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Dicas e Histórias de Sucesso

Fala, empreendedor: joalherias valem a pena?

Publicado por Equipe Cielo

Muitas joalherias começam com pequenas vendas porta a porta e crescem com a superação diária do empreendedor. Com a Rosália Nazareth Joias não foi diferente
 
Sejam joias, semijoias ou bijuterias, uma coisa é fato: os acessórios fazem e continuarão fazendo muito sucesso. Eles vêm se tornando indispensáveis na composição de looks e apresentam os mais variados designs, formatos e cores.
A variedade de matérias-primas disponíveis no mercado faz com que existam preços acessíveis para cada tipo de público. Nesse sentido, quem está pensando em empreender nesse segmento, precisa estar atento ao poder aquisitivo de seus potenciais clientes.
Mas calma: começar com produtos de menor valor agregado, não quer dizer que você precise trabalhar com eles para sempre. Estabeleça um planejamento, busque seus objetivos e foque nas oportunidades. Empreender é sinônimo de se superar diariamente.
E nada melhor do que conhecer algumas experiências para se motivar, não é mesmo? Por isso, batemos um papo com o Pedro, administrador da Rosália Nazareth Joias, joalheria tradicional em Lourdes, BH. Ele nos contou um pouco da história do negócio e como foi necessária muita determinação para chegar até aqui. Confira!

De terapeuta a design de joias

É comum escutarmos que a vida dá várias voltas. Foi assim com a Rosália. Ela se formou em terapia ocupacional em Belo Horizonte, mas nunca exerceu a profissão. Apaixonada pela moda, ela decidiu começar a trabalhar com a irmã, vendendo joias por meio de atendimentos presenciais.
Mas quando amamos o que fazemos não dá outra, os negócios decolam! A demanda aumentou e a Rosália decidiu abrir uma loja. Começou como uma pequena sala, no bairro de Lourdes, onde está localizada até hoje. Mas em menos de 10 anos, a estrutura mais do que triplicou e hoje conta com vários funcionários e parceiros.
O Pedro nos contou que um grande diferencial da marca está na produção e no design. As joias são feitas a mão, sendo a maioria de um design próprio da empresa. E o mais legal: com 30 anos trabalhando nesse mercado, a Rosália contribui muito com as escolhas. Dá para perceber como a experiência é importante, né?
Essa história é cheia de sucessos, mas também teve seus desafios. A Rosália precisou estabelecer objetivos, e eles foram a base para sua superação diária. Como muitos empreendedores, ela tinha grandes ambições profissionais e pessoais. Mais do que isso, ela sonhava em se destacar e ser uma empresária bem-sucedida.
Frente ao desafio de atuar no mercado de luxo, o planejamento foi essencial. Foi necessário conhecer o público, superar suas expectativas e encantar um cliente extremamente exigente.
Por falar em desafio, formalizar a empresa também não foi fácil. Quando falamos em estratégia de vendas, o empreendedor é sem dúvidas um especialista. Mas muitas vezes faltam informações sobre os processos burocráticos envolvidos na abertura de um estabelecimento.
Isso dificulta a estruturação dos negócios e oferece alguns obstáculos a serem transpostos. A Rosália contou com a ajuda do seu esposo, que era administrador e sempre esteve a seu lado para ajudar no desenvolvimento da empresa.
Mas sabemos que nem todo mundo tem essa facilidade. Nesse sentido, é necessário estar atento às páginas que oferecem materiais educativos para o público empreendedor. Por isso, não deixe de aproveitar a riqueza de conteúdos disponíveis nas páginas do Sebrae e da Comunidade Cielo Movimenta.
Além disso, faça como a Rosália e aproveite todas as oportunidades de se aperfeiçoar. No início da empresa, ela participou de um curso imersivo no universo de luxo, seu foco desde o início. A partir dele, conseguiu se posicionar melhor no mercado e projetar suas metas.
Lembre-se: o planejamento precisa estar alinhado ao conhecimento. Por isso, busque sempre se atualizar!

