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Dicas e Histórias de Sucesso

Como inserir a sua empresa no mercado digital e potencializar os números do seu caixa

Publicado por Equipe Cielo

Durante e após a pandemia, o ambiente digital pode fazer com que empresas contornem a crise e potencialize seus resultados no futuro

A pandemia do novo coronavírus, embora tenha trazido consequências negativas para a saúde pública e para a economia de todos os países, trouxe grandes aprendizados para empreendedores. O mais valioso deles é a necessidade de marcar presença no mercado digital para ter resultados financeiros melhores.
E como esses empreendedores colocaram essa ideia em prática? Exige um alto conhecimento de tecnologia para iniciar o processo? É muito caro?
Essas e outras perguntas serão respondidas neste conteúdo. Fique com a gente e veja como o digital pode ser crucial para as suas vendas.

Empresas digitais: elas sobrevivem à crise

Uma coisa é certa: independentemente de tempos de crise, investir em estratégias para o ambiente digital dão resultado para as empresas. Então, mergulhe de cabeça nessa ideia e, com o tempo, seu empreendimento colherá os frutos dessa sua visão estratégica.
Antes de pôr em prática, que tal dar uma olhadinha nas dicas que preparamos para você?

Estudo de concorrentes e mercado

Não tem saída. Se você quer fazer algo de novo, mesmo que já tenha uma certa experiência com negócios, você deve investir esforços para estudar essa sua nova jornada.
Empresas digitais de sucesso, muito antes de entrar no segmento, certamente fizeram um estudo detalhado dos concorrentes e do mercado como um todo. Você, mero mortal, deve seguir o mesmo caminho.
Para isso, identifique quais serão os prováveis concorrentes da sua empresa na web. Depois, analise cada passo deles no ambiente digital.
Qual a linguagem que eles adotam? Em quais canais eles estão presentes? Quais são os preços praticados? As respostas dessas perguntas lhe darão mais base para tomar as melhores decisões para o seu empreendimento.
Anote os pontos positivos e negativos de cada concorrente. Adapte as coisas boas para a sua empresa. Evite as más ações.
Não se esqueça: estude quais são as alternativas de fornecedores; o nível de profissionais que devem fazer parte da sua equipe; as regiões que mais dão lucro para o seu tipo comércio e todo tipo de informação de mercado que possa ajudá-lo a inserir sua empresa no mercado digital.
Isso é superimportante para o seu projeto.

Presença nas redes sociais

As redes sociais são canais que não podemos ignorar. Segundo relatório Digital in 2019, construído pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, 66% da população brasileira é usuária das redes sociais. São Mais de 140 milhões de usuários ativos! Ou seja, não podemos simplesmente fingir que não sabemos da realidade.
Se os consumidores estão nas redes sociais, também temos que estar lá, desde que realmente faça sentido para o nosso negócio.
A partir do momento que definir em quais redes você terá um perfil, passe a produzir conteúdos que engajem a sua audiência. Para evitar que suas publicações caiam no esquecimento do feed dos seguidores, tente diversificar os formatos de materiais.
O melhor de tudo: criar um perfil para a sua empresa nas redes sociais é totalmente gratuito.

Divulgação paga nas redes

Se você não investir em mídia paga, seus conteúdos ficarão restritos apenas aos seguidores da página. Ou seja, seu alcance poderá não ser tão grande quanto imaginava.
Para driblar essa situação, você pode investir em anúncios pagos nas redes sociais. Com isso, suas publicações atingirão um público maior e mais qualificado.
O que isso significa?
Que as suas campanhas serão mais assertivas, atingindo somente consumidores e usuários de redes sociais que possuem alguma chance de se relacionar com o seu negócio. Essas são as chamadas campanhas segmentadas para usuários com potencial de compra.
Muito bacana, não acha?

E-commerce

Dependendo do segmento do seu negócio, ter um e-commerce é necessário para atender as exigências do público-alvo. Aliás, esse é um mercado que conquista cada vez mais espaço no Brasil.
Segundo relatório NeoTrust 2ª edição, mesmo com a instabilidade econômica no país, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 22,7% em 2019, com valor médio de compra de R$ 420,40.
Se você pretende investir em uma plataforma de comércio eletrônico para a sua empresa, temos o E-commerce Cielo, solução presente em mais de 50% dos negócios online no Brasil.
Leia mais: Como montar uma loja virtual

 

Importância do WhatsApp

De acordo com a empresa de monitoramento App Annie, o WhatsApp foi o aplicativo mais usado no Brasil no ano de 2019. Isso por si só já nos mostra a importância das empresas construírem uma relação com os consumidores por meio do app de mensagens.
Essa opção de comunicação, obviamente, deve facilitar processo tanto para a empresa quanto para o consumidor. Então, se você não conseguir estabelecer um contato efetivo, essa ideia pode virar um problema.
Resumindo: o atendimento deve ser tão eficiente quanto o presencial. Você deve resolver os problemas dos clientes e tirar todas as dúvidas via mensagem de texto, áudio ou vídeo. Assim, seu negócio se beneficiará.

Meios de pagamento

Quando falamos de empresas digitais, também nos referimos àquelas que pensam no cliente até mesmo no momento em que ele vai pagar pela compra.
Em época de distanciamento e isolamento social, por exemplo, contar com uma alternativa que aceita cartões, mesmo sem uma máquina de cartão, é muito positivo para o empreendedor.
Por isso, a Cielo tem o Link de Pagamento, um produto de fácil manuseio. Basta ter o app Cielo ou acessar a área destinada ao nosso parceiro em nosso site.
Por meio desses canais, você vai acessar o pagamento por link, informar os dados da compra e compartilhar o link gerado com o consumidor via WhatsApp ou qualquer outra rede. Ele deve inserir os dados do cartão e finalizar a transação. Tão simples como qualquer compra online.
Em nosso canal no YouTube, temos um vídeo que explica todo o processo do Cielo Link de Pagamento. Confira quando tiver um tempinho.
Gostou das dicas para inserir a sua empresa no mundo digital? Essas são apenas algumas ideias, mas quando você entrar de vez nesse território, descobrirá inúmeras opções.
Não esqueça de vir nos contar como foi a experiência.

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