Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como tornar uma empresa mais sustentável?

Publicado por Equipe Cielo

O ato de consumir vai muito além da compra. Sempre que compramos alguma coisa, geramos algum impacto – positivo ou negativo – no meio ambiente, na economia e na sociedade como um todo.

Cada ano que passa, mais gente está engajada nessas questões, formando uma nova geração de empreendedores interessados em como tornar uma empresa mais sustentável.

Você sabe exatamente o que é um negócio sustentável? Quer descobrir por que esse tema é importante para sua empresa – seja ela pequena, média ou grande?

Para responder essas perguntas e saber mais sobre como garantir a sustentabilidade dos negócios, é só continuar a leitura!

O que são negócios sustentáveis?

Negócio sustentável é aquele em que a preocupação com o meio ambiente, a rentabilidade e o compromisso social fazem parte do modelo empresarial e são tratados de forma integrada.

Dessa forma, todos esses assuntos devem estar em harmonia com a gestão do negócio como um todo, abrangendo o ciclo de vida do produto/serviço do início ao fim.

Ao contrário do que muita gente pensa, a sustentabilidade nos negócios não se restringe a grandes empresas. Todo empreendedor deve estar atento a essa questão, já que as empresas sustentáveis são uma aposta segura para quem deseja promover um impacto positivo na sociedade e, claro, ter sucesso no mercado.

Afinal, gerir seu negócio de forma ética e consciente também é um diferencial importante para lucrar, visando conquistar a preferência de um novo perfil de cliente. Um estudo recente indica que os brasileiros estão cada vez mais conscientes em relação ao consumo.

Como tornar uma empresa mais sustentável?

Pensar nos impactos e na responsabilidade do seu negócio é entender que sua empresa está inserida num contexto mais amplo do que, simplesmente, um determinado segmento de mercado.

Dessa forma, ter uma empresa sustentável é ter consciência que seu empreendimento faz parte de um contexto maior que envolve gerar efeitos positivos na sociedade, no ambiente, ter uma gestão mais ética e consciente, cumprir as leis etc.

A notícia boa é que há muitas maneiras simples de tornar seu negócio sustentável – e o que é melhor – lucrativo. Confira algumas delas abaixo!

1. Reduza o desperdício

Diminuir o desperdício e minimizar os impactos ambientais gerados pelo seu negócio é uma necessidade urgente de quem quer ter sucesso em como tornar uma empresa mais sustentável a médio e longo prazos.

Afinal, não faltam estudos que indicam que os padrões de produção e consumo atuais são insustentáveis e que é preciso rever processos visando o aumento da produtividade.

Isso inclui pensar em uma gestão correta do uso da matéria-prima e promoção de ações que gerem redução de perdas.

2. Fontes de energia limpa

Energia limpa é aquela que gera eletricidade a partir de fontes renováveis e que não causa impacto ao meio ambiente.

Existem várias opções de energias renováveis que podem ser adotadas por empresas como, por exemplo, a solar e a eólica (gerada pelos ventos).

Dessa forma, é importante você avaliar qual é a mais adequada para as necessidades do seu negócio.

3. Racione os gastos com água e energia elétrica

Por falar em energia, já parou para avaliar como você pode reduzir sua conta de luz? Ainda que novos meios de geração de energia precisem ser buscados, também é importante cuidar e preservar as fontes de eletricidade utilizadas atualmente.

Assim, tomar medidas simples como promover o racionamento de energia em horários de pico e usar lâmpadas de LED já são um bom começo.

Também é bom evitar a sobrecarga das tomadas ao conectar vários aparelhos ao mesmo tempo.

Uma das formas mais eficientes de como tornar uma empresa mais sustentável é rever em seus processos de produção o uso da água e instalar sensores para evitar o desperdício. Eduque também seus colaboradores para utilizar esse recurso de forma inteligente, por meio de avisos em copas e toaletes.

4. Incentive a reciclagem

Reutilizar materiais para novos usos é uma medida fundamental para evitar a sobrecarga de resíduos lançados no meio ambiente.

Além disso, pode ser uma alternativa interessante desenvolver parcerias com empresas de reciclagem para reaproveitar ou maximizar o uso de insumos da sua cadeia de produção.

Busque também novas práticas no seu negócio, tais como a gestão de resíduos, o descarte responsável de materiais químicos e eletrônicos e até a venda de produtos usados – o que não serve mais para sua empresa, pode ter utilidade para outras pessoas!

5. Implemente práticas de transporte sustentável

O transporte é uma das principais fontes de emissões de gases de efeito estufa. Os empreendedores interessados em como tornar uma empresa mais sustentável podem também reduzir sua emissão de carbono implementando novas práticas.

Isso inclui a promoção do uso de transporte público, incentivar os funcionários a compartilhar carros e a utilização de veículos elétricos ou híbridos.

Além disso, as empresas podem considerar a possibilidade de mudar a localização de suas operações para reduzir as emissões de transporte ou implementar programas de trabalho remoto para seus funcionários.

6. Receba os pagamentos por meios digitais

Você sabia que até mesmo o uso de máquinas de cartões de crédito pode te ajudar em como tornar uma empresa mais sustentável?

Ao receber seus pagamentos por meio de máquinas de cartão ou mesmo utilizando outros meios digitais, a sua empresa irá reduzir o consumo de papel, além do transporte de dinheiro em espécie, o que também aumenta a emissão de gases de efeito estufa.

As máquinas de cartão de crédito também são projetadas para serem eficientes em termos de energia. Elas consomem muito menos do que outros dispositivos eletrônicos, como computadores e impressoras.

Ideias de negócios sustentáveis

Agora pode ser que lendo esse texto você tenha percebido que há muitas oportunidades de negócios que também cercam a própria metodologia de como tornar uma empresa mais sustentável, não é mesmo?

Como por exemplo:

  • Oferecer serviços de instalação e manutenção de painéis solares, turbinas eólicas ou sistemas hidrelétricos;
  • Criar uma empresa de reciclagem para coletar resíduos recicláveis, processá-los e vendê-los para indústrias que os reutilizam na produção de novos produtos;
  • Criar linhas de produtos reutilizáveis como sacolas de compras, copos, talheres e canudos para ajudar as empresas a reduzirem o consumo de produtos descartáveis e a poluição causada por eles;
  • Prestar serviços de limpeza ecológica para empresas e residências para reduzir o impacto ambiental de produtos químicos.

Quem sabe você tenha descoberto uma nova atividade empresarial por aqui?

Tornar uma empresa mais sustentável é uma jornada contínua que exige comprometimento e esforço constante.

No entanto, as vantagens de se tornar mais sustentável são muitas, incluindo a redução de custos, a atração de clientes e investidores comprometidos com a causa e a contribuição para um planeta mais saudável.

Confira também o episódio do Cielo DigiCast com dicas para negócios sustentáveis

Além dessas dicas de como tornar uma empresa mais sustentável, preparamos um episódio do Cielo DigiCast recheado de insights para quem deseja ter um negócio com esse perfil.

No nosso podcast sobre Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, você pode ouvir o bate-papo do Daniel Poli, Head de Diversidade e Sustentabilidade da Cielo, com o Yurik Ostroski, Consultor de Inovação Social do Sense Lab.

Juntos, eles dão mais dicas para o desenvolvimento responsável dos negócios, considerando a gestão de impactos no meio ambiente e na sociedade. Ouça já!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288