Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Ideias de promoções e sorteio de Natal para clientes. Saiba como vender mais!

Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora entrega sorteio de Natal para cliente e ambas estão sorrindo.

Quando o fim de ano se aproxima, chega o momento de pensar em ideias inovadoras. Fazer um sorteio de Natal para clientes aliado a outras promoções é algo que pode dar bons resultados. Afinal, esta é uma data de alto movimento no comércio.

Para aproveitar bem o potencial natalino, é importante planejar bem para sair na frente da concorrência.

Por isso, leia este artigo até o fim para entender a importância desta época para os negócios e conferir algumas ideias também do que sortear no Natal.

Por que investir em promoções e sorteio de Natal para clientes?

Não faltam motivos para pensar em boas ideias de promoção de Natal. É importante ter uma estratégia bem definida no seu plano de negócio, colocando em prática suas ações com o passo a passo a seguir.

Se você tem alguma dúvida quanto a isso, continue a leitura e veja como é importante se planejar bem para o fim de ano.

Maior demanda por presentes

Quando chega a época do Natal, vários consumidores recorrem a lojas físicas e e-commerces para encontrar o presente ideal. Não pense que isso vale só para brinquedos.

No Natal de 2023, o Índice Cielo de Varejo Amplificado (ICVA) apontou alta de 1,1% nas vendas do varejo em relação à data em 2022.

Portanto, seja qual for o segmento do seu negócio, haverá mais pessoas interessadas em comprar o que você vende nesta época. Por isso, é uma boa ideia fazer sorteio de Natal para clientes a fim de tornar isso um chamariz ainda maior.

Mais dinheiro circulando na economia

O período também representa o momento em que os trabalhadores recebem seu 13º salário. Portanto, é um tempo em que os consumidores têm mais dinheiro para gastar e ainda precisam fazer suas compras para presentear seus entes queridos.

Junte a necessidade de presentear e o aumento do poder de compra e você tem um período com alto potencial de vendas.

Por outro lado, comerciantes dos mais diversos setores também procuram ter boas ideias de promoção para atrair esse público. Neste contexto, fazer um sorteio de Natal para clientes pode ser um diferencial que vai além do comum.

Sabendo disso, os consumidores vão procurar as melhores ofertas e o seu negócio precisa estar pronto para atrair esse público.

Possibilidade de melhorar seu ticket médio

Seja para empresas milionárias ou negócios modestos, com um investimento inicial de até R$ 5 mil, o Natal é uma chance de vender mais para cada cliente. Afinal, cada pessoa geralmente tem muitas outras para presentear. Com isso, é possível aumentar o ticket médio, ou seja, a média de valor que cada pedido rende à empresa.

Existem algumas formas de aproveitar essa tendência para faturar mais a cada venda realizada. Para conhecer algumas delas, confira as dicas abaixo.

Aumente suas vendas com estas ideias de promoções de Natal

Agora que você já entende a necessidade de um bom planejamento, chegou a hora de decidir quais serão suas ideias. Você pode fazer um sorteio de Natal para clientes, mas também deve inovar nas estratégias promocionais.

Kits especiais de presentes

Você pode reunir vários produtos que tenham funções complementares, formando conjuntos que podem ser ótimos presentes. Por exemplo: vender um barbeador junto com cremes e loções para a barba ou um kit esportivo com camiseta, calção e meias.

Coloque um preço mais atrativo para vender o combo de produtos, oferecendo um desconto em comparação com a compra dos itens avulsos e você poderá aumentar seu ticket médio.

Cupons de desconto para segunda compra

Depois de cada venda, dê um cupom exclusivo para a próxima compra como agradecimento ao cliente. Essa estratégia pode ser bastante útil para fidelizar os consumidores e fazer com que eles comprem mais com você.

Muitas pessoas terão o impulso de aproveitar a vantagem e presentear mais alguém com seus produtos. Aliado a ideia de sorteio de Natal para cliente, torna-se muito mais vantajoso optar pela sua loja do que pelo concorrente, não é?

Crie promoções relâmpago diárias

Um dos pontos importantes do relacionamento com o público é a captação de dados de contato. Em troca de alguma vantagem como um desconto ou um brinde, você pode pedir essas informações de quem já comprou ou de pessoas que sejam clientes em potencial.

Assim, é possível enviar promoções relâmpago exclusivas, válidas por apenas um dia. Essa estratégia é um dos gatilhos mentais mais eficientes para aumentar as vendas. A divulgação pode ser feita por e-mail, WhatsApp ou redes sociais.

Brindes exclusivos

Além da ideia de sorteio de Natal para clientes, uma das mais comuns na época é a distribuição de brindes. E nessa hora, vale a criatividade para se destacar diante do público.

Procure um “mimo” que remeta ao nicho da sua loja e faça sentido para seus clientes.

Por exemplo: uma loja de produtos naturais pode oferecer uma ecobag (sacola de compras reaproveitável); já uma papelaria, pode dar um bloquinho de notas.

E não deixe de imprimir sua marca no brinde para criar uma memória positiva do cliente em relação ao seu negócio.

