Reinvente-se e seu empreendimento sobreviverá à crise do coronavírus
O mundo inteiro está lidando com o novo coronavírus e muitos setores da sociedade estão sendo afetados. Além da saúde pública, o mercado varejista sofreu grandes consequências por causa da recomendação de isolamento social do Ministério da Saúde. Para reduzir os impactos da crise, neste momento os empreendedores devem saber como reinventar negócios.
Por isso, estamos produzindo diversos conteúdos educativos para ajudá-los neste período de dificuldade. Afinal, existem empreendedores de micro e pequenos negócios que dependem exclusivamente da renda do empreendimento para sobreviver.
Pensando nisso, vamos sugerir ações que deixem empresas mais preparadas para superar ou ao menos reduzir os impactos da crise. Sempre respeitando as recomendações para evitar a transmissão do vírus, claro.
A digitalização é o caminho em meio à crise do coronavírus
Em tempos de distanciamento social, empreendedores precisam se reinventar para garantir que o dinheiro continue entrando no caixa.
A pergunta que não quer calar: como fazer isso e manter as vendas ativas?
A resposta está na sua própria rotina e na de milhões de consumidores: o ambiente digital. Ele deve ser explorado ao máximo para superar este grande desafio da COVID-19.
Como fazer isso? Vamos dar algumas dicas.
Presença nas redes sociais
No Brasil, temos 230 milhões de celulares ativos. Segundo levantamento feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, 66% da população é usuária das redes sociais, porcentagem que representa 140 milhões de pessoas conectadas aos mais diversos canais digitais.
Esses números devem ser vistos como ótimas oportunidades para o seu empreendimento, pois os seus produtos e serviços devem ser vistos por pessoas que estão isoladas socialmente.
Detalhe importante: não se esqueça do WhatsApp. Afinal, trata-se de uma das redes mais usadas no Brasil e é fundamental para estreitar o relacionamento com o cliente.
Estudo de público-alvo
O fato de os consumidores passarem boa parte do dia em redes sociais não significa que você deve criar um perfil para a sua empresa em todas elas. Antes disso, você deve estudar o perfil do público-alvo e tomar a melhor decisão.
Esse trabalho pode ser mais simples do que você imagina. Se você tem um empreendimento de cadeiras para gamer, por exemplo, que tal dar uma olhada na concorrência e identificar em quais redes eles marcam presença com mais frequência? Já seria uma forma de saber em quais canais estão os seus clientes.
Não quer tomar a decisão com base no que o seu concorrente faz? Você pode usar a própria rede social para tirar a dúvida.
No momento em que se cria uma conta empresarial, você deve construir uma segmentação para possíveis anúncios na rede. Ao definir todas as especificidades, o número de pessoas impactadas pelas campanhas será exibido. Com isso, você terá uma noção maior e saberá se essa rede é ou não para a sua empresa.
Faça entrega dos produtos
Em alguns estados do país, apenas os comércios essenciais devem estar de portas abertas e os restaurantes devem trabalhar com delivery. Por isso, você deve adaptar o seu empreendimento para continuar faturando neste momento de crise.
Pensando neste cenário, a Cielo firmou uma parceria com a Loggi, empresa de logística. Dessa forma, você não precisará se preocupar nem mesmo com a entrega do produto vendido.
Como funciona?
É muito simples. Ao compartilhar o link de pagamento com o cliente para transacionar o pedido, ele verá um valor adicional em destaque. Trata-se do custo da entrega. É um processo muito transparente e que certamente trará benefícios e segurança para todos os envolvidos no processo de venda.
Cielo Link de Pagamento
Sabe o link de pagamento que acabamos de citar? Caso não saiba, é um produto chamado Cielo Link de Pagamento, que pode ajudá-lo não apenas durante a pandemia, mas sempre que desejar. O melhor de tudo: qualquer empreendedor pode utilizá-lo. É muito fácil de manusear.
Você deve entrar na área dedicada ao cliente no site da Cielo ou pelo aplicativo, inserir as informações da venda. Um link será gerado e pode ser compartilhado com o cliente via rede social. Ele deve informar os dados do cartão para finalizar a compra. É tão simples como qualquer compra on-line.
Assim, você evita a transmissão indireta do vírus por meio da máquina e ainda aceita cartões mesmo sem ter um equipamento. Gostou da ideia? Achamos essa solução muito bacana para se prevenir e faturar durante a crise do coronavírus.
Quer ver o Cielo Link de Pagamento na prática? Temos um vídeo que mostra o passo a passo do processo no YouTube. É bem curtinho, vale conferir.
QR Code e NFC
Em período de pandemia, temos que nos esforçar ao máximo para encontrar soluções que reduzam a probabilidade de contaminação. Pensar no momento de realizar pagamentos é uma forma de prevenção e que você deve levar em conta.
Se você está com as portas abertas, certamente muitos clientes pagam no cartão de crédito ou débito. Que tal oferecer a alternativa de pagamento via QR Code ou NFC (Near Field Communication), também conhecido como pagamento por aproximação?
Essas são alternativas que evitam a contaminação indireta. Ou seja, por meio do contato físico com a máquina de cartão.
Para pagar com QR Code, os consumidores precisam de um smartphone e uma carteira digital. Já com o NFC, é possível pagar com o smartphone ou até mesmo com o cartão que conta com a mesma tecnologia.
Seguindo essa orientação, seu negócio estará indo para o caminho da reinvenção. Em tempos de crise, inovar e se reinventar são atitudes com poder de sobrevivência no mercado.
Neste momento delicado para o comércio varejista, nós, por meio do Cielo Movimenta, desenvolvemos iniciativas para ajudar o empreendedor brasileiro. Quando tiver um tempinho, vale a pena conferir todas as ações e parcerias.
Agora, que tal colocar a mão na massa?
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