Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Gestão de custos: como cortar custos na empresa? | Blog Cielo

Publicado por Equipe Cielo

Prática garante eficiência financeira e melhora da capacidade de investimento

 
Você sabe dizer qual o custo para manter seu negócio funcionando? Muitos empreendedores têm dificuldade para responder a essa questão, que implica diretamente na sobrevivência de um estabelecimento. Fazer a gestão de custos, portanto, é a maneira mais eficaz de garantir o equilíbrio financeiro de sua empresa e, claro, reduzir gastos desnecessários.
 
Um dos principais benefícios da prática é saber exatamente o que e quanto vendeu, além de saber para onde foi o dinheiro conquistado durante o mês. Com base nessas informações, é possível planejar o mês seguinte, criar promoções para vender mais, estabelecer novos processos para controlar as despesas, aumentar a margem de lucro ou fazer investimentos.
 

O que é gestão custos?

A resposta parece óbvia, não é mesmo? Basicamente, controlar todos os gastos de sua empresa. Mas gestão de custos é, essencialmente, fazer um controle inteligente dos gastos da sua empresa. E, para isso, é necessário muita disciplina – e ferramentas que facilitem esse processo.
 
Abaixo, relacionamos os passos essenciais para fazer uma boa gestão de custos:
 

1) Entenda a diferença de custo e despesa

Embora pareçam a mesma coisa, custo e despesa precisam ser vistos de forma diferente. Os custos do seu estabelecimento se referem ao dinheiro investido, por exemplo, na compra de matéria-prima utilizada para confeccionar um produto. Também entra nesta conta a compra de estoque e a mão de obra. As despesas estão relacionadas aos gastos com a manutenção e a operação da loja, salários de funcionários, aluguel, telefone, água luz, entre outros.
 

2) Saiba quais são os custos fixos e os variáveis

Se você é dono de um negócio há algum tempo, já percebeu que os custos não são os mesmos todos os meses. Entre os custos fixos, deve-se listar pagamentos a fornecedores e folha de pagamento. Os custos variáveis estão relacionados ao fluxo de vendas ou prestação de serviços, como os impostos. Entender a diferença entre os dois é essencial para fazer uma melhor gestão e conseguir reduzir custos.
 

3) Registre todos os custos

Todos os seus gastos precisam ser registrados. Um controle de gastos eficiente exige essa disciplina. Se trabalha como vendedor de cachorro-quente, por exemplo, é importante que anote os gastos com o deslocamento de sua casa até o local onde atua. Ao registrar todos os gastos, é possível perceber quais deles possuem impacto na qualidade do produto ou no serviço prestado.
 

4) Adote ferramentas modernas de gestão

É até possível fazer o controle de despesa de sua empresa no papel ou em uma planilha de Excel, mas vai dar mais trabalho. Todo mês você precisará lançar os dados de sua empresa e vai perder um bom tempo com essa tarefa. Algumas ferramentas disponíveis no mercado simplificam essa atividade. A Cielo LIO, por exemplo, é uma solução de pagamento, mas também possibilita o uso de aplicativos de gestão. Um deles é o Negócio PRO. Gratuito, o app oferece um amplo leque de funcionalidades, como controle de estoque, fluxo de caixa, relatórios de vendas, de desempenho e contas a pagar e a receber. Tudo isso pode ser controlado na palma da mão, diretamente da Cielo LIO.
 

Como reduzir custos na empresa?

Agora que você já sabe como gerenciar custos e entendeu a necessidade de fazer isso de maneira automatizada, chegou o momento de fazer gestão dos custos e combater despesas desnecessárias. Confira os ingredientes de um negócio eficiente:
 

1) Confira o estoque com atenção

Comprar mais do precisa ou ter produtos com baixa rotatividade pode causar prejuízos. A melhor maneira de gerenciar seu estoque é fazer compras de acordo com as vendas. Aplicativos de gestão, como o Negócio Pro, dentro da Cielo LIO, gerenciam o estoque em tempo real, mostrando quais itens estão com maior saída e quais estão encalhados.
 

2) Contrate profissionais competentes

Lidar com os impostos é um dos principais desafios dos empreendedores. Um contador é o profissional indicado para auxiliar na tarefa. Um regime de tributação inadequado para o seu estabelecimento pode levar ao desperdício de dinheiro.
 

3) Atente-se aos mínimos detalhes

Copos plásticos, desperdício de luz elétrica, computadores ligados o tempo todo, impressões desnecessárias. São gastos pequenos, mas que, no fim, acabam custando muito para uma empresa. Conscientize sua equipe para uso racional de recursos.
 

4) Negocie com os fornecedores

Você já tem seus fornecedores de confiança, mas não há problema em voltar ao contrato para renegociar preços quando julgar necessário fazer ajustes. No entanto, é preciso ter cuidado. Trocar de fornecedor pode levar a uma redução de custos. Só que o ideal é que isso aconteça sem queda de qualidade no produto oferecido.
 

Matérias mais recentes

Cielo abre Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee exclusivo para PcDs

A Cielo está com inscrições abertas para seu primeiro Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee voltado exclusivamente a…

Publicado por Equipe Cielo

Com executiva da IBM, Garagem Talks promove bate-papo sobre a responsabilidade social das empresas tecnológicas

No dia 24/09, o Time Cielo participou de mais uma edição do Garagem Talks, nosso encontro quinzenal sobre tecnologia e…

Publicado por Equipe Cielo

Precisando investir mais na Black Friday? Contrate o Receba Rápido e tenha dinheiro na mão em até 2 dias!

Oficialmente, a Black Friday é só dia 26 de novembro, mas os preparativos já começaram. É hora de investir em…

Publicado por Equipe Cielo

Dia Nacional da Inovação: saiba mais sobre o Garagem, hub que faz da Cielo uma empresa cada vez mais inovadora!

Em 19 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Inovação. A data foi escolhida para relembrar o primeiro voo bem-sucedido…

Publicado por Equipe Cielo

ICVA aponta: vendas no varejo cresceram 0,6% em setembro

Este é o sexto mês seguido de alta, puxada pelos setores de Serviços.   O Índice Cielo do Varejo Ampliado…

Publicado por Equipe Cielo

Como vender mais oferecendo mais opções de pagamento

Para proporcionar uma ótima experiência de compra para seus clientes, é necessário considerar vários aspectos como: atendimento, suporte pós-vendas, qualidade…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288