Mercado da Moda x covid-19: como transformar o momento atual em uma oportunidade
A economia como um todo sentiu os efeitos do fechamento de estabelecimentos em meio a quarentena, mas alguns setores foram afetados de forma mais intensa, caso do segmento de vestuário. Por sua estrutura intimamente relacionada à experiência de compra, bem como a caracterização do consumo de roupas como itens não essenciais, muitas inseguranças foram criadas em torno desse mercado.
Nesse contexto, o principal questionamento que surge é: as pequenas lojas de vestuário irão sobreviver à crise? E nossa resposta é: sim! Mais do que sobreviver, abre-se um leque de oportunidades de crescimento por meio da realização de vendas online, que tem um gigantesco alcance de clientes. Tudo isso com baixo custo, por meio da utilização de redes sociais e WhatsApp.
Para ajudá-lo, hoje vamos falar sobre esses canais de venda, e como usá-los de forma adequada para o seu negócio. E tem mais: vamos contar como o Cielo Link de Pagamento facilita a realização de pagamentos e oferece comodidade e segurança para você e seus clientes.
Instagram x WhatsApp
Antes de mais nada, uma coisa deve ficar clara: o uso de redes sociais deve ser adequado ao objetivo do seu negócio, ao perfil dos seus clientes e ao perfil de público da rede social em questão.
Quando pensamos em vendas online, é impossível não pensarmos em Instagram e WhatsApp. Mas como usar cada um deles?
Tenha em mente que para o segmento de moda existem aspectos essenciais relacionados à experiência do cliente no momento da compra. Eles envolvem desde o encantamento, baseado na vitrine de produtos, até o relacionamento, construído por meio de um bom atendimento. E para cada um desses pilares, existe um canal ideal. Confira abaixo!
Instagram como vitrine virtual
No segmento de vestuário, o encantamento de clientes se inicia numa boa apresentação dos produtos, e o Instagram surge como um canal ideal para esse fim.
Mais do que o compartilhamento de fotos, essa rede social permite que você acesse diversos recursos e tenha uma melhor gestão do seu negócio por meio da criação de um perfil comercial.
Outro ponto forte do Instagram é a possibilidade de divulgar informações básicas sobre o seu negócio por meio da bio, onde você pode compartilhar o nome da sua loja, ramo de atuação, seus diferenciais, telefones, outros canais de contato e localização.
Lembre-se: iniciar uma loja de roupas online oferece uma grande oportunidade para você alcançar novos clientes. Afinal, nessa modalidade você pode enviar seus produtos para outras regiões, não é mesmo?
Por fim, chegamos à importância desse canal enquanto vitrine de produtos. Por se tratar de uma rede social focada no compartilhamento de fotos, a divulgação de roupas e acessórios torna-se muito mais simples nessa ferramenta.
Vale lembrar que:
- É necessário compartilhar fotos de qualidade, com poucos elementos. Uma boa dica é compor looks em modelos reais, que oferecem uma visão melhor da modelagem das peças e ainda resultar na venda de mais de um produto. Aqui, vale chamar a irmã, a mãe, o tio, a tia, não precisa se preocupar com a contratação de modelos profissionais;
- Compartilhe fotos da sua loja física, deixando claro que ela existe e poderá ser visitada conforme o processo de retomada das atividades for evoluindo;
- Por fim, não se esqueça de produzir conteúdos que extrapolem a divulgação de produtos. O segmento de vestuário traz consigo uma gama de assuntos que podem ser explorados por meio de stories, lives e vídeos, e que podem atrair público para a sua página.
Mas atenção: fique sempre ativo nessa rede social, postando conteúdos regularmente, assim você fortalece a presença da sua marca junto aos clientes.
Relacionamento com clientes pelo WhatsApp
O Instagram é essencial para divulgação de produtos, mas não podemos esquecer que o bom atendimento constrói a base para um relacionamento duradouro. E para esse fim, o WhatsApp se apresenta como um grande aliado.
O processo de compra de roupas vem comumente acompanhado de dúvidas, que podem ser sobre modelagem e caimento ou até mesmo sobre a realização de futuras trocas em caso de necessidade. Os clientes se sentem muito mais seguros ao terem essa possibilidade de atendimento disponível.
O WhatsApp oferece todas as ferramentas básicas para interação à distância com clientes, permitindo inclusive a realização de chamadas de vídeo para melhor visualização dos produtos, criando uma rede de contatos que poderão ser acionados futuramente por meio de pesquisas de atendimento ou divulgação de novidades e oferecendo aos clientes a comodidade de acionar a loja a qualquer momento.
Mas não se esqueça: além da ferramenta, é essencial que você ofereça um atendimento atencioso, desde o momento da escolha do produto até o pós-venda, demonstrando interesse pela satisfação do seu cliente.
E como receber meus pagamentos?
Agora que você já aprendeu como utilizar as redes sociais para vender roupas de forma eficiente, temos o último passo e também o mais esperado: como receber seus pagamentos? Nós temos a solução ideal!
As vendas online exigem, além de facilidade e rapidez, todo o cuidado possível com a segurança do cliente e da loja. E com o Cielo Link de Pagamento, você tem tudo isso e muito mais!
O processo é feito de forma simples, com a geração de um link em poucos passos, que é enviado para o cliente inserir seus dados e efetuar o pagamento. Além disso, ele conta com parceiros de entrega, possibilitando a ampliação do seu campo de atuação e o alcance de seus clientes em qualquer lugar.
Demais, né? E o melhor, você não paga aluguel, nem taxa de adesão. Para saber mais, é só clicar aqui!
Curtiu esse conteúdo? Então não se esqueça: nossas dicas não param por aqui. Continue acompanhando, que em breve traremos outros conteúdos para você virar o jogo e vender muito mais!