Cielo levou para a Autocom 2019 soluções
para otimizar os negócios
Sob o lema de que o cliente não quer mais só produtos ou serviços, mas comprar uma experiência para ter sensações memoráveis, as maiores empresas do setor de automação para comércio rechearam seus estandes na Autocom (Feira Internacional de Automação para o Comércio) com inovações tecnológicas. O evento, realizado no Expo Center Norte, é o maior da América Latina e está na sua 21ª edição.
Para cumprir a missão de encantar clientes e fornecedores, a Cielo levou para a feira algumas de suas principais soluções, como a Cielo LIO (terminal que otimiza o pagamento e a gestão de estabelecimentos comerciais) e o QR Code™ Pay (tecnologia que permite o pagamento em máquinas da Cielo sem uso de cartões).
Democratização do pagamento digital
“A solução do QR Code™ é importante para democratizar o pagamento. Ele pode ser feito por qualquer celular com câmera, o que é o nosso grande diferencial”, afirma Rafael Silveira, profissional da área de e-commerce da Cielo que deu uma palestra sobre o tema durante a Autocom 2019.
O processo de compra, feito totalmente pelo celular do cliente no ponto de venda, leva o mesmo tempo que o do método tradicional. O pagamento cai direto no cartão de crédito do cliente, que precisa estar cadastrado em algum tipo de aplicativo inserido a um sistema bancário. Não é preciso nem mais usar o dinheiro de plástico na compra.
Melhorando a experiência do cliente
O Web Posto Pay, um de nossos parceiros no evento, usou a Cielo LIO, para facilitar a experiência de compra dos seus clientes. Com uma máquina por frentista, no fim do dia, o dono do estabelecimento comercial tem um total controle do caixa em poucos minutos. Ao descarregar os sistemas no servidor, todas as informações fiscais, financeiras e de estoque podem ser visualizadas rapidamente. O cliente tem também acesso rápido ao seu comprovante de pagamento.
“Estamos saindo da era dos produtos e serviços e passando para a do sentimento, a das experiências dos clientes”, afirma Eduardo Lauria, head de design e experiência do usuário da Cielo. Segundo ele, que também deu uma palestra na feira, um dos focos atuais da empresa é transformar os clientes em embaixadores da própria experiência vendida pela Cielo.
Nessa linha, a empresa também mantém a filosofia da plataforma aberta em todas as mais de 100 mil máquinas Cielo LIO espalhadas pelo país. Com isso, desenvolvedores de aplicativos podem colocar suas invenções a serviço dos comerciantes. “Todos ganham nesse contexto. O desenvolvedor, os usuários das máquinas e a Cielo, que aumenta seu portfólio de soluções”, diz Carolline Barbosa da Fonseca, especialista de produtos da Cielo.
Em sua palestra na Autocom 2019, ela mostrou como é simples para o desenvolvedor conseguir colocar seus aplicativos nas máquinas LIO. “A integração é rápida, fácil e segura. A certificação dos novos aplicativos demora dois dias”, diz a especialista. O grande foco dos aplicativos é ajudar os consumidores na gestão de seus negócios.
Outros destaques do evento
Ao longo das alamedas do Pavilhão Amarelo da Expo Center Norte, milhares de pessoas puderam conferir várias outras novidades. Desde sistemas inovadores para facilitar a vida do consumidor apresentados por startups até leitores digitais modernos ou impressoras de R$ 90 mil, que imprimem diretamente sobre tecidos de roupa.
O leitor biométrico idBio, da Control ID, não apenas gera a imagem digital dentro dele como também a identifica, por meio de um algoritmo embarcado no equipamento. Sem necessidade de estar acoplado a nenhuma outra máquina para gerar a identificação, o controle pode ser útil em pontos de venda, por exemplo. “Na porta de uma loja, o cliente pode chegar e ser identificado pela digital. A partir daí, o vendedor conseguirá saber em um simples monitor desde o nome daquele consumidor até as preferências dele”, afirma Bruno Braga, da Control ID.
No estande da Epson, uma das novidades apresentadas na feira é uma gigantesca impressora jato de tinta que tem a capacidade de, em menos de cinco minutos, imprimir sobre tecidos de roupa com uma boa resolução. Apesar do alto preço do equipamento, o objetivo da empresa é alugar a máquina aos interessados em fazer ações promocionais para os clientes.
Autocom 2019 reuniu mais de 150 expositores, entre eles os maiores fabricantes de hardware, software, AIDC/RFID, empresas de meios de pagamento e start ups.