A pandemia chegou, e aí?

A Rosália Nazareth Joias trabalha, principalmente, com atendimentos presenciais a um público predominantemente feminino, entre 35 e 50 anos. A tradição estabelecida na região, combinada à fidelização de clientes, contribuiu para a estabilidade das vendas durante o isolamento.
Também foi necessário se adequar às transformações do varejo e atender as demandas dos clientes por novas tecnologias. Para isso, buscaram tecnologias de ponta e passaram a oferecer meios de pagamento digitais. E aqui entra o Cielo Super Link, contribuindo com as vendas!
O Pedro nos contou que, para muitos clientes, digitar seus dados no link inspira confiança no estabelecimento. É a certeza de que nenhum dado será armazenado, e o pagamento será efetuado com comodidade, da própria casa.
Afinal, num segmento que envolve preços mais elevados, a segurança das transações se torna ainda mais importante, não é?

Preciso aceitar cartão, e agora?

De alguns anos para cá, o uso de cartões de crédito, principalmente em compras de alto valor, vem se intensificando. Esse processo gerou uma demanda, da parte dos clientes, para que os mais diversos estabelecimentos começassem a aceitar cartão.
Com as joalherias não foi diferente. O Pedro nos contou que aceitar cartões se tornou indispensável e, por isso, buscaram conhecer as marcas disponíveis no mercado. A Cielo foi escolhida pelos benefícios que oferecia para o crescimento do negócio. E sabe qual foi o principal deles? A aceitação de muitos cartões!
E essa parceria só cresceu. Hoje, além de aceitar mais de 80 bandeiras nas maquininhas, a Rosália Nazareth Joias aceita pagamento digital via Super Link. Oferecer diversos canais de venda é muito importante para atender as demandas do público.

A pandemia passou…

E quando a pandemia passar, como será que vai ser? Para joalherias, o maior impacto está nos preços do ouro e do dólar, influenciando diretamente no valor do produto final. Esse aumento de preços deve perdurar por alguns meses após o fim da pandemia.
Mesmo assim, ele também nos traz uma visão positiva para esse segmento. Joias envolvem, muitas vezes, questões relacionadas à vaidade e auto estima, e isso não vai acabar. Dessa forma, mesmo que exista uma redução de consumo, ele tende a ser retomado com o tempo.
É necessário se adequar ao momento e buscar opções para continuar vendendo. Mas não se esqueça da determinação: desistir não é uma alternativa.

Dica de empreendedor

Nesse mercado tradicional, será que o Pedro tem dicas para quem está começando e quer seguir os passos da Rosália? A resposta é sim! Ele deu várias ideias que podem ajudar seu negócio a crescer!
Antes de mais nada, é necessário ter amor pelo que fazemos. A disposição para se superar e aceitar desafios só é possível quando a jornada que estamos trilhando é gratificante.
Mas essa paixão não é suficiente. É necessário se qualificar, buscar entender sobre o seu negócio e as boas práticas do segmento. Não precisa conhecer cada detalhe, mas saber a estrutura básica das atividades, processos, fornecedores e parceiros é essencial.
Tem mais: o planejamento não pode ficar de fora! Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Esteja disposto a enfrentar as barreiras de um mercado tradicional, oferecer confiabilidade e encantar clientes.
Quanta informação, não é mesmo? Deu para perceber que a superação está sempre presente na vida do empreendedor. Além disso, é necessário se planejar e traçar metas, bem como estratégias para atingi-las.
Por fim, esteja disposto a entrar num mercado correlato ao que você pretende atingir no futuro. Alguns segmentos, como o de joias, envolvem altos custos de matéria-prima. Mas que tal começar, por exemplo, com bijuterias? Você passa a conhecer o mercado e consegue traçar um plano para ir evoluindo!
E não se esqueça: conte com a Cielo para tudo o que precisar!


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