Até alguns meses atrás, jamais iríamos imaginar que o comércio fecharia as portas de uma hora para a outra. Da mesma forma, não esperávamos uma mudança drástica nas relações interpessoais e de consumo. E, embora pareça cena de filme, tudo isso aconteceu e vem acontecendo, e é necessário se superar diariamente.
Quando olhamos para o mercado, os pequenos negócios foram os mais afetados com a queda de faturamento. Muitos empreendedores se viram obrigados a mudarem suas rotinas de forma rápida para entrar no mundo digital.
Mas toda transição gera instabilidade, inclusive nas vendas, e as contas continuaram a chegar.
Lidar com essa situação não é fácil e exige todo o espírito de superação do empreendedor brasileiro. É necessário se adaptar, negociar com fornecedores e funcionários e inovar. E essa inovação não se restringe aos produtos e serviços: ela se estende para a forma de se relacionar com os clientes.
Mediante tudo isso, surge uma preocupação: como manter as atividades e reduzir perdas? Com a força da luta diária que os proprietários de negócios conhecem tão bem!
Uma coisa é fato: a determinação está no sangue do empreendedor. Ela é a responsável por cada vitória e indica o sucesso da jornada. Combinadas a essa determinação, algumas ações simples podem ajudar a superar a crise e se fortalecer. E nós trouxemos uma série de dicas para você. Confira abaixo.
Antes de mais nada, inove!
Num cenário de mudanças, se destaca quem está disposto a buscar inovação. Mas não se engane: inovar, nem sempre, envolve o uso de tecnologias de última geração. Dá para inovar no atendimento, na apresentação dos produtos ou, até mesmo, no formato de negociação.
No momento atual, inovar nos canais de divulgação e vendas é essencial. É necessário deixar claro que seu negócio continua ativo, atendendo por outros meios. Utilize redes sociais para divulgar seus produtos e serviços, além de fomentar o relacionamento.
Tem um cadastro de clientes? Aproveite para fazer contato direto via WhatsApp. Seu estabelecimento precisa se manter vivo na memória dos clientes, para que seja considerado em futuras compras.
Na hora da venda, vale investir em combos, combinando itens mais vendidos aos que têm menor saída. Ou opte por trabalhar com seus principais produtos, reduzindo o risco do estoque parado. Mas fique atento: novos produtos e serviços podem não ser interessantes num momento instável. Trabalhe com o que você já tem!
Por fim, receber pagamentos e entregar os produtos também exigiu inovações. O delivery surgiu como principal aliado para quem quer continuar vendendo. Ao mesmo tempo, os pagamentos online se tornaram item básico para evitar contato físico e proporcionar vendas a distância.
Nesse sentido, oferecemos o Cielo Link de Pagamento. Com ele, você vende online sem ter uma loja virtual! Basta gerar links de pagamento e começar a vender nas redes sociais, noWhatsApp ou até mesmo por e-mail, de forma simples e segura.
Veja como é fácil gerar um link de pagamento com o Cielo Link de Pagamento:
Negociar é necessário
Tenha em mente que seus fornecedores estão passando pela mesma situação que você. Por isso, é necessário estar disposto a negociar de forma amigável, discutindo termos de contratos e entendendo possibilidades.
Você pode negociar preços, entendendo a viabilidade de reduções. Mas também pode buscar outras possibilidades, como extensão de prazos de pagamento ou realização de parcelamentos.
Casos mais sensíveis podem ser abordados juridicamente. Considere isso quando for um imperativo para a sobrevivência do seu negócio garantir uma boa negociação.
E meus funcionários?
Muitos empreendedores se sentem responsáveis pelo sustento de seus funcionários, o que aumenta a preocupação no momento que estamos vivendo. Essa preocupação é sinônimo de empatia e humanidade e precisa ser levada em conta no enfrentamento da crise.
Por falar em empatia, ela é traduzida nas atitudes adotadas e a transparência é o elemento básico para que ela exista. Converse com seus funcionários, seja claro sobre a realidade da empresa e esteja disposto a ouvi-los.
Pense em demissões como última opção. Busque realocar funções, atribuindo novas atividades de acordo com as mudanças do negócio. Se necessário, negocie reduções salariais como forma de manter os empregos.
Você pode, ainda, buscar os programas do governo voltados ao pequeno negócio para reforçar seu caixa e garantir os salário.
Se preferir, você também pode fazer a Antecipação Avulsa no mesmo dia da sua empresa para cobrir despesas nesse momento.
Outra opção é usar o Receba Automático em 2 dias. Com ele, você recebe o dinheiro das vendas feitas no crédito à vista ou parcelado em até dois dias úteis e melhora seu fluxo de caixa. Veja como funciona:
Deu pra ver que, mesmo em um momento difícil, existem formas de continuar vendendo, não é mesmo? Fazendo adaptações e abraçando as oportunidades, temos certeza que vamos superar essa crise!
E não se esqueça: com a Cielo, você tem soluções completas para melhorar as finanças, as vendas e a gestão do seu negócio!