uma revolução tecnológica que tornou a IA palpável e cada vez mais acessível”, afirma Cesar Gon, fundador e CEO da CI&T.

Com a IA Generativa, no fim de 2022, começou um novo capítulo. Para onde ele vai nos levar?

Entrevistado no episódio 1 do podcast 10+10 da btr varese, que é patrocinado pela Cielo e ouve alguns dos mais importantes especialistas que estão movendo a Inteligência Artificial no varejo brasileiro, Cesar Gon trouxe insights sobre a evolução da tecnologia, seus desafios e como gerar ainda mais valor no mercado nacional.

Desafios e oportunidades para o varejo

Para Cesar Gon, o momento atual é de grandes desafios, especialmente para as empresas que não são nativas digitais. “Praticamente nenhuma empresa de varejo no Brasil está livre de legados tecnológicos fragmentados. Isso faz com que o desafio da integração seja gigantesco”, explica.

Segundo o especialista, a Inteligência Artificial ajuda a acelerar essa transformação, mas demanda um esforço coordenado entre tecnologia, pessoas e governança. “Se faltar qualquer um desses pilares, o processo de uso da IA pode falhar ou gerar riscos aos negócios”, alerta.

  • Tecnologia: sistemas legados fragmentados, dados descentralizados e processos complexos precisam ser substituídos. O uso de Agentes de IA ajuda na transformação e reescrita de sistemas antigos, encurtando o gap tecnológico.
  • Pessoas: precisam estar engajadas, capacitadas e preparadas para aplicar a IA no dia a dia. Os líderes têm um papel fundamental nesse processo;
  • Governança: é fundamental para garantir segurança, ética e confiabilidade no uso dos dados e dos sistemas de IA.

Na visão de Cesar Gon, a implantação de IA no varejo deve ser um esforço que vai além da tecnologia pura, englobando mudanças na gestão e na cultura das empresas. “O fator humano é o mais complexo, pois envolve cultura, hábitos e liderança, que precisam estar alinhados com as mudanças trazidas pela tecnologia”, afirma. “Somente assim os benefícios da IA serão efetivamente entregues.

Segundo o especialista, o segredo do sucesso nesse período de mudanças está na capacidade de aprender mais rápido que a concorrência. “Os líderes precisam se preparar não apenas para adotar tecnologias, mas para transformar a cultura e os modelos de gestão dos negócios”, acrescenta.

O que o futuro reserva para a IA no varejo?

Neste episódio do podcast 10+10, Cesar Gon mostra que estamos no início de uma grande disrupção tecnológica que será turbinada pela IA e mediada por metodologias como o Lean. “Para isso, é preciso haver um letramento tecnológico dos líderes, organizando a disrupção com base na gestão, liderança e cultura. Assim, as empresas poderão extrair valor real da IA”, diz.

O Brasil tem um papel estratégico em inovar localmente e formar talentos. “Temos um dos maiores pools de talentos em tecnologia do mundo, o que é uma vantagem geopolítica importante”, completa.

A Inteligência Artificial é uma força transformadora que vai remodelar o varejo e as empresas. Com suas soluções inteligentes, a Cielo acompanha e impulsiona essa mudança, oferecendo ferramentas que unem tecnologia, dados e segurança.

Para criar um futuro mais eficiente e inovador, as empresas precisam ter não apenas a tecnologia, mas o mindset necessário para navegar com sucesso nesse cenário disruptivo. Conte com a Cielo como uma parceira essencial do seu negócio nessa jornada!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288

Sair da versão mobile