Fundada em 1992 pela família Reinholz, na cidade de Domingos Martins (ES), a Martinense Pneus é uma empresa do ramo automotivo que atua na revenda e distribuição de pneus para diversos tipos de veículos.
Com quase três décadas de existência, a empresa teve início como uma pequena borracharia e, aos poucos, foi ampliando sua presença no mercado. Primeiro, veio a filial em Cariacica; depois, a filial de Marechal Floriano.
A Martinense Pneus também faz sucesso no ambiente digital, onde já é um dos maiores e-commerces de pneus do Brasil – e o maior do segmento em relação a motos de alta performance.
Além do foco na excelência dos serviços, a empresa traz como principal marca a busca pela inovação em seus processos e adoção de novas soluções para ampliar sua presença no segmento.
Por isso, nada melhor do que ter a Cielo como parceira. Afinal, também trazemos isso no nosso DNA.
Para inspirar outros empreendedores e em homenagem à Martinense Pneus na Semana do Cliente, fizemos essa matéria para falar mais sobre essa parceria de sucesso!
Adaptação aos novos tempos marcou ponto de virada
Em 2015, a crescente digitalização e ampliação do acesso à internet pelo celular impactou os negócios da Martinense Pneus negativamente.
Se antes disso, o comércio de pneus era mais restrito à presença dos clientes nas lojas, a partir daquele momento, o perfil de consumo neste segmento se transformou.
“O movimento das lojas começou a cair muito. Até então, o cliente pesquisava preços telefonando ou indo diretamente às lojas. Com acesso à internet, principalmente pelo celular, essa pesquisa começava a prevalecer no ambiente digital”, conta Francielly Cesário, Gestora de Marketing da Martinense Pneus.
A partir daí, Daniel Reinholz e Geovani Vellozo – respectivamente, Proprietário e Gerente de E-commerce da empresa – iniciaram o projeto de digitalização do negócio. O primeiro passo foi colocar produtos à venda numa plataforma de market place. Na sequência, veio o próprio site.
“Cerca de 90% dos nossos clientes, seja nas lojas físicas ou no site, são provenientes da busca online”, explica Francielly, dando dimensão da importância da digitalização nos negócios.
Mas, e a parceria com a Cielo? Francielly conta que, há muitos anos, nossa marca já estava presente nas maquininhas utilizadas nas lojas físicas da Martinense Pneus. Mas, foi em 2018, que a parceria se estreitou por causa da Black Friday.
“Com a Black Friday de 2018, precisávamos negociar algumas taxas para sermos mais competitivos nesse período. Foi aí que surgiu a oportunidade de integrar a Cielo online com o nosso e-commerce. Em vez de usar apenas as maquininhas nas lojas físicas, passamos a integrar a API da Cielo com a nossa plataforma. Dessa forma, a Cielo passou a ser nosso gateway de pagamento no site”, conta ela.
Francielly revela também que a integração gerou uma melhoria significativa na experiência dos clientes da empresa.
“Precisávamos de uma solução que tornasse possível ter um checkout transparente em nosso site e permitisse que o usuário permanecesse na página de pagamento sem precisar ser direcionado para uma nova guia. Isso evita desconfiança a respeito de possíveis golpes e é extremamente importante para os negócios em ambiente digital”, explica.
Após realizar essa integração e a implementação de outras melhorias nos processos internos e de atendimento ao cliente, a Martinense Pneus alcançou resultados incríveis, tendo um aumento de mais de 150% em relação ao faturamento obtido antes dessa parceria.
A partir daí, a empresa buscou também outras soluções que a Cielo oferece, como o pagamento via WhatsApp, PicPay e o Pix, por exemplo.
Para Francielly, ter a segurança de operar com outros métodos de pagamento a partir da própria máquina é muito importante para a operação física no varejo.
“Quando soubemos que a Cielo tinha essa integração para operar via maquininha, perdemos o medo de ter chargeback. Fazer essas operações pela máquina, com escaneamento de QR Code tornam a operação mais segura para o lojista”.
Como gestora de Marketing, ela destaca também o Cielo Farol, que fornece inteligência de dados, permitindo a tomada de decisões estratégicas mais assertivas para o negócio.
“O Farol é uma ferramenta muito importante para o lojista entender seu negócio a partir dos relatórios fornecidos. Isso permite avaliar esses dados e oferecer serviços mais adequados ao perfil do cliente”.
Segurança, solidez e tecnologia foram decisivos para a escolha da Cielo
Para Francielly, contar com a parceria de uma empresa sólida como a Cielo é essencial para o sucesso da Martinense Pneus.
“Nós escolhemos a Cielo entre várias empresas, levando em conta a pela estabilidade de mercado, os anos de sucesso no segmento e, principalmente, a tecnologia. A Cielo fornece tecnologia para várias empresas e startups tanto do mercado digital quanto físico. O comprometimento com o cliente também é muito importante, principalmente nas operações online”, finaliza.