Se você ainda tem dúvidas quanto a necessidade de marketing digital para pequenas empresas, temos um recado importante: o ambiente online é essencial para geração de novos negócios e pode ter um efeito no crescimento do seu empreendimento. Antes opcional, hoje o mundo virtual deve ser contemplado em um plano de divulgação.
As ações no estabelecimento físico são importantes? Claro que sim, mas, hoje, o que é tangível e o digital andam lado a lado, são indissociáveis e isso deve ser levado em consideração no momento em que uma estratégia de marketing estiver sendo construída.
Agora, vamos às práticas sobre como investir em marketing nas pequenas empresas que você não pode deixar de lado? Então leia esse texto até o final e não tenha mais dúvidas sobre como melhorar seu negócio.
- Veja também: Como aumentar as vendas no Instagram?
Dicas de marketing digital para pequenas empresas
Para iniciar a jornada online, antes de tudo, você deve conhecer muito bem o seu negócio e o setor em que está inserido.
Vale lembrar: o mercado digital é repleto de possibilidades e, desde que você tenha uma estratégia sólida, ele renderá bons frutos ao seu negócio. Confira as dicas de marketing para pequenos negócios que preparamos.
Presença digital
Se você precisa comprar um fone de ouvido, por exemplo, em que lugar faz a primeira consulta? Talvez a sua resposta tenha sido Google. Certamente, muitas pessoas fariam o mesmo.
E o que isso quer dizer? Os hábitos de consumo das pessoas mudaram e você deve levar isso em conta quando for fazer marketing digital para pequenas empresas.
Para sobreviver, o mercado precisa inovar e se adaptar à nova realidade do mundo digital.
Perfil dos consumidores
Para saber em quais canais online você deve marcar presença é necessário fazer um estudo completo dos clientes e do mercado.
Então nossa dica de marketing digital para pequenas empresas é: saiba onde os seus consumidores e concorrentes estão e marque presença nos mesmos lugares, desde que realmente faça sentido para o seu negócio.
Esteja nas redes sociais
Segundo o Data Reportal, lançado em 2023, só no Brasil são 113,5 milhões de usuários do Instagram e 109,1 milhões de usuários do Facebook. Isso sem falarmos das outras redes sociais. Temos certeza que alguns dos seus clientes ideais fazem parte desse grupo.
E o que isso significa? Uma grande oportunidade de criar uma comunicação com o seu público e inovar no marketing digital para pequenas empresas.
Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube… são dezenas de alternativas para falar com o seu cliente. Basta fazer um estudo e identificar qual o melhor canal para iniciar o plano de comunicação.
Anuncie nas redes sociais
Quando falamos sobre anúncios, muitos empreendedores de pequenos negócios se afastam, imaginando que precisam fazer grandes investimentos. Não é bem por aí. Independentemente do seu tamanho, é possível investir valores tímidos e ainda assim conseguir resultados positivos.
Anúncios, seja no Google ou nas redes sociais, são alternativas democráticas, adaptáveis a todo tipo de negócio e devem estar no plano de ação do marketing digital para pequenas empresas.
Sabe o que é mais legal em tudo isso? A possibilidade de construir segmentações que atinjam somente o público com potencial de compra e com pequenos investimentos diários.
Elas podem ser feitas com base na idade do público-alvo, gênero, interesses específicos, geolocalização e comportamento digital.
Atente-se às métricas
Para que anúncios e qualquer estratégia de marketing para pequenas empresas tenham bons desempenhos, você deve ficar atento às métricas. Com isso, usará dados para tomar decisões no futuro.
Quantas pessoas viram seu anúncio no Facebook? Das que viram, quantas clicaram? Das que clicaram, quantas fecharam uma compra? As respostas podem ser o guia para mudanças nos anúncios, por exemplo.
Além disso, conteúdos no blog atraem audiência, desde que seja feito um bom trabalho de SEO. Quantas pessoas entram no site? Qual o tempo de permanência nos textos? Saber responder essas questões é extremamente importante para entender a eficiência das estratégias.
O que é marketing de conteúdo?
Não tem como falarmos de marketing digital para pequenas empresas sem ter um tópico apenas sobre isso.
Como o próprio nome sugere, essa é uma forma de se aproximar dos potenciais clientes com a produção de materiais com alta relevância. Dependendo da complexidade do produto ofertado, o conteúdo será útil para a sua estratégia de marketing para pequenas empresas.
Com isso, você consegue nutrir toda a sua base de potenciais clientes com informações que serão essenciais para a tomada de decisão.
O marketing de conteúdo pode ser aplicado por meio de blogs, e-mail, redes sociais e também o encontramos em outros canais de comunicação. Usando essa ferramenta, você pode preparar um potencial comprador para uma compra futura.
Vamos a um exemplo dessa estratégia de marketing digital para pequenas empresas:
Imagina que esteja procurando um novo smartphone na web. De repente, você recebe um e-mail da loja que comprou seu último aparelho. Na mensagem, eles apresentam uma alternativa de celular e detalham todos os seus benefícios.
Não seria bem cômodo receber esse e-mail? Obviamente, ele não foi enviado para você do nada. A empresa, por notar seu comportamento digital com informações de lead tracking, disparou a mensagem.
Portanto, considere marketing de conteúdo uma ação importante até mesmo para um pequeno negócio.
E-mail marketing
Se você quer saber como investir em marketing nas pequenas empresas, precisa ficar atento a essa dica.
Toda comunicação que acontece via e-mail entre organização e consumidor é caracterizada como um e-mail marketing. Ele pode ser construído em HTML ou texto e conter promoções, apresentação de produtos, uma mensagem de boas-vindas. É possível também criar campanhas para clientes inativos, sazonais ou produzir conteúdos de interesse da audiência.
Segundo o estudo da Radicati Email, em 2020, o número de usuários de e-mails no mundo deve chegar a 3 bilhões. Ou seja, este é um canal que não pode ser ignorado em estratégias de marketing digital.
A pergunta que não quer calar: quem gosta de receber e-mail de empresas? Temos a resposta: desde que seja de interesse do destinatário, é uma estratégia de marketing válida. Caso contrário, o efeito será negativo.
Meios de pagamento
Ter uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas bem definida é muito importante para seu sucesso online. Mas para que os consumidores tenham uma experiência positiva com sua organização, é preciso pensar em todas as etapas, inclusive no momento de pagamento.
Conheça a solução de e-commerce da Cielo, que está presente em mais de 50% dos comércios eletrônicos do Brasil. Trata-se de uma ferramenta que ajuda muito no marketing para pequenos negócios porque oferece opções variadas para o seu consumidor poder pagar por produtos e serviços.
Outro produto que temos e que pode ser essencial nas vendas por meio das redes sociais é o Cielo link de pagamento. Com ele, de maneira muito prática e simples, o empreendedor pode aceitar cartões de crédito e débito mesmo sem ter uma maquininha.
É muito simples: entre no aplicativo ou site da Cielo e acesse a área do cliente. Na sequência, clique em “link de pagamento” e informe os dados da compra. Um link será gerado e deve ser compartilhado via rede social ou SMS com o cliente, que deve acessar e inserir os dados do cartão de compra.
Em nosso canal no YouTube, temos um vídeo que mostra o Cielo Link de Pagamento na prática. Assim que puder, confira.