Trabalhe com desconto progressivo e melhore o ticket médio

Na redução de preço progressiva, quanto mais itens o cliente comprar, maior será o desconto oferecido.

Por exemplo: 10% na compra de dois itens, 15% na compra de três e 20% na compra de quatro e daí por diante…

O desconto progressivo pode valer para quem compra um mesmo produto ou adquirir itens diferentes. Essa também é uma forma de aumentar seu ticket médio, pois induz o consumidor a levar mais itens para aproveitar a vantagem.

Ofereça um catálogo com sugestões de presente

Muitos consumidores podem ter dúvidas sobre o que dar de presente. Você pode ajudar, pois conhece bem seu público-alvo e sabe quais artigos têm mais potencial de vendas.

Aproveite esse conhecimento e crie um catálogo de sugestões.

Assim, você poderá atrair aqueles indecisos que precisam de uma ajudinha na escolha.

Bônus: ideias para sorteio de Natal

Como já mencionamos em alguns tópicos, se você quiser ir além das promoções, essa é uma alternativa para mobilizar os clientes. Se tem um comércio virtual, pode sortear um dos seus produtos ou um brinde por suas redes sociais. Já em lojas físicas, o sorteio pode ser presencial.

Vale lembrar que apenas pessoas jurídicas podem fazer o sorteio. Portanto, organize a promoção se o seu negócio tiver um CNPJ.

Além disso, é preciso ter autorização do Ministério da Fazenda para sortear itens com valor superior a R$ 1 mil. É claro que não precisa chegar perto desse valor, principalmente se você abriu seu negócio com pouco dinheiro.

Veja algumas ideias para sorteio de Natal:

  • produtos da sua loja;
  • vale-compras;
  • infoprodutos, como cursos online e e-books;
  • brindes, como camisetas, bonés e copos térmicos com a marca da loja estampada (você pode pesquisar muitas ideias para sorteios de brindes antecipadamente, visto que não é possível deixar para confeccioná-los de última hora).

Ao planejar seu Natal, estabeleça metas realistas e monitore os resultados

Ao longo deste artigo, listamos ideias de promoções e mostramos a importância de traçar uma estratégia para a data ao criar um sorteio de Natal para clientes. Se você seguir seu plano de negócios passo a passo, terá muito mais chances de ter os resultados esperados.

Essa disciplina é especialmente importante se você vende pela internet, pois o e-commerce requer bastante atenção com os envios e fretes para jamais atrasar uma entrega.

Na hora de estipular uma meta a ser cumprida, procure ser realista, sem deixar de mirar resultados satisfatórios.

Se você já passou por outros Natais, fica mais fácil, pois o histórico das vendas realizadas dá uma ideia do que deu certo e o que poderia melhorar para superar o desempenho anterior.

Se for o seu primeiro final de ano, a experiência é nova e certamente vai render mais conhecimento para o próximo.

Assim, fica fácil saber como agir diante de algumas dúvidas simples como:

  • tamanho do desconto a oferecer;
  • quais as melhores ideias para sorteios de brindes;
  • o repasse ou não da taxa da máquina de cartão ao cliente, e por aí vai.

Com a Cielo, você pode monitorar suas vendas direto pelo celular ou pelo computador usando o Cielo Gestão.

Assim, otimizamos o seu tempo para conferir se seu planejamento está surtindo efeito e identificar pontos a melhorar. Use este conhecimento para se preparar para a próxima data comemorativa a partir das inspirações em nossas ideias de sorteio de Natal para clientes.

Além disso, com o Cielo Farol, você pode obter diversas informações para ter uma visão completa do seu negócio como, por exemplo, saber o quanto está vendendo em relação a concorrentes do mesmo porte, setor e região do seu estabelecimento.

Matérias mais recentes

Entenda o que é Click to Pay e como ele traz mais rapidez e segurança para as compras online

O que é Click to Pay e como essa forma de pagamento pode facilitar as compras online? Saber a resposta…

Publicado por Equipe Cielo

Le Fille Boutique: loja de roupas usa Link de Pagamento Cielo para vender mais

A Le Fille Boutique é resultado da paixão da empresária Nathalia Brito por moda. Antes mesmo de ter seu próprio…

Publicado por Equipe Cielo

Nichos de mercado: o que são e como aproveitar oportunidade de negócios

Com tantas possibilidades no mercado para empreender, hoje podemos encontrar um cenário mais favorável para você investir o seu tempo…

Publicado por Equipe Cielo

Controle de pagamento: como gerenciar um negócio e evitar problemas

O controle de pagamento é uma prática essencial para manter a saúde financeira de qualquer empresa. Afinal, quem não controla…

Publicado por Equipe Cielo

Indicadores financeiros: como analisar e melhorar a saúde do negócio

Você sabe o que são indicadores financeiros e como utilizá-los a favor do seu negócio?  Essas métricas, que muitas vezes…

Publicado por Equipe Cielo

O que é RPA? Entenda o recibo de pagamento autônomo e sua importância

Muitas pessoas trabalham por conta própria no Brasil. Hoje o número de trabalhadores autônomos é de quase 30 milhões, segundo…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288