Saiba como prevenir fraudes no seu negócio
Comerciante ou comprador, todo mundo conhece alguém que já foi fraudado no cartão de crédito. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking deste tipo de crime no e-commerce, de acordo com pesquisa realizada pela ACI Worldwide.
Os casos mais comuns estão ligados a roubo de dados, uso não autorizado de informações de terceiros e o chargeback (contestação de uma compra por parte do consumidor).
Entre janeiro e agosto de 2018, foram detectados 920 mil golpes na internet, ou seja, 3,6 fraudes por minuto – segundo dados da ciberseguradora Psafe.
Já um outro relatório da ClearSale divulgado em 2022 apontou 6,1 milhões de tentativas de fraude por cartão de crédito no e-commerce, sendo que cerca de 3,92% dos pedidos foram alvo de ataques na região na Região Norte, seguida por Centro-Oeste (2,51%), Nordeste (2,45%), Sudeste (2,11%) e Sul (1%).
Entre as categorias de produtos que sofrem mais tentativas de fraude, lideram os celulares com 7,1% do total de vendas, seguidos pelos eletrônicos (7%), equipamentos de informática (5,4%), ar-condicionado (4,8%) e itens automotivos (4,7%).
Segundo uma pesquisa da Serasa Experian, pessoas de 36 a 50 anos, representam 36,1% das vítimas de golpes e fraudes, ficando na segunda posição as de 26 a 35 anos, com 27,5%, seguidas das pessoas de 51 a 60 anos, com 14%. Jovens com até 25 anos, são 11,4%, e, idosos acima de 60 anos, com 10,9%.
Também crescem os golpes nos quais as vítimas são induzidas, geralmente em contatos telefônicos, a liberar os dados e até mesmo os próprios cartões. Por isso é cada vez mais urgente aprender como prevenir fraudes.
Tanto no ambiente físico quanto em e-commerces, dados cadastrais e financeiros de clientes e comerciantes merecem cuidado redobrado. Aceitar cartões de crédito é uma alternativa rápida e segura, mas merece atenção.
Por isso, fizemos uma lista de como evitar golpes com cartão com algumas soluções práticas para tornar as transações mais seguras.
Como prevenir fraudes em um ponto comercial?
1) Peça dados básicos do seu cliente (nome, CPF, telefone e e-mail) e faça um cadastro de vendas. Com isso, você garante um contato direto com o usuário para evitar possíveis problemas com pagamento. Além disso, terá em mãos contatos para avisar o consumidor sobre promoções e ações na sua loja.
2) Em caso de vendas de alto valor, peça um documento com foto. Desta forma, você tem certeza que as informações fornecidas pelo cliente conferem com os dados do cartão.
3) Faça também uma verificação básica no cartão. Passe os dedos sobre os números do plástico e note se eles apresentam relevo, verifique se há o selo metalizado da bandeira na parte de trás.
4) Emita nota fiscal do pedido – nela, deverá constar modelo, marca, cor, valor, data da compra – faça uma dupla checagem na numeração do produto, para ter certeza de todos os detalhes de entrada e saída de mercadorias do seu estabelecimento.
5) E a dica mais importante de como prevenir fraudes é: apenas o lojista deve manusear a maquininha, nunca deixe a mesma nas mãos do cliente.
Como evitar fraudes no e-commerce?
1) Verifique se o site da sua empresa apresenta o ícone de um cadeado fechado no alto do seu navegador de acesso à internet – trata-se de um selo de certificação de segurança. Lojas que possuem o endereço inicial “https” (com o “s” antes do “www”) possuem esse certificado. Isso significa que é um ambiente virtual seguro e os dados de cartões não correm riscos.
2) Na loja virtual Cielo, você já conta com certificado de segurança e soluções de pagamento integradas, em uma plataforma simples de personalizar e pronta para começar a vender.
3) Tenha certeza de que seu negócio tem boas recomendações em sites de avaliação e, em casos de comentários negativos, faça um esforço para responder e resolver os problemas.
4) Para você que busca entender como prevenir fraudes e já tem uma loja virtual, a API e-Commerce Cielo é a solução digital com sistema de inteligência neural (oferecendo uma das melhores ferramentas antifraude do mercado, com informações estratégicas sobre comportamento de compra dentro e fora do mundo digital).
5) Avise o seu cliente sobre a compra realizada em nome dele na sua loja virtual, seja por e-mail, SMS ou pelo WhatsApp, apontando o status da compra.
Para vender com mais segurança, esteja atento às informações que seu cliente fornece e também com relação às soluções que você usa no seu negócio (da maquininha de cartão aos certificados de segurança do seu e-commerce, assim, sempre venderá mais).
É importante que você proteja ao máximo os dados dos seus clientes, principalmente em ambiente virtual, visto que os golpes e as fraudes evoluem com o tempo. Por isso, utilizar ferramentas que estão em constante atualização garante uma maior segurança para todos.
Uma forma eficiente de evitar fraudes na internet é adequar o seu ecommerce à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Dessa maneira, você evita o vazamento de dados dos seus clientes, uma vez que os mesmos não poderão mais ser acessados sem permissão.
Este tipo de cuidado impedirá que terceiros acessem os dados, o que ajuda a inibir o uso indevido.
A Cielo acredita no desenvolvimento dos empreendedores de todos os tamanhos e setores que movimentam o varejo diariamente. Por isso, investimos em segurança para proteger clientes e consumidores que usam os nossos equipamentos diariamente.
Agora ficou claro por que comprar a máquina da Cielo é a melhor opção para você que busca prevenir fraudes. Sabia que a cada duas transações no Brasil, uma passa pelos nossos equipamentos?
Além de investir em tecnologia de ponta para você vender com mais segurança, oferecemos soluções que aceitam mais de 80 bandeiras! Ou seja, você tem todos os motivos para ter uma Cielo para chamar de sua.
Depois dessas dicas de como prevenir fraudes, veja aqui qual a melhor máquina da Cielo para o seu negócio e contrate já!