Desde muito cedo, Pedro Silva, um vendedor ambulante de semijoias, está por dentro do universo da moda. Não só ele, sua família está inserida nesse mercado há 30 anos e eles contam com uma carteira de clientes de causar inveja em grandes lojistas. Como é de se imaginar, esse sucesso foi construído com trabalho duro e muita dedicação.
Pedro, uma das estrelas da nossa campanha, está no segmento de semijoias há 10 anos. No início, ele teve muita dificuldade para fidelizar os clientes, mas com o tempo conseguiu superar esse desafio. Hoje, ele tem clientes que compram com ele há muito tempo.
“Existem muitas formas de comercializar os produtos, mas eu ainda acredito muito no atendimento personalizado. Vou até os meus clientes e dou toda assistência que eles precisam”, relata Pedro, que pensa muito bem na experiência dos consumidores.
Conquistando espaço
O setor de moda feminina, nas palavras do Pedro, ainda é muito promissor e esse é um dos motivos de sua família permanecer nesse mercado por tanto tempo. Além disso, trata-se de um segmento muito competitivo e que exige um empenho muito grande dos profissionais.
De uma coisa Pedro tem certeza: é preciso trabalhar duro! “Trabalhar dia sim e no outro também”, nas suas palavras. Assim se conquista espaço em um segmento que conta com empresas já consolidadas.
Estudo de mercado
Como sempre falamos aqui no blog da Cielo, realizar um estudo completo no mercado que deseja entrar é fundamental para qualquer negócio. Com isso, você saberá qual o melhor caminho para as suas ações.
Faça uma lista de todos os possíveis concorrentes e liste os aspectos positivos e negativos. A partir das suas anotações, adapte as melhores estratégias identificadas e evite as que você considera negativas.
Como lidar com a concorrência?
Depois de estudar o mercado e analisar detalhadamente os seus concorrentes, é preciso definir quais serão as estratégias adotadas para superá-los.
“No meu caso, eu respeito muito os concorrentes e procuro ajudar e ser amigo de todos, pois assim eu também serei respeitado e ajudado por eles. Com isso, todos ganham”, afirma Pedro.
Negócio que eleva a autoestima
Todo empreendedor tem uma motivação que lhe dá forças para levantar da cama e fazer seu negócio acontecer por mais um dia. Pedro, além de ter inspiração de sobra na própria família, diz que é muito gratificante satisfazer o cliente e elevar a autoestima das pessoas.
Para construir uma relação de confiança com os consumidores, ele diz que procura ter empatia, pois isso humaniza mais o atendimento e gera resultados positivos.
Pedro, com seus produtos, leva o brilho aos olhos dos seus clientes. E você, o que faz para oferecer uma experiência de compra incrível?